APRENDIZADO
DE MATEMÁTICA É ESTIMULADO COM A CRIAÇÃO DE PLATAFORMA GAMIFICADA
Plataforma
web e aplicativo para celular!
Estudantes da rede pública de ensino devem
ganhar uma nova ferramenta de apoio educacional visando facilitar o aprendizado
da matemática. Trata-se de uma plataforma gamificada para o ensino da
disciplina. O desenvolvimento da plataforma foi discutido em reunião na última
quarta-feira (5) entre o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação
(Secti), Jhonatan Almada, e o consultor de Negócios da Colture Academy, Oswaldo
Borralho, que estava acompanhado do designer da empresa, Douglas Júnior.
Imagem: Reprodução |
A criação de jogos para plataforma web e
aplicativo para celular que envolverá desafios na matemática está inserida nas
ações do Biênio da Matemática – 2017/2018 que estão sendo planejadas pelo
Governo do Estado. As ações incluem, ainda, a qualificação de professores da
área.
A plataforma é direcionada para a
rede pública e contemplará alunos de todas as séries dos ensinos fundamental e
médio. “A ideia é criar um jogo divertido e criativo que estimule as crianças e
os jovens a participarem resolvendo os problemas de matemática”, explicou
Jhonatan Almada.
“Esta é uma das atividades que a
secretaria está desenvolvendo para esse biênio. Além dela, nós teremos a
Plataforma Souzinha, o Festival da Matemática e o Desafio Souzinha. Essas ações
são desenvolvidas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o
Impa, do Rio de Janeiro, com o qual temos um termo de cooperação técnica
científica”, acrescentou o secretário.
Melhoria do Aprendizado
Jhonatan Almada explicou que o
desenvolvimento de ações ligadas à matemática no âmbito do biênio pode
contribuir para que o Maranhão melhore esses indicadores. “Sem a matemática
você não estabelece uma das bases fundamentais para a construção do pensamento.
O raciocínio lógico matemático é chave para isso, por isso nosso esforço para
melhorar a qualidade do ensino desta disciplina em nosso estado, e,
consequentemente a melhoria dos nossos indicadores”, observou o gestor da
Secti.
Ele ressaltou, ainda, que é papel do
governo estimular o ensino e aprendizagem da matemática com vistas a melhorar
os indicadores nesta área e ao mesmo tempo oportunizar para a juventude
ferramentas, atividades e eventos que contribuam para este processo de
melhoria.
Através da gamificação, que vai traze
elementos de jogos para um ambiente que não é de jogo, segundo explicou Oswaldo
Borralho, espera-se melhorar o aprendizado do ensino nessa área. “Isso vai
acontecer em um ambiente onde o aluno vai ter um avatar, vai se identificar com
um personagem e vai evoluir dentro de um enredo. O aluno será levado para um
ambiente mais lúdico”, observou o consultor.
Fonte: secti
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