quinta-feira, 6 de outubro de 2016

APRENDIZADO DE MATEMÁTICA É ESTIMULADO COM A CRIAÇÃO DE PLATAFORMA GAMIFICADA

APRENDIZADO DE MATEMÁTICA É ESTIMULADO COM A CRIAÇÃO DE PLATAFORMA GAMIFICADA
                     Plataforma web e aplicativo para celular!
Estudantes da rede pública de ensino devem ganhar uma nova ferramenta de apoio educacional visando facilitar o aprendizado da matemática. Trata-se de uma plataforma gamificada para o ensino da disciplina. O desenvolvimento da plataforma foi discutido em reunião na última quarta-feira (5) entre o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, e o consultor de Negócios da Colture Academy, Oswaldo Borralho, que estava acompanhado do designer da empresa, Douglas Júnior.
Imagem: Reprodução
A criação de jogos para plataforma web e aplicativo para celular que envolverá desafios na matemática está inserida nas ações do Biênio da Matemática – 2017/2018 que estão sendo planejadas pelo Governo do Estado. As ações incluem, ainda, a qualificação de professores da área.
 A plataforma é direcionada para a rede pública e contemplará alunos de todas as séries dos ensinos fundamental e médio. “A ideia é criar um jogo divertido e criativo que estimule as crianças e os jovens a participarem resolvendo os problemas de matemática”, explicou Jhonatan Almada.
 “Esta é uma das atividades que a secretaria está desenvolvendo para esse biênio. Além dela, nós teremos a Plataforma Souzinha, o Festival da Matemática e o Desafio Souzinha. Essas ações são desenvolvidas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Impa, do Rio de Janeiro, com o qual temos um termo de cooperação técnica científica”, acrescentou o secretário.
Melhoria do Aprendizado
Jhonatan Almada explicou que o desenvolvimento de ações ligadas à matemática no âmbito do biênio pode contribuir para que o Maranhão melhore esses indicadores. “Sem a matemática você não estabelece uma das bases fundamentais para a construção do pensamento. O raciocínio lógico matemático é chave para isso, por isso nosso esforço para melhorar a qualidade do ensino desta disciplina em nosso estado, e, consequentemente a melhoria dos nossos indicadores”, observou o gestor da Secti.
Ele ressaltou, ainda, que é papel do governo estimular o ensino e aprendizagem da matemática com vistas a melhorar os indicadores nesta área e ao mesmo tempo oportunizar para a juventude ferramentas, atividades e eventos que contribuam para este processo de melhoria.
Através da gamificação, que vai traze elementos de jogos para um ambiente que não é de jogo, segundo explicou Oswaldo Borralho, espera-se melhorar o aprendizado do ensino nessa área. “Isso vai acontecer em um ambiente onde o aluno vai ter um avatar, vai se identificar com um personagem e vai evoluir dentro de um enredo. O aluno será levado para um ambiente mais lúdico”, observou o consultor.

Fonte: secti

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