CONSTRUÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DA BR-235/PI
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Para tanto, cerca de R$ 104,5 bilhões serão investidos
entre 2011 e 2014. Desse montante, quase a metade (R$ 50,4 bilhões) será
destinada a rodovias.
O PAC 2 prevê 7.919 km de novas rodovias, além da manutenção
em 55 mil quilômetros.
Em seu sítio eletrônico a presidenta Dilma Rousseff
menciona a “Construção e Pavimentação da BR-235/PI entre a divisa com a Bahia e
a divisa com o Maranhão” como obra emblemática do PAC 2 no Piauí.
O primeiro trecho da BR-235/PI terá 150,7 quilômetros
de extensão, desde o entroncamento com a BR-135, próximo a Bom Jesus (PI), até
a divisa com a Bahia, atravessando áreas dos municípios de Caracol e Guaribas,
na rota do pólo da exploração de minério de fosfato.
A segunda parte da rodovia em solo piauiense, entre a
BR-135 (Gilbués) e a divisa com o Maranhão (Santa Filomena), tem uma extensão
de 135 quilômetros ,
totalizando 285,7
quilômetros . Os recursos estão incluídos no PAC 2 e a conclusão
está prevista para 2013.
A BR-235 é uma das estradas mais complicadas do
território brasileiro, porque não existe asfalto em sua maior parte e ainda há
muitos trechos em implantação ou apenas planejados. Ao longo do percurso,
atravessa os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins
e Pará (divisa com Mato Grosso).
Quando totalmente implantada e pavimentada, promoverá
a integração das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e se consolidará como
importante corredor rodoviário do Brasil.
No Maranhão, que atravessa todo o município de Alto
Parnaíba e percorre cerca de 90 quilômetros , nada foi construído até o
momento e nem está prevista no PAC 2.
No Pará a situação é parecida, pois o único trecho
existente não passa de 21 km ,
entre a travessia do rio Araguaia (via balsa) e a cidade de Santa Maria das
Barreiras.
A página virtual da presidenta Dilma Rousseff não
estabelece prazos, lamentavelmente. Esperamos que o início da tão sonhada pavimentação
asfáltica da BR-235/PI (Gilbués/Santa Filomena) ocorra ainda em 2011,
eliminando esse ponto de estrangulamento num eixo tão estratégico e
incorporando o sul do Piauí ao processo de desenvolvimento econômico e social.
No momento, a situação é extremamente grave, pois não
há nenhuma condição de escoar a safra recorde que começa a ser colhida na
região de Santa Filomena. “Em oitenta quilômetros da estrada, da Fazenda Cosmos
até Gilbués, não tem a menor condição de se trafegar com carga. Já usamos todas
as laterais da estrada e todos os desvios que poderiam ser feitos”, disse o
agricultor e caminhoneiro Adauton Barbosa de Queiroz.
Fonte: FLORIANONEWS
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