segunda-feira, 2 de julho de 2012

COMUNIDADE DE SANTA FILOMENA - PI MANTÉM TRADIÇÃO DE REZAR PELAS ALMAS

COMUNIDADE DE SANTA FILOMENA - PI MANTÉM TRADIÇÃO DE REZAR PELAS ALMAS
Aconteceu nesta segunda (02/07), no povoado Barreiras no município de Santa Filomena - PI uma grande celebração, onde os moradores mantêm uma linda tradição centenária de “rezar pelas almas”.
 O povoado fica localizado a 9 km da zona urbana, e a festa é realizada todos os anos na mesma localidade, sempre na primeira segunda feira do mês de julho. Lá os fiéis fazem orações, acendem velas no cruzeiro em frente à capela, pagam promessas e fazem pedidos.
A reza das Almas no povoado Barreiras é um costume deixado pelo casal Deocleciano José da Silva e Izidora Maria da Conceição. Provavelmente essa tradição vem do início do século passado, e vem sendo mantida graças ao esforço dos filhos e netos de Dona Luciana.
Na “oração pelas almas”, fiéis saem de diversos lugares de Alto Parnaíba – MA, Santa Filomena, Teresina - PI e de vários outros lugares para rezar pelos mortos. Eles acreditam que há almas que precisam de orações e que elas podem interceder pelos vivos, tendo em vista que passaram pelos sofrimentos humanos e por isso é importante manter vivo esse ritual que envolve ainda músicas, reza do terço, encontro com amigos e parentes e a santa missa que foi muito bem presidida pelo Padre José Manuel Águila.
É muito comum ver dezenas de pessoas que pagam promessas caminhando de Santa Filomena até o povoado, um percurso de 9 km, feito por amor e fé. Ao final das orações, todos os visitantes se encontram na residência da família para degustar um grande almoço que é preparado e servido gratuitamente a todos os romeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!