quarta-feira, 27 de abril de 2011

HEMOMAR REALIZARÁ O PRIMEIRO MUTIRÃO DA COLETA DE SANGUE

HEMOMAR REALIZARÁ O PRIMEIRO MUTIRÃO DA COLETA DE SANGUE
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em parceria com a Prefeitura de Alto Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar no dia 14 de maio (sábado), a partir das 08 horas, uma grande campanha de sensibilização e de doação de sangue em Alto Parnaíba, a mais meridional cidade maranhense, distante cerca de 1.100 quilômetros de São Luis. 
O objetivo do I MUTIRÃO DA COLETA DE SANGUE é conseguir patrocínio financeiro ou a doação de material que possa ser sorteado em forma de brindes, visando incentivar e facilitar a doação de sangue para os candidatos voluntários que residem distante de São Luis, sede do Hemomar.
A ação também garante à Hemorrede Pública do Maranhão o cumprimento de sua missão, que é ofertar sangue e hemoderivados com qualidade e em quantidade suficiente à demanda transfusional nos hospitais de Alto Parnaíba (MA), Santa Filomena (PI) e Tasso Fragoso (MA).
Mas para que isso se realize com sucesso, a organização precisa da colaboração de todos, não somente de Alto Parnaíba, mas também da vizinha cidade de Santa Filomena (PI). E até sugere alguns itens que podem ser doados, como: máquina fotográfica, celular, pen drive, micro system, liquidificador, cesta básica, televisor, aparelho de DVD, bicicleta e ventilador.
“O evento irá proporcionar a salvação de vidas, que pode ser a sua”, diz um trecho do convite encaminhado a diversos membros das comunidades alto-paranibana e filomenense, assinada por Carmelita Brandão Alencar (Secretária Municipal de Saúde) e Núbia Lafaiette Pina Barros (Agente Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde).
A Unidade Móvel do Hemomar fará a coleta de sangue no Hospital Municipal de Alto Parnaíba, na Av. José Sarney, no Bairro Santa Cruz, em frente ao Hospital São Geraldo. O mutirão deverá se repetir a cada seis meses, embora os voluntários possam doar a cada 90 dias.
“Estamos criando uma agência de armazenamento de Bolsas de Sangue em Alto Parnaíba, oriundas do Hemonúcleo de Balsas”, afirmou Núbia Lafaiete, coordenadora local do Hemomar, em entrevista à Rádio Comunitária Rio Taquara FM, de Santa Filomena. 
O mutirão objetiva, finalmente, intensificar as coletas externas e assegurar que o estoque esteja sempre abastecido, já que sangue é o único remédio que não pode ser encontrado em farmácias. E mais; o “sacrifício” da doação de sangue é insignificante diante do gesto nobre, solidário e generoso, que pode representar a salvação de até quatro vidas.
Para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que os candidatos possam seguir as especificações exigidas pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
Além de ser fundamental uma boa saúde, o voluntário deve ter de 18 a 65 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar portando um documento de identificação com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional, carteira nacional de habilitação ou carteira estudantil).
Outra recomendação é que o doador compareça à Unidade Móvel da Hemomar bem alimentado. Quanto à doação de sangue feminina, apenas não é recomendada para as mulheres em período gestacional ou para as mães que estejam amamentando.
Fonte: BLOG DE JOSÉ BONIFÁCIO




Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!