sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

MEDO DA JUSTIÇA CAUSA EXONERAÇÕES NO GOVERNO “TUDO PELO POVO”

MEDO DA JUSTIÇA CAUSA EXONERAÇÕES NO GOVERNO “TUDO PELO POVO”
É uma lástima Dioclécio!
A forma como a coisa pública vem sendo tratada na cidade de Alto Parnaíba MA, tem chamado atenção daqueles que deveriam ser os maiores beneficiados: O Povo.
Depois de ostentar com máquina pública em benefício próprio, usar e abusar de nepotismo, “estrangular” a folha de pagamento com contratos irregulares e desrespeitar a Lei de Acessibilidade e Transparência por três anos, “o chefão” do Governo Municipal, mais uma vez mostra que não governa para o povo, e apenas apresenta “resultados” para os seus aliados políticos.
O Governo Municipal nos primeiros dias de governo fechou um dos serviços que atendia a população que desejava acessar gratuitamente internet banda larga. O Telecentro Comunitário era uma parceria entre a prefeitura e o Ministério das Comunicações que conseguiu equipar uma sala com 11 computadores com internet, enquanto que a prefeitura entrou com o espaço físico e a mão de obra, oferecendo cursos de noções básicas de informática.
Imagem: Diário Oficial dos Municípios 
Este serviço que estava à disposição da comunidade foi fechado sem nenhuma explicação e no local onde ficava o telecentro nem os computadores existem mais.
O Telecentro Comunitário, que existia desde 2007, ainda no prédio da Escola Municipal Marly Sarney e em 2009 passou a funcionar em prédio próprio ao lado do Centro de Ensino Vitorino Freire, oferecia internet de graça à comunidade, não existe mais. O local agora está vazio. A Prefeitura como sempre não se manifesta sobre o assunto e nem comunicou sobre mudanças ou alterações dos serviços oferecidos pelo Telecentro.
Outra conquista perdida pela comunidade foi o “Migué” da internet na Praça Cel. Adolpho Lustosa que foi retirado pela atual gestão sem explicação poucos dias depois de ser instalado.
Por medo de uma ação de improbidade administrativa e nepotismo o chefe do executivo foi obrigado a exonerar parentes próximos do alto escalão governamental, inclusive o coordenador do telecentro que mesmo fechado a três anos só agora foi exonerado.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

ESCOLA ESTADUAL EM ALTO PARNAÍBA REALIZA AÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

ESCOLA ESTADUAL EM ALTO PARNAÍBA REALIZA AÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI
O mosquito transmite Dengue, Chikungunya e ZikaVírus!
Uma grande mobilização de conscientização foi realizada na tarde de hoje (20), em Alto Parnaíba Sul do Estado do Maranhão, para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e ZikaVírus.
A mobilização foi realizada pelos alunos, professores e gestão da única Escola da rede Estadual, o Centro de Ensino Vitorino Freire e contou com a participação de pessoas da Secretaria de Saúde Municipal.
A mobilização marca a semana nacional de combate ao Mosquito em todo o País. A ideia desta ação desenvolvida pela escola, foi falar dos perigos do mosquito e das formas de evitar a proliferação, formando multiplicadores e alimentando o interesse da população pelo tema. Boa parte dos mais de 300 alunos e ex alunos da unidade de ensino participaram da ação e se mostraram animados durante toda a caminhada na cidade.
Na passagem pelo bairro São José, D. Socorro aproveitou para conversar com um grupo de alunos e conosco, e se mostrou preocupada com o acumulo de lixo no Brejo Rapadura que fica próximo a sua residência. Ainda segundo ela, outra coisa que incomodar muito é o mal odor, próximo a ponte, causado por esgotos e lixo.
A mobilização teve início no Calçadão Vitória percorreu as principais ruas do centro, o bairro São José, Santa Cruz, Parte do Santo Antônio e terminou em frente ao Centro de Ensino Vitorino Freire.
Durante a caminhada cartazes alertavam para os riscos do mosquito, foram distribuídos panfletos e alguns alunos através de carro de som passaram informações importantes.

EM ALTO PARNAÍBA MUITAS FAMÍLIAS FALTAM RECEBER CARTÕES DO MAIS BOLSA FAMÍLIA

EM ALTO PARNAÍBA MUITAS FAMÍLIAS FALTAM RECEBER CARTÕES DO MAIS BOLSA FAMÍLIA
São mais 190 pessoas!
O Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) é um programa do Governo do Estado do Maranhão, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que consiste na complementação de renda às famílias maranhenses, com o objetivo de garantir às crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, condições mais adequadas de frequentar a escola.
Imagem: Reprodução
Anualmente, as famílias receberão o recurso, nos meses de janeiro, com a finalidade exclusiva da compra de materiais de uso escolar, garantindo também, a permanência dos alunos em sala de aula, reduzindo os índices de abandono e evasão escolar.
O cartão Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) consiste em um cartão de débito de uso exclusivo para compra de material escolar em um dos 4 estabelecimentos cadastrados em Alto Parnaíba - MA. Com ele, famílias que já são beneficiárias do programa federal Bolsa Família receberão crédito para poderem comprar materiais escolares para os filhos.
Até agora muitos cartões já foram distribuídos na cidade, porém a agência dos correios alertou hoje (20), que cerca de 190 pessoas, muitas do interior, ainda não buscaram seus cartões na agência. O alerta foi feito pelo radialista Carlos Biah, em seu programa “Comunidade em Ação” que vai ao ar nas manhãs de sábado pela Rádio Rio Taquara FM da cidade vizinha Santa Filomena – PI.
O cartão pode ser usado 72 horas após o desbloqueio, sendo que o saldo tem validade de 90 dias. O documento de registro deve ser guardado após a compra, para o acesso ao benefício nos próximos anos. Os beneficiários podem ligar para o atendimento pelo 0800-098-1656, de domingo a domingo, das 8h às 20h para desbloquear seu cartão.
O governador Flávio Dino determinou que fosse organizada essa força-tarefa em quase todo o Estado para dar celeridade à entrega dos cartões e para que as pessoas possam usufruir o benefício adquirindo o material escolar de suas crianças e jovens.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

GOVERNO PEDE ESFORÇO DA POPULAÇÃO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

GOVERNO PEDE ESFORÇO DA POPULAÇÃO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI
Denuncie pelo whatsapp caso perceba focos do mosquito!
Os governos Federal, Estadual e Municipal iniciaram uma ampla campanha contra o mosquito Aedes aegypti. Nessa fase é importante a participação de todos para combater o mosquito.
Imagem: Reprodução
A Secretaria de Estado da Saúde lançou um Plano Emergencial de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e ZikaVírus, que tem como objetivo a conjugação de esforços para a intensificação do controle vetorial nos 217 municípios, à exemplo do eixo da capacitação permanente, iniciando pela integração e articulação das atividades de campo pelos 15.800 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos 2.313 Agentes de Combate a Endemias (ACE) no Maranhão.
A população também pode denunciar possíveis focos de proliferação do mosquito do Aedes aegypti através dos números de whatsapp (98) 98411 2086 / 98411 7085, disponibilizados e gerenciados pela Secretaria de Saúde, para que haja ação imediata no local de agentes de saúde.
Em São Luís, neste sábado (13), o governador Flávio Dino e o ministro chefe da Casa-Civil, Jaques Wagner, visitaram a residência de moradores do Bairro São Francisco e participaram da checagem e orientação de como se prevenir e evitar a proliferação do mosquito.

Vamos nos prevenir e evitar a proliferação do mosquito!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CASOS DE MICROCEFALIA JÁ PREOCUPAM BALSAS

CASOS DE MICROCEFALIA JÁ PREOCUPAM BALSAS
Já foram notificados 150 casos de bebês com microcefalia!
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até esta quinta-feira (11), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), já foram notificados 150 casos de bebês com microcefalia em 59 municípios. Dos casos apresentados, 47 mães tiveram sintomas do Zika Vírus em algum período da gestação.
Imagem: Reprodução
Os casos ocorreram nos municípios de Açailândia (1), Aldeia Altas (1), Amarante do Maranhão (1), Apicum-Açu (4), Axixá (1), Barra do Corda (3), Bom Lugar (1), Balsas (3), Buriticupu (8), Buritinara (1), Campestre (2), Carolina (1), Caxias (1), Chapadinha (1), Codó (1), Coroatá (3), Cururupu (1), Davinópolis (1), Dom Pedro (2), Esperantinópolis (1), Fortuna (1), Governador Edson Lobão (1), Governador Nunes Freire (1), Grajaú (2), Humberto de Campos (1), Imperatriz (8), João Lisboa (1), Lajeado Novo (1), Lagoa Grande (1), Lima Campos (1), Loreto (2), Mata Roma (2), Miranda (1),  Paço do Lumiar (3), Paraibano (3), Pinheiro (1), Pedreiras (1), Pio XII (1), Presidente Dutra (2), Porto Franco (2), Presidente Vargas (1), Rosário (1), Santa Inês (4), Santa Rita (1), Santa Luzia (3), Santo Amaro (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São Francisco do Brejão (1), São João dos Patos (2), São José de Ribamar (5), São Luís (44), Senador La Roque (2), Timon (2), Timbira (1), Trizidela do Vale (2), Turiaçu (2), Urbano Santos (1) e Viana (1).
Dentre os casos apresentados, um óbito ocorreu em São José de Ribamar em 2015.

Fonte: SES

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CARNAVAL DE ALTO PARNAÍBA TERMINA COM SEGURANÇA

CARNAVAL DE ALTO PARNAÍBA TERMINA COM SEGURANÇA
A segurança pública foi uma das melhores!
A cidade de Alto Parnaíba, localizada no Extremo Sul do Estado do Maranhão, até alguns anos atrás teve um dos carnavais mais badalados da região.
Terça-Feira
Atualmente o evento tão tradicional vem passando por graves problemas de falta de organização e planejamento. A população local e os turistas que escolhem o município para aproveitar os dias de folia, já não mais vêm tanta graça encontrada outrora nos velhos blocos fundados no início dos anos 2000, como “Os Fastos”, que sobrevive a duras penas. Este ano os foliões se depararam com uma estrutura ineficiente e desorganizada, faltando até banheiros químicos, os brincantes na hora do sufoco usaram as calçadas, muros e até os jardins da Casa Paroquial e da Igreja Matriz, numa tamanha falta de respeito.
Bloco 'Os Fastos'
Lembramos que são duas secretarias só para organização de eventos na cidade, Cultura e Eventos.
O primeiro e segundo dia de carnaval foi marcado pela espera, ou seja, muitos foliões compareceram ao Calçadão Vitória em busca de atrações que animassem de verdade esse carnaval, no entanto a espera não deu em nada e o público começou a procurar locais que pudessem oferecer uma estrutura melhor e se evadiram inclusive boa parte do alto escalão da administração local.
Banda desce do palco após problemas no som
A organização vendo a praça quase vazia, e, sendo chamada até para levar água ao palco para os músicos, foi obrigada a chamar um “Santo forrozeiro” que em outras oportunidades havia salvado eventos desse governo, e dessa vez, nem mesmo ele salvou o dia. “Cá entre Nós”, nem mesmo as bandas locais que sempre “Vem com Tudo” e a tal atração de última hora salvaram o terceiro dia que era para ser de folia.
Na quarta e última noite de folia, uma das atrações mais esperadas, foi a pior decepção. A banda que logo no inicio mostrou a falta de empolgação levou ao palco várias meninas entre elas crianças, para brincadeiras que deixou muitos pais indignados, quando se pensava que a coisa poderia melhorar, ficou pior. Cantado ou mesmo “gritando” uma tal música “empinadinha” por 7 vezes, isso mesmo, 7 vezes, ou a tal da metralhadora que até perdemos a conta das vezes que foi executada, e eles, cheios de si mesmos, é como se dissessem “Tamu Junto” intercalando as músicas com ‘selfs’. Quando o vocalista e bailarinos tiraram a camisa e pediram que os homens que fossem homens fizessem o mesmo, a coisa desandou de vez.
Meninas no palco
O Carnaval, além da parte festiva é uma oportunidade que a cidade tem de movimentar a economia local, gerando empregos diretos e indiretos. Porém, não recebeu atenção necessária neste ano pela Prefeitura Municipal. E o que é mais triste, tentou–se banalizar o bom senso e a boa música, especialmente na última noite.
Felizmente a parte boa ficou por conta da Secretaria de Segurança Pública do Estado que disponibilizou uma equipe de plantão durante todo o período carnavalesco que objetivava resolver práticas de infrações penais de menor potencial ofensivo: furto, lesão corporal leve e embriaguez, o que nada houve para ser registrado durante esses quatros dias em Alto Parnaíba – MA.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE SERÁ LANÇADA HOJE EM ALTO PARNAÍBA

CAMPANHA DA FRATERNIDADE SERÁ LANÇADA HOJE EM ALTO PARNAÍBA
“Casa Comum, nossa responsabilidade”!
A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 será lançada, oficialmente, hoje 10 de fevereiro. O tema da Campanha é “Casa Comum, nossa responsabilidade”. O lema bíblico é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5.24)
CNBB/Divulgação
O objetivo chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, ou seja, do planeta Terra.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica é realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e assumida pelas igrejas-membro: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia. Além dessas igrejas, estão integradas à Campanha a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP).
Este ano, a CFE terá dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor – entidade da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.
A campanha será lançada oficialmente durante a missa das cinzas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, centro de Alto Parnaíba – MA.

Informações: Portal Kairos

QUARESMA INICIA HOJE COM MISSA DAS CINZAS EM ALTO PARNAÍBA

QUARESMA INICIA HOJE COM MISSA DAS CINZAS EM ALTO PARNAÍBA
Na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias!
Inicia hoje (10), em Alto Parnaíba – MA o tempo quaresmal, tempo de preparação para a Páscoa. É importante uma boa preparação desse período, para que se possa estar bem consigo mesmo e com o mundo a nossa volta, e assim, vivenciar verdadeiramente os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Missa na Matriz
Esse período inicia com a famosa Missa das Cinzas na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, na praça Cel. Adolpho Lustosa, centro da cidade e lembra um rito da igreja primitiva, onde as pessoas colocavam as cinzas na cabeça para receber o Sacramento da Reconciliação.
A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos quase 400 anos d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma impõe as cinzas no início deste tempo, para reforçar o sentido de arrependimento, de perdão.
A palavra cinza, que provém do latim “cinis”, representa o produto da combustão de algo pelo fogo. E desde muito cedo ganhou sentido simbólico de morte, mas também de humildade e penitência.
Vale lembrar, que qualquer pessoa pode receber as cinzas, inclusive as não católicas.

Por Raildson Rocha

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

TETEZINHO E CIA ANIMA FOLIÕES NA PENÚLTIMA NOITE DE CARNAVAL

TETEZINHO E CIA ANIMA FOLIÕES NA PENÚLTIMA NOITE DE CARNAVAL
Hoje ainda tem o sorteio de uma moto!
Com o Ginásio Municipal lotado de foliões, Tetezinho e Cia subiu ao palco para não deixar ninguém parado nesta penúltima noite de carnaval “Só Alegria” em Santa Filomena - PI.
Tetezinho e Cia fez um grande show animando e incendiando o carnaval que tem como organizadores a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal. A banda se transformou no "performático Tetezinho do Poder" com os sucessos mais tocados nos Paredões.
O pancadão animou a plateia que parecia não se importar como cansaço na madrugada desta segunda-feira para terça-feira. A folia termina hoje (09), com o sorteio de uma Moto Zero km e muita alegria com os sucessos da Banda Hit no Komando. O carnaval 2016 já deixa saudades nos foliões antes mesmo de terminar.

Por Raildson Rocha e Romullo Biah

NOMES DE POLÍTICOS E MILITARES SÃO RETIRADOS DE ESCOLAS

NOMES DE POLÍTICOS E MILITARES SÃO RETIRADOS DE ESCOLAS
Sarney, Murad, Castelo e Lobão são nomes comuns em prédios públicos!
No total, o ex-presidente do Senado perdeu sete homenagens em diferentes municípios maranhenses. Sarney não foi o único a perder as homenagens.
Sarney, Murad, Castelo e Lobão são nomes comuns em prédios públicos de escolas e outras áreas do Estado do Maranhão. Porém, essa realidade vai mudar.

Em 2015, ao assumir o governo, Flávio Dino (PCdoB) proibiu que o patrimônio estadual seja ‘batizado’ com nomes de pessoas vivas e também vetou que os bens públicos sejam nomeados em homenagem a pessoas responsabilizadas por violações aos Direitos Humanos durante o regime militar.
Esta foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo governador em 1º de janeiro do ano passado.
Um ano depois, Flávio Dino por meio do decreto 31.4690, assinado no dia 4 de janeiro e publicado no Diário Oficial do Estado de 14 de janeiro, trocou as denominações de 37 estabelecimentos da rede estadual de ensino que homenageavam pessoas vivas e deu a eles nomes de personalidades que já morreram - professores, religiosos, políticos (como os ex-deputados João Evangelista e Júlio Monteles) e até mesmo o cientista alemão Albert Einstein.
O campeão em perdas de homenagens foi o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), que exerceu também os cargos de governador do Maranhão, deputado federal, senador da República e presidente do Congresso Nacional - Sarney também é membro das academias de letras do Brasil (ABL) e do Maranhão (AML).
No total, o ex-presidente do Senado perdeu sete homenagens em diferentes municípios maranhenses. Sarney não foi o único a perder as homenagens.
Os ex-governadores Edison Lobão - atual senador e ex-ministro de Minas e Energia - (três), Roseana Sarney (três), João Alberto de Souza (duas) e João Castelo (uma) também tiveram seus nomes trocados, assim como a ex-secretária de Educação Leda Tajra (cinco), o ex-deputado federal e ex-proprietário da Rádio e TV Difusora Magno Bacelar, o ex-vice-presidente da República e ex-governador de Pernambuco Marco Maciel.
Além dos políticos, também perdeu a homenagem o poeta Ferreira Gullar, membro da Academia Brasileira de Letras.
Militares
Em março de 2015, Flávio Dino, alegando não haver motivos para se homenagear "ditadores", tirou os nomes dos ex-presidentes militares de vários estabelecimentos de ensino. Na oportunidade, os ex-presidentes Castelo Branco, Emílio Garrastazu Médici e Arthur Costa e Silva perderam as homenagens conferidas em dez escolas e cidades diferentes.
O governador justifica em seu decreto que promoveu as mudanças em obediência aos os incisos III e V do Art. 64 da Constituição Estadual. Segundo o governo, a medida também pretende regular algo que é constitucionalmente previsto e que deveria ser cumprido conforme a Lei Federal n.º 6.454, de 1977.

Fonte: Jornal "O Estado de S. Paulo" / UOL/Estadão via Blog de Gilberto Lima

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CARNAVAL EM SANTA FILOMENA É SUCESSO NA REGIÃO

CARNAVAL EM SANTA FILOMENA É SUCESSO NA REGIÃO
Alegria e diversão não falta!
A folia em Santa Filomena PI, teve início  na sexta-feira (05), com um grande arrastão do bloco Me Interna na Kuarta, e, desde então o Ginásio Municipal virou o poit da alegria.
No segundo dia, seguindo as inovações  deste carnaval 2016, os djs Estive Mix, Dablio, Dejota e Marcelo Soares fizeram a galera dançar com muita animação. Na mesma noite ainda teve muita seringueira com a banda bahiana Swing da Hit, sacudindo geral.
A multidão que tem ido ao Ginásio Municipal prestigiar o carnaval filomenense tem curtido e se contagiado com a alegria do carnaval 2016.
Neste domingo terceira noite de festa não foi diferente, os foliões dançaram muito ao som dos djs, e a galera foi ao delírio quando a banda Exótica subiu ao palco, com um repertório diversificado e atualizado a banda animou os foliões madrugada a dentro.
Nesta quarta e quinta noite de folia, alegria e diversão não faltarão, pois a Secretária de Educação na pessoa de Pedro Maia e a Prefeitura Municipal através do Prefeito Esdras Avelino vem disponibilizando uma ótima infraestrutura para que todos possam curtir com muita segurança e animação o Carnaval 2016.

Por Romullo Biah e Raildson Rocha

sábado, 6 de fevereiro de 2016

FALTA D’ÁGUA VIRA NEGÓCIO EM ALTO PARNAÍBA

FALTA D’ÁGUA VIRA NEGÓCIO EM ALTO PARNAÍBA
Por onde se anda na cidade a preocupação é a mesma, falta d'água!
Falta de água em Alto Parnaíba extremo Sul do Maranhão, completou 7 dias e até agora nada foi feito para sanar o sofrimento das pessoas.
Moradores precisam usar até carro de vizinhos para conseguir transportar água
Desde o dia 2 de janeiro a cidade ficou sem água nas torneiras sem o menor aviso prévio por parte da companhia responsável, o que pegou milhares de pessoas de surpresa. Uma simples nota da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA, responsável pela distribuição de água na cidade circulou após o ocorrido, onde informava apenas os bairros e que uma bomba teria tido problemas.
Os moradores de Alto Parnaíba, já não suportam tanto sofrimento, como bem lembrou pelas redes sociais Suzana Pereira de Oliveira, “tá insuportável essa falta de água não estou mas aguentado tenho duas idosas e criança aí já viu né não tá fácil pra ninguém” disse.
Fotos: Patricia Fonseca
O problema é gravíssimo e medidas enérgicas precisam ser tomadas pelo Ministério Público, pois só ele pode ajudar na resolução da situação. Além de causar sofrimento, essa falta d´água envergonhar a população e mostra a ineficiência do Governo Municipal que não mostra ações concretas para o povo. O Governo só disponibilizou um caminhão Pipa emprestado e um tanque puxado por um trator, que nem de longe ameniza a situação.
Por onde se anda na cidade a preocupação é a mesma, falta de água e muitos moradores tem relatado que alguns estão se aproveitado da situação para vender água, dependo do tamanho das vasilhas, o valor varia de R$ 20,00 a R$ 30,00. Isso é uma vergonha!
É triste ver o sofrimento da população e pouca coisa sendo feita! E a solução ainda nos parece distante!

Por Raildson Rocha

CRATERA COLOCA EM RISCO POPULARES NO SÃO JOSÉ

CRATERA COLOCA EM RISCO POPULARES NO SÃO JOSÉ
Caso não seja feita uma estrutura adequada a coisa pode ficar pior!
A maior obra do prefeito Itamar Vieira, que surpreendeu a todos com a façanha em abrir uma rua ligando o centro da cidade ao bairro Santa Clara / São José, a qual por ironia do destino deveria dá continuidade à Av. Governador “José Sarney”, só esse ano, já ficou intransitável em duas oportunidades.
Cratera
Com as chuvas intensas deste mês de janeiro, o Brejo Rapadura que une o bairro São José ao Centro de Alto Parnaíba - MA, recebeu um número considerável de águas, ocasionando um deslizamento de cascalho da referida avenida, e, abriu-se um enorme buraco na pista, interrompendo o trânsito na avenida desde o início da manhã de 28 de janeiro. Desde então nada foi feito no local, alguns defensores da administração, sem muita informação ainda tentaram ludibriar as pessoas falando que uma caçamba do PAC 2 que interditou a avenida no dia do rompimento, já estava era trabalhando pela melhoria da via. Até agora os moradores aguardam essas melhorias ali informadas.
Triste
Os moradores das ruas vizinhas que utilizavam constantemente a avenida, improvisaram uma passarela de tabas, mas as tabas foram retiradas e alguns postes de madeira foram afixados nas extremidades da cratera, e quem precisa da avenida terá que enfrentar as águas do brejo Rapadura, como uma senhora que fazia isso nesta tarde (06), ou usar outro caminho com maior distância.
O local está se tornando um perigo, pois várias pessoas ainda não sabem da cratera e podem cair causando um grave acidente. Os postes não evitam o trânsito de pessoas, pois até motos estavam passando pelas tabas. Resta aguardar para ver quais medidas serão tomadas pelo Governo Municipal.
A obra é uma verdadeira falta de planejamento, pois ali passa uma grande quantidade de águas pluviais e caso não seja feita uma estrutura adequada a coisa pode ficar pior.
Por Raildson Rocha 

COM NOVIDADES SERÃO 5 DIAS DE FOLIA EM SANTA FILOMENA PI

COM NOVIDADES SERÃO 5 DIAS DE FOLIA EM SANTA FILOMENA PI
Venha curtir!
Foto: Agência BPI
O Carnaval em Santa Filomena Sudoeste Piauiense, teve início nesta sexta-feira (05). A folia na cidade começou às 5h da tarde com um grande arrastão do bloco ‘Me Interna na Quarta’ passando pelas principais ruas da cidade, chegando até o Ginásio Municipal onde juntos com os demais blocos e toda a população foram recebidos pelo top dj Dabio que transformou o local em uma verdadeira boate.
Foto: Agência BPI
Com essas e outras inovações, a Prefeitura Municipal vem realizando um dos melhores carnavais de 2016 da região. Ainda na noite de ontem, a população contou com o talento de Zé Agostinho e Banda para  encerrar com chave de ouro  essa primeira noite do carnaval 2016 em Santa Filomena - PI. 
O Carnaval "Só Alegria" 2016 é uma organização da Secretaria de Educação (na pessoa de Pedro Maia) e da Prefeitura Municipal (Prefeito Esdras Avelino).  Venha curtir conosco o melhor do Carnaval que só termina na terça-feira dia 09 de fevereiro de 2016!

Por Romullo Biah / Raildson Rocha

GOVERNO FAZ LEVANTAMENTO DAS CONDIÇÕES DA MA-006 ENTRE BALSAS A ALTO PARNAÍBA

GOVERNO FAZ LEVANTAMENTO DAS CONDIÇÕES DA MA-006 ENTRE BALSAS A ALTO PARNAÍBA
Cerca de 70% da produção agrícola do Sul passa pela MA!
MA 006 / Foto: Carlos Biah /Agência BPI
A equipe técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) esteve, na quinta-feira (4), na MA-006 no trecho entre Balsas a Alto Parnaíba. O objetivo é fazer um levantamento das condições da rodovia para iniciar ações emergenciais e garantir a trafegabilidade durante o período chuvoso. Entre as iniciativas da Sinfra, estão a mobilização de equipes de patrulhamento e manutenção dos mais de 200 km que interligam as cidades. As ações devem iniciar nos próximos 15 dias.
Desde 1991, quando a estrada foi entregue, não há serviços de restauração e conservação da via, o que resultou na deterioração de mais de 50% do pavimento. Em grande parte, o asfalto nem existe mais. A MA-006 é uma das mais extensas do estado. Por ela é feito o escoamento de cerca de 70% da produção agrícola do Sul do Maranhão para as demais regiões do país. “A estrada gera divisas e toda a produção e insumos passam por aqui. Essa ação emergencial que o Governo vai adotar é de suma importância. Usamos essa rodovia todos os dias”, disse o agricultor, Cláudio Brunetta.
MA 006 / Foto: Carlos Biah /Agência BPI
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, as intervenções emergenciais para garantir o tráfego na rodovia serão realizadas levando em conta os produtores da região. “Por ser uma área de grande produção agrícola, nós temos conversado com o secretário de Agricultura e Pesca, Márcio Honaiser para fazer esta conexão neste momento de escassez de recursos para darmos as mãos garantindo o direito de ir e vir das pessoas com um esforço conjunto”, disse Clayton Noleto.
Outros trechos que recebem a intervenção do Governo do Estado são os  55 km entre Balsas a Fortaleza dos Nogueiras e 127 km de Formosa da Serra Negra a Grajaú. “Estava intransitável. Em dias de chuva é um atoleiro só. Agora com esse melhoramento, a gente pelo menos vai poder passar”, conta o pecuarista, Pedro Zamignan.
Fonte: Sinfra 

ZIKA VÍRUS E MICROCEFALIA O QUE FAZER?

ZIKA VÍRUS E MICROCEFALIA O QUE FAZER?
Prevenção/ Proteção/ Informação/ Cuidados!
Imagem: Reprodução
O QUE É O ZIKA?
O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.
Observe o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus Zika e busque um serviço de saúde para atendimento, caso necessário.
COMO É TRANSMITIDA?
O principal modo de transmissão descrito do vírus é pela picada do Aedes aegypti. Outras possíveis formas de transmissão do vírus Zika precisam ser avaliadas com mais profundidade, com base em estudos científicos. Não há evidências de transmissão do vírus Zika por meio do leito materno, assim como por urina, saliva e sêmen. Conforme estudos aplicados na Polinésia Francesa, não foi identificada a replicação do vírus em amostras do leite, assim como a doença não pode ser classificada como sexualmente transmissível. Também não há descrição de transmissão por saliva.
QUAL O TRATAMENTO?
Não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus Zika. Também não há vacina contra o vírus. O tratamento recomendado para os casos sintomáticos é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados.
Não se recomenda o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e outros anti-inflamatórios, em função do risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por outros flavivírus. Os casos suspeitos devem ser tratados como dengue, devido à sua maior frequência e gravidade conhecida.
CUIDADOS PARA A GESTANTE
Prevenção/Proteção
› Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
› Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
Cuidados
› Busque uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o pré-natal assim que descobrir a gravidez e compareça às consultas regularmente.
› Vá às consultas às consultas uma vez por mês até a 28ª semana de gravidez; a cada quinze dias entre a 28ª e a 36ª semana; e semanalmente do início da 36ª semana até o nascimento do bebê.
› Tome todas as vacinas indicadas para gestantes.
› Em caso de febre ou dor, procure um serviço de saúde. Não tome qualquer medicamento por conta própria.
Informação
› Se tiver dúvida, fale com o seu médico ou com um profissional de saúde.
› Relate ao seu médico qualquer sintoma ou medicamento usado durante a gestação.
› Leve sempre consigo a Caderneta da Gestante, pois nela consta todo seu histórico de gestação.
O VÍRUS ZIKA PODE SER TRANSMITIDO POR RELAÇÃO SEXUAL?
Os estudos sobre possíveis formas de transmissão do vírus Zika precisam ser avaliados com mais profundidade. Essas análises devem vir acompanhadas de trabalhos científicos para que o Ministério da Saúde possa passar à população orientações seguras sobre a transmissão do vírus. O Ministério da Saúde vem acompanhando a situação do vírus Zika no mundo, por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) e outros organismos internacionais.
Para mais informações sobre Zika Vírus e Microcefalia DISQUE OUVIDORIA DO SUS PELO FONE 136.

fonte: saude.gov.br

OS PERIGOS DA FEBRE CHIKUNGUNYA

OS PERIGOS DA FEBRE CHIKUNGUNYA
Saiba como se prevenir!
O QUE É O CHIKUNGUNYA?
Imagem: Reprodução
A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.
COMO É FEITO O TRATAMENTO?
Não existe vacina ou tratamento específico para Chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (antiinflamatórios). Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomendase repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.
COMO PREVENIR?
Assim como a dengue, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança. Quando há notificação de caso suspeito, as Secretarias Municipais de Saúde devem adotar ações de eliminação de focos do mosquito nas áreas próximas à residência e ao local de atendimento dos pacientes.
Para mais informações sobre Zika Vírus e Microcefalia DISQUE OUVIDORIA DO SUS PELO FONE 136.

fonte: saude.gov.br

O QUE É E COMO SE PREVENIR DA DENGUE

O QUE É E COMO SE PREVENIR DA DENGUE
Quais são os sintomas da dengue?
Imagem: Reprodução
O QUE É A DENGUE?
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.
COMO A DENGUE PODE SER TRANSMITIDA?
A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão de sangue.  Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?
A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.
QUAL O TRATAMENTO PARA DENGUE?
Não existe tratamento específico para dengue. O tratamento é feito para aliviar os sintomas Quando aparecer os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Importante não tomar medicamentos por conta própria.
COMO PREVENIR?
Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).
COMO DENUNCIAR OS FOCOS DO MOSQUITO?
As ações de controle da dengue ocorrem, principalmente, na esfera municipal. Quando o foco do mosquito é detectado, e não pode ser eliminado pelos moradores de um determinado local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada.
Para mais informações sobre Zika Vírus e Microcefalia DISQUE OUVIDORIA DO SUS PELO FONE 136.

fonte: saude.gov.br