quinta-feira, 24 de março de 2011

CONSTRUÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DA BR-235/PI

CONSTRUÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DA BR-235/PI

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 A meta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 na área de transportes é consolidar e ampliar a rede logística e interligar os modais – rodovias, hidrovias e ferrovias.

Para tanto, cerca de R$ 104,5 bilhões serão investidos entre 2011 e 2014. Desse montante, quase a metade (R$ 50,4 bilhões) será destinada a rodovias.

O PAC 2 prevê 7.919 km de novas rodovias, além da manutenção em 55 mil quilômetros.
 Em seu sítio eletrônico a presidenta Dilma Rousseff menciona a “Construção e Pavimentação da BR-235/PI entre a divisa com a Bahia e a divisa com o Maranhão” como obra emblemática do PAC 2 no Piauí.

O primeiro trecho da BR-235/PI terá 150,7 quilômetros de extensão, desde o entroncamento com a BR-135, próximo a Bom Jesus (PI), até a divisa com a Bahia, atravessando áreas dos municípios de Caracol e Guaribas, na rota do pólo da exploração de minério de fosfato.

A segunda parte da rodovia em solo piauiense, entre a BR-135 (Gilbués) e a divisa com o Maranhão (Santa Filomena), tem uma extensão de 135 quilômetros, totalizando 285,7 quilômetros. Os recursos estão incluídos no PAC 2 e a conclusão está prevista para 2013.

A BR-235 é uma das estradas mais complicadas do território brasileiro, porque não existe asfalto em sua maior parte e ainda há muitos trechos em implantação ou apenas planejados. Ao longo do percurso, atravessa os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará (divisa com Mato Grosso).

Quando totalmente implantada e pavimentada, promoverá a integração das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e se consolidará como importante corredor rodoviário do Brasil.

No Maranhão, que atravessa todo o município de Alto Parnaíba e percorre cerca de 90 quilômetros, nada foi construído até o momento e nem está prevista no PAC 2.

No Pará a situação é parecida, pois o único trecho existente não passa de 21 km, entre a travessia do rio Araguaia (via balsa) e a cidade de Santa Maria das Barreiras.

A página virtual da presidenta Dilma Rousseff não estabelece prazos, lamentavelmente. Esperamos que o início da tão sonhada pavimentação asfáltica da BR-235/PI (Gilbués/Santa Filomena) ocorra ainda em 2011, eliminando esse ponto de estrangulamento num eixo tão estratégico e incorporando o sul do Piauí ao processo de desenvolvimento econômico e social.

No momento, a situação é extremamente grave, pois não há nenhuma condição de escoar a safra recorde que começa a ser colhida na região de Santa Filomena. “Em oitenta quilômetros da estrada, da Fazenda Cosmos até Gilbués, não tem a menor condição de se trafegar com carga. Já usamos todas as laterais da estrada e todos os desvios que poderiam ser feitos”, disse o agricultor e caminhoneiro Adauton Barbosa de Queiroz.
Fonte: FLORIANONEWS

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