sexta-feira, 4 de maio de 2012

DNIT INICIA FASE DE ASFALTAMENTO DA BR-235/PI (GILBUÉS/SANTA FILOMENA)

DNIT INICIA FASE DE ASFALTAMENTO DA BR-235/PI (GILBUÉS/SANTA FILOMENA)
A principal rodovia do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Piauí - estrada Gilbués/ Santa Filomena, que vai do entroncamento da BR-135 (Gilbués) até a entrada da PI-254 (Santa Filomena) e terá uma extensão de 135 quilômetros - em breve começará a receber a capa asfáltica, um antigo sonho do povo filomenense, geração após geração.
A primeira interseção da rodovia situa-se na BR-135, próximo à área urbana de Monte Alegre do Piauí. O término do trecho, na chegada à zona urbana de Santa Filomena, parece que ficará condicionado ao local a ser definido para a travessia do Rio Parnaíba e conexão       com a rodovia MA-006, na cidade de  Alto Parnaíba, no lado do estado do Maranhão.
Além desses pontos de ligação, estão projetadas as conexões devidamente pavimentadas com as localidades Boqueirão (município de Gilbués) e Povoado Matas (município de Santa Filomena), bem como a ligação com o sistema viário da cidade de Santa Filomena.
A BR-235/PI - estrada Gilbués/Santa Filomena - tem plataforma ou pista de rolamento igual a 7,0 m de largura (portanto padrão BR, mais larga do que as vias estaduais), com 2,5 m de acostamento para cada sentido, mais 1,0 m de sarjeta (cortes) e 40 cm de banquetas. 
As obras contemplam drenagem, terraplanagem, pavimentação, obras de arte complementares e sinalização horizontal/vertical. Até o momento, as atividades de desmatamento já chegam a cerca de 50 quilômetros (São José). A terraplanagem se  acha concluída em aproximadamente 30 quilômetros (Rio Salinas), estando em fase de impermeabilização, com piche, um espaço de mais ou menos 5 (cinco) quilômetros.
No trecho, a rodovia BR-235/PI enquadra-se dentro de um clima quente tropical, com estação seca pronunciada de 7 meses (maio a novembro). A precipitação máxima atinge um total de 1.700mm anuais, enquanto que a mínima, corresponde à zona mais árida, fica em torno de 600mm, mantendo os solos rogorosamente secos por mais de 90 dias durante o ano.
A estrada Gilbués/Santa Filomena será construída pelo vale do Rio Taquara porque, segundo o Projeto Executivo do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), além de passar pelo Povoado Matas, onde estão as mineradoras de Calcário, possui terras férteis, abundância de água e concentra grande parte da população rural de Santa Filomena.
Orçada inicialmente em R$ 103.275.000,00 (com os reajustes anuais, pode ultrapassar a casa dos R$ 120 milhões), a pavimentação desse segmento da BR-235/PI é, sem nenhuma dúvida, de extrema importância, não apenas para o escoamento da produção agropecuária de Santa Filomena e de grande parte da região dos cerrados do Piauí, mas também como vetor indutor do desenvolvimento, interligando os eixos norte/sul e nordeste/centro-oeste do Brasil.
Classificada funcionalmente como rodovia transversal, a BR-235 estabelece a ligação de Aracaju, capital de Sergipe, com a cidade de Cachimbo, no sul do Pará, atravessando a porção sul do Piauí e do Maranhão, norte da Bahia e do Tocantins, como ainda o oeste de Pernambuco, passando pelas importantes cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
Fonte: Blog de José Bonifácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!