terça-feira, 1 de maio de 2018

ENCONTRO DO MOSAICO DO JALAPÃO EM LIZARDA TO REÚNE REPRESENTANTES DE 4 ESTADOS

ENCONTRO DO MOSAICO DO JALAPÃO EM LIZARDA TO REÚNE REPRESENTANTES DE 4 ESTADOS
Uma grande comitiva de Alto Parnaíba MA se fez presente!
Foi realizada no dia 27 de abril, em Lizarda TO, a segunda reunião do Conselho do Mosaico do Jalapão, a primeira aconteceu em setembro de 2017, na cidade de São Félix do Tocantins. Ambas com a presença de uma grande comitiva de Alto Parnaíba MA, liderada pelo Prefeito Rubens Sussumu.
A equipe foi recepcionada pela Prefeita de Lizarda TO, Suelene Matos (Sussu), que estava visível feliz pela realização do evento e após a reunião, proporcionou uma noite cultural ao som de Paulo Ramos, na praça local. A vereadora Thaline Oliveira e o Secretário de Meio Ambiente e Turismo Dário Monteiro também agradeceram a presença de todos.
Além destes, estiveram presentes técnicos do Instituto Natureza do Tocantins, (Naturatins), representante da secretaria de Turismo e Meio Ambiente de São Félix – TO, Carlos Irael, representantes de Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia – BA, Barreiras do Piauí – PI, o supervisor do Parque Estadual do Jalapão, João Miranda, entre outras autoridades e a sociedade civil.
Foram abordados diversos assuntos, entre eles: Preservar e conservar a biodiversidade da região que compõe o Mosaico do Jalapão, além de buscar meios para a sustentabilidade especialmente no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, esse último tema foi abordado pelo Prefeito Rubens Sussumu.
A equipe de Alto Parnaíba apresentou também o projeto "Queremos Nossa Ponte", que reivindica a construção de uma ponte sobre o Rio Parnaíba entre Alto Parnaíba MA e Santa Filomena PI, beneficiando os 4 estados.
O conselho do Mosaico do Jalapão criado segundo a lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), é um conjunto de unidades de conservação de categorias diferentes ou não, próximas, justapostas ou sobrepostas, e outras áreas protegidas públicas ou privadas, cuja gestão deve ser feita de maneira conjunta e integrada.
O Mosaico do Jalapão é formado pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, APA Serra da Tabatinga e RRPPN Catedral do Jalapão (UCs federais - esta última de domínio privado - sob gestão do ICMBio); Parque Estadual do Jalapão e APA do Jalapão (UCs estaduais, administradas pelo Instituto Natureza de Tocantins - Naturantins); Estação Ecológica do Rio Preto e APA do Rio Preto (UCs estaduais, sob responsabilidade do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia - Inema); e o Monumento Natural dos Canyons e Corredeiras do Rio Sono (UC municipal, gerida pela Secretaria de Meio Ambiente de São Félix do Tocantins).
A formação do Conselho é uma exigência da portaria 434/2016, do Ministério do Meio Ambiente, que reconheceu o Mosaico do Jalapão, que engloba nove unidades de conservação nos estados do Tocantins, Piauí, Bahia e Maranhão. Ocupando área territorial de quase três milhões de hectares. É o 15º Mosaico de Unidades de Conservação, no Brasil, reconhecido oficialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!