sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ESCOLAS DE ALTO PARNAÍBA INICIAM ANO LETIVO DE 2014

ESCOLAS DE ALTO PARNAÍBA INICIAM ANO LETIVO DE 2014
As aulas começaram hoje (31)!
Este ano de 2014, os calendários das escolas estaduais, municipais e particulares, tiveram a data adiantada para o início das aulas, por conta da realização dos jogos da Copa do Mundo, que acontecerá em nosso País.
ANO LETIVO / FOTO: CARLOS BIAH / AGÊNCIA BPI
 Em Alto Parnaíba - MA, distante 1.110 km da capital São Luís, também não foi diferente as escolas particulares, já iniciaram suas atividades. As municipais iniciaram hoje (31), último dia deste mês de janeiro. A única exceção é a escola da rede estadual, que dará inicio ao no letivo somente no dia 10 de fevereiro.
ANO LETIVO / FOTO: CARLOS BIAH / AGÊNCIA BPI
Qualificar o atendimento das crianças que frequentam as Unidades de Ensino do Município de Alto Parnaíba é uma das prioridades da Secretaria de Educação do município, segundo o secretario de Educação e Vice - prefeito Raimundo Nonato de França Oliveira. O secretario apresentou os dados referentes ao ano letivo de 2013, a Escola M. São José apareceu com os melhores índices e a U. I. Marly Sarney se destacou com os piores, o que preocupa, podendo mais uma vez puxar o IDEB do município para baixo.
Dramatização sobre educação de qualidade / FOTO: Carlos Biah / AGÊNCIA BPI
 É interessante ressaltar, que foram distribuídos brindes aos melhores alunos de 2013, entre eles, bicicletas, tablets e vale compras no valor de R$ 150,00 premiando os três primeiros de cada escola da zona urbana. O município alto-parnaibano possui atualmente 40 escolas entre zona urbana e rural e atende cerca de 2.700 alunos.
 O Prefeito Itamar Vieira, em tom moderado e bem diferente do ano passado, usou da palavra elogiando os trabalhos realizados pela SEDUC (Secretaria Municipal de Educação). Em seu pronunciamento, disse que: “Candidatos abrem sua própria cova achando que o dinheiro da pra tudo e que, quem está ocupando o cargo às vezes não faz por que não quer, mas, depois de eleitos percebem que a realidade é bem diferente”, além disso, agradeceu ao presidente do SINSEPAP, 'por manter um bom dialogo com o poder executivo'.
Comunidade / FOTO: Carlos Biah / AGÊNCIA BPI
O município de Alto Parnaíba possui problemas crônicos, atualmente é o segundo em extensão territorial do Estado com mais de 11 mil km² e com uma das menores densidades demográficas do país, menos de um habitante por quilômetro quadrado (0,9 hab/km²) e com difícil acesso ao interior, dificultando a nucleação, das quarenta escolas municipais, trinta e cinco estão na zona rural, com pouco mais de 400 alunos, menos que a Escola Mul. Conceição Néres, no bairro Santo Antonio, que possui mais de 600 alunos.
Este ano a grande procura dos alunos de Alto Parnaíba – MA, por escolas em Santa Filomena – PI é outro agravante, entre Ensino Fundamental e Médio, o êxodo já se aproxima dos 100 alunos o que representa um prejuízo na faixa de R$ 228.500,00 anual, entre os dois entes federados. Tem que ser feito um diagnóstico para apurar o grave problema que está levando os alunos a mudarem de cidade, alguma coisa está errado ano passado.
Reportagem: Raildson Rocha e Carlos Biah

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!