sábado, 3 de abril de 2021

5 ANOS SEM A GRANDE MATRIARCA DA EDUCAÇÃO DE SANTA FILOMENA PI

 5 ANOS SEM A GRANDE MATRIARCA DA EDUCAÇÃO DE SANTA FILOMENA PI

No final da tarde de 03 de abril de 2016, dezenas de fiéis participaram das últimas homenagens à Madre Elizabeth, falecida naquela madrugada na cidade de Santa Filomena, sudoeste do Piaui.

Naquele dia, a Missa de Corpo Presente foi celebrada pelo Pe. Alex Lafuente da Paroquia Nossa Senhora das Vitórias - Alto Parnaíba MA e o corpo da freira  foi sepultado em uma urna no palco do Educandário São José, Escola fundada por ela em 1968.
Elizabeth Helene Barbara Weismantel nasceu em Colônia, na Alemanha, no dia 02 de agosto de 1922.

“Aos 28 anos atendeu ao chamado de Deus e ingressou na Congregação das Irmãs do Divino Coração de Jesus. Através da leitura, Madre Elizabeth começou a admirar e a amar o Brasil, que mais tarde viria a ser sua Pátria adotiva e amada, como se a vida estivesse planejada. Como ela mesmo escreveu: “ E assim fomos para o Brasil e chegamos no dia 10 de dezembro de 1964 em Santa Filomena. Encontrei tudo que esperava: a bela natureza, os filomenenses ainda mais agradáveis, cheios de vida, hospitaleiros, engenhosos, graciosos, os filomenenses que hoje devo muita gratidão” (Madre Elizabeth).

Madre Elizabeth era muito querida, o blogueiro/ Jornalista José Bonifácio, no ano de 2011, escreveu uma matéria e ressaltou a importância dela para a educação de Santa Filomena “[...] podemos afirmar que é pública e notória a importância que a Madre Elizabeth exerce em Santa Filomena, ao longo desses 47 anos, sobretudo na área educacional, construindo fundamentos filosóficos e didáticos. Portanto, queremos lhe agradecer e louvar a Deus, porque a colocou em nosso meio”.

Para o Professor e Jornalista José ‘Overbeck’ Dourado, a madre era “[...] a mulher inesquecível” e na ocasião do sétimo dia, ele escreveu “A manhã deste último sábado, 09, não pode ser considerada de tristeza, e sim de saudades daquela que fez tanta coisa na área da educação em Santa Filomena, que podemos até considerá-la como muito mais que certos gestores da esfera política, diante do que ela já fez para educar a cidade de Santa Filomena - a Madre Elisabeth Weismantel - onde sua celebração do Sétimo Dia foi regada de muita emoção e homenagens singelas”.

O comerciante Paulo Nogueira, teceu comentários em referencia  a morte da Madre Elizabeth, naquele dia 03 de abril de 2016, “As vezes pensamos... nossos heróis são dotados de super poderes, eles não morrem, mas a vida real é diferente. Minha heroína e da maioria dos filomenenses, faleceu! Deus a receba na sua infinita glória!”

O jovem Joel Ronald Machado Rosa, ex-aluno do Educandário São José disse em sua rede social naquela época “[...] Obrigado Madre por sua impagável contribuição na minha formação educacional e humana. A convicção de seu acolhimento no Reino dos Céus, pelo Sapientíssimo, conforta parcialmente a dor de sua perda!”.

Após 5 anos de sua partida, a madre ainda é lembrada com  saudades por muitos filomenenses, alto-parnaibanos e outros que sempre agradeceram o trabalho deixado por ela nesta cidade. Descase em paz Madre Elisabeth Weismantel!

 

Informações e imagens dos blogs: Carlos Biah, José Overbeck, José Bonifácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!