FAMÍLIA DE BALSAS DOA TERRENO PARA
CONSTRUÇÃO DO IEMA
Localizado às margens da MA-140!
O projeto do Governo do Maranhão de
oferecer educação pública com a oferta do ensino médio, concomitante com o
técnico profissionalizante em uma escola de tempo integral, ganhou força em Balsas
com a doação de um terreno pelos empresários Márcio José Honaiser e
Francisco José Honaiser ao Governo do Estado. Localizado às margens da MA-140,
área conhecida como ‘corredor da soja’, o terreno de dois hectares vai abrigar
a unidade do Iema da cidade.
Acompanhado pelos empresários Márcio
José e Francisco José, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti),
Jhonatan Almada, vistoriou o terreno e agradeceu aos empresários pela
iniciativa. “Estamos gratos a estes empresários, que já contribuíam para a
região e que, agora, intensificam ainda mais sua participação no município”,
ressaltou.
A área doada corresponde a dois hectares
de terra e fica próxima à Universidade Federal do Maranhão (Ufma) de Balsas e
aos residenciais Veneza I e II, do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Viemos
analisar o terreno e constatamos que é uma área muito boa e que, com a
construção da escola, futuramente pode ser um polo de educação da cidade e
região, pois há outra instituição próxima”, disse Almada. Ele destacou, ainda,
o compromisso do Governo de construir mais unidades do Iema, levar os cursos
técnicos e capacitar a juventude para o mercado de trabalho. “Estamos aqui para
dar continuidade a esse projeto, pois só temos a evoluir”, disse.
Jhonatan Almada explicou que após a
doação do terreno ocorre o processo de licitação pela Secretaria de Estado de
Infraestrutura (Sinfra). No total, cinco Iemas estão em processo de licitação.
São os de Coroatá, Matões, Carutapera, Santa Helena e São Domingos do Maranhão.
Sobre o Iema
O Instituto de Educação, Ciência e
Tecnologia do Maranhão (Iema) foi criado, no dia 02 de janeiro de 2015, com o
intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no
Estado. A proposta é instalar o Instituto em 23 municípios até 2018, oferecendo
à sociedade estrutura para o ensino, pesquisa e extensão, respeitando as
necessidades de cada local.
O modelo de ensino integrado se espelha
em experiências exitosas em estados como o Ceará e Pernambuco e é embasado na
formação integral do trabalhador, prevista na Lei nº 11.741/08 e na Resolução
120/2013-CEE.
Para compartilhar estas experiências já
vividas com os professores que estão entrando no Iema foram trazidos ao
Maranhão alunos protagonistas egressos de unidades de ensino médio de tempo
integral de Pernambuco.
Estrutura
As escolas contam com
laboratórios, espaços para a prática de esportes, salas amplas, áreas de
convivência, refeitórios e bibliotecas. O engenheiro mecânico Luís Gonzaga de
Sousa, que participou da instalação de institutos estaduais, como o de
Pernambuco e do Ceará, além de estudar o sistema de ensino integral da Europa,
elogiou as estruturas que estão sendo feitas no Maranhão.
Fonte: Secti Texto: Bento
Leite
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