sábado, 30 de dezembro de 2017

EXPEDIÇÃO DA CODEVASF NO PARNAÍBA TEVE INÍCIO EM ALTO PARNAÍBA (MA)

EXPEDIÇÃO DA CODEVASF NO PARNAÍBA TEVE INÍCIO EM ALTO PARNAÍBA (MA)
No primeiro dia da expedição técnica organizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) à região do Vale do Rio Parnaíba, técnicos e gestores da Companhia percorreram trecho do rio no município maranhense de Alto Parnaíba e participaram de reuniões técnicas com prefeitos municipais e autoridades.
Acompanharam as atividades realizadas nessa segunda-feira (11), o presidente da Codevasf, Avelino Neiva, o superintendente regional da Companhia no Maranhão, Jones Braga, os representantes do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace) Calvin Creech e Adriel McConnell, o deputado federal pelo Maranhão Juscelino Filho, e técnicos e assessores da Codevasf.
No mesmo dia, o grupo assistiu a uma apresentação sobre os estudos de viabilidade técnica e ambiental e o projeto básico da hidrovia do Parnaíba realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A apresentação foi conduzida por Ocelo Rocha, analista da Codevasf no Piauí.
Os estudos contemplam dados da região da hidrovia, que tem extensão total de 1.401 km, e incluem levantamentos sobre elementos como portos, cargas e estruturas físicas existentes. Os documentos foram elaborados com o objetivo de nortear ações de dragagem, derrocamento, sinalização e balizamento para implantação da hidrovia do Parnaíba, para transporte de cargas e passageiros.
A agenda também contou com a participação dos prefeitos de Alto Parnaíba (MA), Rubens Ogasawara, de Santa Filomena (PI), Carlos Augusto Braga, de Uruçuí (PI), Francisco Vagner, de Tasso Fragoso (MA), Roberth Cleydson Coelho, de Balsas (MA), Erik Augusto Silva, e de Nova Iorque (MA), Mayra Guimarães.
O presidente da Codevasf frisou na ocasião a importância de ações de revitalização para o projeto de retomada da navegação do rio. “O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental está aqui pronto, feito, iniciado em 2012 e concluído em 2014. Resta a nós, lutarmos para que isso se torne uma realidade”, disse Avelino Neiva. “Se tivermos o apoio político dos deputados federais do Piauí e do Maranhão, nós vamos construir a navegação deste rio com inteligência, com presteza, para que esta região se torne a mais importante do nosso Brasil”, acrescentou.
Avelino Neiva também destacou a necessidade de união de esforços para a conclusão de obras de esgotamento sanitário no Maranhão. “Vamos levantar cidade por cidade do Maranhão que tem problema de esgotamento sanitário, cada uma com seu respectivo orçamento, para que possamos juntos decidirmos como podemos concluir definitivamente os projetos de esgotamento sanitário na calha do rio Parnaíba”, disse.
“Essa expedição é o ponto inicial para outros projetos, outras ações da Codevasf, que é uma empresa pública federal que já possui ações aqui nessa cidade – sistema de esgotamento sanitário –, e que vai ter outras ações”, afirmou o superintendente Jones Braga durante o encontro em Alto Parnaíba.
Expedição
O objetivo da expedição organizada pela Codevasf é levantar informações para a retomada de um estudo da região com vistas à realização de futuros projetos voltados à promoção da navegabilidade do Parnaíba, com o intuito de facilitar o escoamento da produção do Sul do estado até Teresina (PI) e Timon (MA). Até sexta-feira (15), os integrantes da expedição percorrerão o rio passando pelos municípios de Alto Parnaíba (MA), Ribeiro Gonçalves (PI), Uruçuí (PI), Guadalupe (PI), Floriano (PI) e Teresina (PI) / Timon (MA).
Ao longo do percurso a comitiva se reunirá com prefeitos e autoridades locais, e técnicos realizarão medições e registro de imagens. Na sexta-feira, em Teresina, haverá diálogo sobre temas associados à expedição no auditório da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, com a participação de técnicos, gestores da Companhia e autoridades.

Fonte: Codevasf

APÓS PARTIR DE ALTO PARNAÍBA MA, CODEVASF CONCLUI EXPEDIÇÃO TÉCNICA NO RIO PARNAÍBA

APÓS PARTIR DE ALTO PARNAÍBA MA, CODEVASF CONCLUI EXPEDIÇÃO TÉCNICA NO RIO PARNAÍBA
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu nesta sexta-feira (15), em Teresina, a expedição técnica no rio Parnaíba. O objetivo foi coletar dados e informações para realizar os estudos de retomada de navegabilidade do rio, com o intuito de facilitar o escoamento da produção do sul do Piauí até Teresina e Timon (MA). A expedição foi liderada pelo presidente da Codevasf, Avelino Neiva, acompanhado do diretor da Área de Revitalização, Inaldo Guerra, com a participação de representantes do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace, sigla em inglês), Calvin Creech e Adriel McConnell, além de parlamentares, técnicos e assessores da Companhia.
"Nessa expedição contamos com a experiência do corpo de engenharia do exército dos Estados Unidos, que já realizou ações desta natureza no rio São Francisco e ainda mantém contrato de consultoria técnica com a Codevasf. Já realizamos trabalhos no São Francisco e agora iremos expandi-lo para a bacia do Rio Parnaíba. Ficamos satisfeitos com os resultados e com os diagnósticos iniciais apresentados ao longo dessa grandiosa Expedição e, além disso, pudemos confirmar que o Rio Parnaíba é navegável sim", disse Avelino Neiva.
A bacia do rio Parnaíba é a segunda mais importante do Nordeste em termos hidrológicos e contribui para o desenvolvimento econômico dos estados onde está inserida: Piauí, Maranhão e Ceará. Atenta a importância da região, a Codevasf desenvolve ações integradas e permanentes para fomentar o uso sustentável dos recursos naturais da bacia a fim de promover a revitalização e o aproveitamento do potencial econômico do rio, como a navegabilidade.
"A iniciativa da expedição foi de suma importância para avaliar a viabilidade da navegação no Parnaíba. O estudo que será feito pela equipe do Usace vai indicar justamente se a navegabilidade é viável e quais os investimentos necessários", avaliou o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Fábio Miranda. "O apoio político é essencial para a garantia dos investimentos de uma obra de tal porte. Como se trata de uma intervenção que beneficia diretamente dois estados (Maranhão e Piauí) o esforço conjunto das bancadas é vital para o sucesso do projeto", acrescentou.
Navegar é preciso
O roteiro da expedição no rio Parnaíba teve início na segunda-feira (11). No percurso, que combinou sobrevoos de helicóptero e viagens de barco, os técnicos realizaram medições e registro de imagens ao longo da calha do rio nos municípios de Alto Parnaíba e Timon, no Maranhão, e Santa Filomena, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Guadalupe, Floriano e Teresina, no Piauí. Além disso, a comitiva da Codevasf reuniu-se com prefeitos e autoridades locais para apresentar e discutir ações na região.
"Aprendemos muito sobre a região. Vimos que a produção de grãos nessa área é imensa, e vimos também as oportunidades de navegação no Parnaíba para apoiar o setor de agricultura. O rio Parnaíba vai ser importante para os projetos que estamos imaginando. O rio tem muita viabilidade para o transporte e para diminuir os custos relacionados à agricultura", afirmou o engenheiro do Usace Calvin Creech.
Em Alto Parnaíba, no primeiro dia da viagem, o analista da Codevasf Ocelo Rocha destacou os estudos de viabilidade técnica e ambiental e o projeto básico da hidrovia do Parnaíba, realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os estudos do Dnit contemplam dados da hidrovia, pesquisa de cargas e levantamento de portos e estruturas físicas existentes, entre outros aspectos. O objetivo é nortear as ações de dragagem, derrocamento, sinalização e balizamento para implantação da hidrovia.
"O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental está pronto. Resta a nós lutarmos para que isso se torne uma realidade. Se tivermos o apoio político dos deputados federais do Piauí e do Maranhão, nós vamos construir a navegação deste rio com inteligência, com presteza, para que a região se torne a mais importante do nosso Brasil", destacou o presidente da Codevasf, Avelino Neiva.
A comitiva também conferiu áreas com plantios de grãos entre os municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeira, no segundo dia da expedição. Na passagem por Uruçuí, no terceiro dia, Avelino Neiva anunciou a retomada de obras de esgotamento sanitário no município. A ação conta com investimentos de cerca de R$ 3 milhões e vai beneficiar 20 mil pessoas. Os serviços incluem a conclusão de estações elevatórias, recuperação de poços, conclusão de redes coletoras de esgotos e implantação de ramais prediais.
"O balanço das ações de revitalização na bacia do Parnaíba tem sido muito positivo. Com o empenho do nosso presidente, que é piauiense, e o apoio incondicional da bancada federal, buscamos mais recursos em benefício da bacia do Parnaíba. Já retomamos o sistema de esgotamento de Floriano, e anunciamos a liberação de recursos para Uruçuí", ressaltou o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Inaldo Guerra.
Na sequência, o grupo visitou os municípios de Guadalupe e Floriano. Nesta sexta-feira, na sede da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, em Teresina, foi realizado um diálogo sobre os principais temas observados e discutidos no decorrer da expedição.
Para o presidente da Codevasf, tornar o Velho Monge – como também é conhecido o rio Parnaíba – novamente navegável é proporcionar mais desenvolvimento econômico e social para toda a região. "Isso vai diminuir o custo de transporte, uma vez que a distância média de onde são produzidos os bens, no cerrado piauiense, é cerca de 80 quilômetros até Teresina", enfatizou.
Também participaram de agendas ao longo da expedição, o senador Elmano Ferrer; o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga; os deputados federais Heráclito Fortes e Juscelino Filho; o deputado estadual Gustavo Neiva; o superintendente do Dnit no Piauí, Paulo de Tarso Cronemberger; o coronel Alessandro da Silva, comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, em Teresina; entre outras autoridades e assessores da Codevasf.

Fonte: Codevasf

PREFEITO RUBENS GANHA AMBULÂNCIA PARA ALTO PARNAÍBA DO DEP. FEDERAL JUSCELINO FILHO

PREFEITO RUBENS GANHA AMBULÂNCIA PARA ALTO PARNAÍBA DO DEP. FEDERAL JUSCELINO FILHO
Na última quarta-feira (27/12) o Prefeito Rubens Sussumu e a Secretária de Saúde Aila Freitas anunciaram a conquista de mais uma ambulância para o município de Alto Parnaíba – MA.
A ambulância que foi adquirida através da grandiosa contribuição do Deputado Federal Juscelino Filho, foi publicada no Diário Oficial da União através da portaria nº 3.673 de 22 de dezembro de 2017.
A ambulância Tipo A no valor de R$ 80.000,00 servirá para remoção simples e ajudará na estruturação da rede de atenção especializa e pertence ao Fundo Municipal.

“O objetivo é levar melhoria no atendimento à população do município”, destacou o Prefeito Rubens.

JUSCELINO FILHO VISITA ALTO PARNAÍBA DURANTE EXPEDIÇÃO DA CODEVASF PELO RIO PARNAÍBA

JUSCELINO FILHO VISITA ALTO PARNAÍBA DURANTE EXPEDIÇÃO DA CODEVASF PELO RIO PARNAÍBA
Na segunda-feira (11), o deputado Juscelino Filho (DEM) esteve em Alto Parnaíba acompanhando a expedição técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), pelo rio Parnaíba. Na pauta, a navegabilidade do Rio Parnaíba, a construção da ponte que liga à Santa Filomena (PI), e também o término de obras de saneamento e esgoto nas cidades ribeirinhas, entre outros assuntos.
Com a presença do presidente da Codevasf, Avelino Neiva, do prefeito Rubens, de engenheiros, assessores e lideranças da região, o deputado Juscelino participou das vistorias que tem como objetivo empreender informações para a retomada de um estudo da região com vistas à realização de futuros projetos voltados à promoção da navegabilidade do rio Parnaíba com o intuito de facilitar o escoamento da produção do Sul do estado, até Teresina (PI) e Timon (MA). O parlamentar aproveitou para reafirmar seu compromisso com o município e com a gestão: “Aproveito minha visita aqui para confirmar meu compromisso com Alto Parnaíba, com o prefeito Rubens e sua gestão, a qual já destinamos emendas parlamentares na área da saúde e da educação”, destacou Juscelino Filho.
Ao longo dos últimos anos, a Codevasf investiu mais de R$ 382 milhões em ações de revitalização da bacia do rio Parnaíba. Entre as atividades empreendidas estão a implantação de sistemas de esgotamento sanitário e de ligações intradomiciliares e intervenções voltadas ao controle de processos erosivos. O objetivo dos trabalhos é preservar a bacia e recuperar áreas degradadas, além de aumentar a qualidade e o volume dos recursos hídricos da bacia hidrográfica. Cerca de R$ 336 milhões foram investidos em sistemas de esgotamento. As ações reduzem a incidência de doenças e a poluição do solo e da água.

Fonte: Codevasf

sábado, 9 de dezembro de 2017

UEMA DIVULGA RESULTADO DO SELETIVO DOS CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA E HOSPEDAGEM

UEMA DIVULGA RESULTADO DO SELETIVO DOS CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA E HOSPEDAGEM
A UEMA – Universidade Estadual do Maranhão divulgou na manhã de hoje (09), a relação nominal dos candidatos que prestaram provas para o Processo Seletivo Simplificado para os cursos técnicos de Informática e Hospedagem, conforme especificado abaixo:
1.  Curso Técnico de Informática – 50 vagas com 55 classificados em função de cinco empates;
2. Curso Técnico em Hospedagem –50 vagas com 53 classificados em função de três empates;
As matriculas acontecerão nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Polo da UEMA Rio Parnaíba, situado na Rua Elias Rocha, s/n, bairro Santa Cruz.
Lista de Documentos:
- Diploma ou Certificado do Ensino Médio e histórico escolar com visto da inspeção escolar ou carimbo de inseto do Conselho Estadual de Educação (Original e cópia autenticada);
- Cédula de Identidade (Original e cópia);
- Certidão de Nascimento ou Casamento (Original e cópia);
- Certificado de Reservista para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos (Original e cópia);
- Titulo e comprovante de quitação eleitoral da última eleição para maiores de 18 anos (Original e cópia);
- Uma foto 3x4 recente;
- CPF (Original e cópia);
- Comprovante de residência (Original e cópia).




Os cursos técnicos são uma parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba MA. Aqui Começa o Maranhão!

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

CARRO DA PREFEITURA DE ALTO PARNAÍBA SOFRE ACIDENTE NA MA 006

CARRO DA PREFEITURA DE ALTO PARNAÍBA SOFRE ACIDENTE NA MA 006
Uma Hilux da Prefeitura de Alto Parnaíba MA se envolveu em um acidente no início da tarde de hoje (07), na MA 006 cerca de 14 km da cidade de Balsas.
Reprodução das Redes Sociais
Reprodução das Redes Sociais
O carro que pertence a Secretaria de Saúde  e estava sendo conduzida por um motorista concursado que conhecia bem o trajeto e estava em viagem a serviço da referida Secretaria. Uma das possíveis causas do acidente pode ter sido a combinação de pista molhada e buracos.
O prefeito Rubens Sussumu e um assessor estiveram no local, minutos após o acontecido para ajudar no socorro das vítimas, e fazer a remoção do veículo. Os ocupantes foram conduzidas ao hospital Balsas Urgente e como não havia nada grave, foram liberados e já retornaram para Alto Parnaíba. 

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

TATY VAQUEIRA VAI FAZER SHOW EM ALTO PARNAÍBA

TATY VAQUEIRA VAI FAZER SHOW EM ALTO PARNAÍBA
No próximo dia 16, Alto Parnaíba vai respirar em ritmo de vaquejada, com o grande show da cantora Taty Vaqueira. A partir das 22h, Taty comanda a 'Farra da Vaqueira', no Creap.
O evento tem ainda participação de Clebinho e Banda. É show para toda a vaqueirama da região. Ela que é sucesso na internet com seus versos e toadas, agora vai ser sucesso em Alto Parnaíba MA.
Conhecida como ‘A Princesa da Vaquejada’, Taty Vaqueira é natural de Juazeiro da Bahia e tem atraído fãs no Nordeste pelo seu repertório, formado por músicas de sucesso de diversos estilos musicais, cantadas em ritmo de vaquejada.
Adquira logo seu ingresso com os organizadores da festa, com Mazinha e no Deposito do Netão.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

NOVA LINHA DE ÔNIBUS FACILITA TRÁFEGO ENTRE ALTO PARNAÍBA E PALMAS

NOVA LINHA DE ÔNIBUS FACILITA TRÁFEGO ENTRE ALTO PARNAÍBA E PALMAS
Nova linha de ônibus melhorou para as pessoas que fazem o trajeto entre Palmas TO e Alto Parnaíba MA.
Reprodução
Segunda-feira e terça-feira
- Saída de Palmas segunda feira 7h da manhã e retorno de Alto Parnaíba na terça feira às 3h da manhã.
Sexta-feira e sábado
- Saída de Palmas sexta 7h da manhã e retorno de Alto Parnaíba 3h da manhã do sábado.
Contatos
Passagens com Wanderson Tales no fone: (63)98407-2020 (63)99932-4040 ou (63)98118-4040
Saída de ALTO PARNAÍBA MA: Hotel Quixadá

Saída de PALMAS TO: Rodoviária

JUÍZA DIZ EM DISCURSO QUE PERMANECE EM ALTO PARNAÍBA

JUÍZA DIZ EM DISCURSO QUE PERMANECE EM ALTO PARNAÍBA
A população de Alto Parnaíba (MA), no extremo sul do Maranhão, se mobilizou nos últimos fazendo um abaixo-assinado com intuito de reverter à saída da magistrada Juíza Nuza Maria Oliveira Lima, titular da comarca.
Reprodução
Na tarde de hoje (30), após receber o titulo de cidadã alto-parnaibana, concedido pela Câmara de Vereadores, em sessão realizada às 14h, no plenário daquela casa, a magistrada anunciou que permanece na cidade e aproveitou para agradecer o carinho de todos.
Reprodução
A remoção havia sido aprovada na sessão plenária administrativa extraordinária do Tribunal de Justiça na quarta-feira 22 de novembro. A atuação da Magistrada teve efeitos impactantes em termo de produtividade, o que fez com que ela recebesse uma MENÇÃO DE ELOGIO feita pela Corregedoria.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

SEAP ABRE VAGAS PARA BALSAS

SEAP ABRE VAGAS PARA BALSAS
As inscrições são feitas pelo site da SEAP, para os níveis superior e médio!
As inscrições para o seletivo da Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP) vão até este domingo (3). As vagas são para 19 cidades no interior do estado e em 9 especialidades.
Reprodução
Vagas: Técnico Penitenciário Administrativo, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Segurança Penitenciária Temporário, e Especialistas Penitenciários em: Serviço Social, Direito, Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem, e Pedagogia.
Nas cidades: Balsas, Bacabal, Carutapera, Caxias, Centro Novo do Maranhão, Codó, Coroatá, Cururupu, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Grajaú, Itapecuru, Pedreiras, Presidente Dutra, Psicologia, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, Zé Doca, Maracaçumé, Porto Franco.
As inscrições são feitas pelo site da SEAP, para os níveis superior e médio. As remunerações variam de R$ 1.500 a R$ 3.000, com jornadas de trabalho de 30 ou 40h e escalas de plantão.

Fonte: Página 2

UFMA TEM MELHOR NOTA E UEMA E UNIBALSAS TAMBÉM SÃO APROVADAS

UFMA TEM MELHOR NOTA E UEMA E UNIBALSAS TAMBÉM SÃO APROVADAS
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última segunda-feira (27), o ciclo de avaliação do ensino superior brasileiro referente ao ano de 2016. Das 2.132 instituições de ensino avaliadas, 307 são consideradas insatisfatórias pelo MEC. O Maranhão possui quatro faculdades na lista das piores instituições, das 31 avaliadas no estado.
Para estabelecer o ranking, é levado em consideração o IGC, Índice Geral de Cursos, que vai de 1 a 5. São consideradas insuficientes as instituições que possuem nota menor que 3. Estas podem receber punições, como a proibição de abertura de vestibulares até que se tomem providências para a melhora da nota.
Confira a lista de instituições maranhenses aprovadas e reprovadas pelo MEC:
Aprovadas
Nota 4
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF)
Faculdade Brasileira de Estudos Avançados (FABEA)
Nota 3
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
Universidade Ceuma
Faculdade Santa Teresinha (CEST)
Faculdade Pitágoras de São Luís
Faculdade de Educação São Francisco (FAESF)
Faculdade Estácio
Faculdade Santa Fé (CESSF)
Faculdade de Imperatriz (FACIMP)
Faculdade Pitágoras de Imperatriz
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)
Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI)
Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA)
Faculdade do Maranhão (FACAM-MA)
Faculdade Evangélica do Meio Norte (FAEME)
Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST)
Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA)
Faculdade do Baixo Paraníba (FAP)
Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)
Faculdade de Educação de Bacabal (FEBAC)
Instituto Florense de Ensino Superior (IFES)
Faculdade de Balsas (UNIBALSAS)
Faculdade Laboro
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA)
Reprovadas
Nota 2 (insatisfatória)
Faculdade do Estado do Maranhão (FACEM)
Faculdade Maranhense São José dos Cocais (FSJ)
Instituto Maranhense de Ensino e Cultura (IMEC)
Faculdade Maurício de Nassau
Avaliação anterior
Em 2015, o número de faculdades consideradas insatisfatórias era menor: IMEC, FEBAC e FSJ possuíam nota 3. No ciclo de avaliação do ensino superior brasileiro do ano passado, a Faculdade Maranhense São José dos Cocais subiu um ponto na avaliação, enquanto FACEM e Maurício de Nassau caíram no conceito do MEC. Já a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que possuía nota 3, subiu um ponto.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

PRÉ-MATRÍCULA PARA A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CE VITORINO FREIRE ESTÃO ABERTAS

PRÉ-MATRÍCULA PARA A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CE VITORINO FREIRE ESTÃO ABERTAS
De hoje (27) até as 23h59 do dia 8 de dezembro está aberto o sistema de pré-matrícula geral para a 1ª série do Ensino Médio em 722 escolas da rede estadual de ensino. O sistema de pré-matrícula online está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação.
No ato da pré-matrícula os alunos poderão optar por uma das escolas estaduais, exceto as unidades escolares das modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos. Os estudantes que optarem pelo ensino médio em um dos Centros de Educação Integral ‘Educa Mais’ serão informados pelo sistema no ato da pré-matrícula, que irão frequentar a escola do turno diurno (manhã e tarde).
Ao selecionar a escola o estudante automaticamente assume a vaga disponível na escola de sua preferência. Cada estudante só poderá solicitar pré-matrícula em uma escola. As vagas obedecerão a ordem de acesso ao sistema de matrícula.
Após o encerramento do período da pré-matrícula, o estudante receberá a confirmação no próprio sistema de que sua pré-matrícula foi realizada com sucesso. A matrícula só será validada a partir do momento que o aluno entregar a documentação na escola.
Matrículas
As matrículas serão efetivadas no período de 8 a 19 de janeiro de 2018. Para a matrícula ou rematrícula no 2º e 3º anos do Ensino Médio e nas séries do Ensino Fundamental, da Rede Estadual, os pais ou responsáveis devem procurar diretamente as escolas para matricular seus filhos.

CRONOGRAMA
Pré-matrícula – escolas de ampla concorrência
13/11 a 17/11

Resultado do Processo Classificatório escolas ampla concorrência
20/11 a 24/11

Pré-matrícula  geral on-line – 1º ano do ensino regular
27/11 a  08/12

Matrícula – 1º ano do ensino médio
08/01 a 19/01/2018
Nas escolas

Início Ano Letivo 2018
02/02/2018
Nas escolas

Início Ano Letivo
Centros de Educ.Integral
28/02/2018
Nas escolas
Fonte: SEDUC

IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS REALIZARÁ CIRCULO DE ORAÇÃO EM ALTO PARNAÍBA

IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS REALIZARÁ CIRCULO DE ORAÇÃO EM ALTO PARNAÍBA
A Igreja Assembleia de Deus de Alto Parnaíba MA irá realizar nos dias 01,02 e 03 de dezembro um Congresso do Circulo de Oração ‘Coluna da Fé’, com o Tema: ‘A igreja vivendo na expectativa do arrebatamento’ Apocalipse 3,11.
De acordo com a coordenação do evento irá participar  do congresso a cantora Adaurian Barroso (CEADEMA - Pedreiras MA). Ainda segundo os coordenadores do evento terá a participação de: Moisés Tavares (Preletor – CIADESETA – Palmas TO), Clêubete Viana e Amanda Maia Borgneth (Pastores e Presidentes da ADAP - CEADEMA), Salete (Preletora – COMADESMA – Balsas MA) e ainda, Congresso de Mulheres.

A realização é da Assembleia de Deus de Alto Parnaíba MA, localizada na Rua Prefeito José Soares, 683, Centro.

ABAIXO-ASSINADO PEDE PERMANÊNCIA DE JUÍZA DE ALTO PARNAÍBA

ABAIXO-ASSINADO PEDE PERMANÊNCIA DE JUÍZA DE ALTO PARNAÍBA
A população de Alto Parnaíba (MA), no extremo sul do Maranhão, está se mobilizando e fazendo um abaixo-assinado com intuito de reverter a saída da magistrada Juíza Nuza Maria Oliveira Lima, titular da comarca, que teve sua remoção aprovada na sessão plenária administrativa extraordinária do Tribunal de Justiça na última quarta-feira 22.
Reprodução
Os advogados Conrado Gomes dos Santos Júnior e Edvaldo Feitosa Júnior, juntamente com líderes da comunidade local são os que estão mobilizando o pedido que será entregue em mãos ao Desembargador Cleones Carvalho Cunha, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
A atuação da Magistrada na Comarca teve efeitos impactantes em termo de produtividade, o que fez com que ela recebesse uma MENÇÃO DE ELOGIO feita pela Corregedoria. Com dados nas últimas correições, em pouco mais de um ano de atuação na Comarca, a Juíza designou 1.293 audiências, proferiu 1.289 sentenças, realizou 05 sessões de Tribunal do Júri, como também um casamento comunitário (o que não ocorria desde o ano de 2.003). Enfim, sua ativa atuação conseguiu diminuir praticamente pela metade a quantidade de processos em tramitação.
Além disso, operou de forma significativa junto à sociedade local, participando ativamente da Semana de Valorização da Mulher e da Semana de Prevenção e Combate às Drogas (onde aproveitando a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública, reforçou em público o pedido feito por um dos mentores do abaixo-assinado – Vice-Prefeito da cidade – acerca da disponibilização de uma viatura para a Polícia Civil Local. O que de fato foi prontamente atendido).
Por todas essas ações que beneficiaram o município, é plenamente compreensiva a mobilização pela permanência da Juíza Nuza Maria na comarca onde hoje ainda é titular.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

SEMA REALIZA OPERAÇÃO “AGROTÓXICOS” EM BALSAS, RIACHÃO, ALTO PARNAÍBA E TASSO FRAGOSO

SEMA REALIZA OPERAÇÃO “AGROTÓXICOS” EM BALSAS, RIACHÃO, ALTO PARNAÍBA E TASSO FRAGOSO
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em conjunto a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e o Batalhão de Policia Ambiental (BPA), realizou, neste mês, a operação “Agrotóxicos”, na região Sul do Estado.
Reprodução
 A fiscalização teve o intuito de fiscalizar o uso de agrotóxicos, descarte de embalagens, licenciamento ambiental de propriedades rurais, outorga de direito do uso da água. Além disso, técnicos do Laboratório de Análises Ambientais da SEMA coletaram amostras de água para análise da qualidade dos recursos hídricos da região. 
 A equipe percorreu os municípios de Balsas, Riachão, Alto Parnaíba e Tasso Fragoso. A ação resultou em torno de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em multas e infrações aplicadas.
“Encontramos galpões contaminados, descarte inadequado de embalagens e uma grande quantidade de vazamento de produtos”, disse o Superintendente de Fiscalização da SEMA, Eudes Cunha.

Fonte: SEMA

GOVERNO PROMOVE DIA D MAIS ASFALTO EM RIACHÃO, BALSAS, FORTALEZA DOS NOGUEIRAS E OUTRAS

GOVERNO PROMOVE DIA D MAIS ASFALTO EM RIACHÃO, BALSAS, FORTALEZA DOS NOGUEIRAS E OUTRAS
Os secretários de Estado, representando o governador Flávio Dino, participarão de uma série de entregas de obras do Mais Asfalto, neste sábado (25), durante a realização de mais um Dia D. A ação ocorrerá simultaneamente em oito municípios do Maranhão.
Reprodução
Além de garantir mobilidade, com a pavimentação das vias públicas e a melhoria de infraestrutura de pontos, o investimento de mais de R$ 20 milhões garantirá, nesta etapa, dignidade a milhares de maranhenses. 
Os serviços foram executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). O plano implantado no governo Flávio Dino segue um extenso cronograma de obras, contribuindo com o desenvolvimento de todas as regiões do estado.
As primeiras áreas para a implantação dos asfaltos foram escolhidas pela necessidade de reestruturação emergencial das vias, mas a meta do governo é sanar e garantir melhores condições de mobilidade e trafegabilidade em todas as 217 cidades maranhenses.
O programa, além de oferecer tráfego seguro, reflete diretamente no desenvolvimento econômico das regiões. “Com mais essa realização do governo, as pessoas deixam de ser incomodadas com a lama e a poeira, passam a ter acesso aos serviços públicos como ronda policial, ambulância e saúde, condições de mobilidade, além de se levar um desenvolvimento econômico”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
Municípios que recebem entregas do Mais Asfalto neste sábado (25): 
- Matões do Norte
- Vitória do Mearim
- São Francisco do Maranhão
- São João dos Patos
- Sucupira do Riachão
- Balsas
- Fortaleza dos Nogueiras
- Riachão

Fonte: Secap

UEMA ABRE INSCRIÇÕES PARA CADASTRO RESERVA DE TUTORES

UEMA ABRE INSCRIÇÕES PARA CADASTRO RESERVA DE TUTORES
A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, torna público que no período de 21/11/2017 a 03/12/2017, estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção Simplificada para Formação de Cadastro de Reserva de Tutores a Distância para atuarem nos cursos de Licenciatura em Geografia e Música e nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial/Inclusiva, Gestão Educacional e Escolar e Gestão Pública da UEMA na modalidade a distância.
Reprodução
Os interessados devem atender aos termos constantes no Edital e realizar inscrição até o dia 03/12/2017 no site: www.uemanet.uema.br/seletivos

Fonte: UEMANet