terça-feira, 28 de junho de 2011

ALUNOS DA UEMA DE ALTO PARNAÍBA REALIZAM APRESENTAÇÃO EM TASSO FRAGOSSO - MA

ALUNOS DA UEMA DE ALTO PARNAÍBA REALIZAM APRESENTAÇÃO EM TASSO FRAGOSSO - MA
A UAB foi criada em 2005 e é uma parceria entre o MEC, estados e municípios; integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior à distância. A proposta é que estados e municípios disponham de pólos presenciais com a oferta de bibliotecas, laboratórios pedagógicos e de informática, tutores presenciais para atendimento e sala para videoconferência.
Para se matricular em um curso é preciso ter concluído o ensino médio e fazer um vestibular presencial na universidade. A intenção da UAB é unir presencial e a distância, levando o ensino superior público para os municípios que não têm determinados cursos. A democratização do conhecimento, como o nome já diz, deve atender a todos os cidadãos e está regida pela Constituição Federal do Brasil.
 
A UAB Alto Parnaíba que tem uma parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), está perto de completar 2 anos e sem dúvida vem ajudando na formação de grandes cidadãos para a região do extremo Sul do Estado do Maranhão, especialmente das cidades de Alto Parnaíba - MA, Tasso Fragoso - MA e Santa Filomena-PI, que depois do polo têm melhores chances para uma formação superior sem precisar migrar para outras regiões do país, como acontece atualmente.
 
Os alunos dos cursos de Administração Pública, Filosofia e Pedagogia, juntamente com os tutores e o coordenador, buscam cada vez mais uma educação de qualidade para a região.
Os mesmos decidiram em reunião no polo, que nesse período junino seria uma ótima oportunidade para tornar a universidade cada vez mais conhecida e uma maneira bem interessante de fazer isso, seria apresentar algo que chamasse a atenção do público e que ao mesmo tempo não fosse algo cansativo. A partir dessa ideia buscaram na peça do “Coronel Ludugero A carta de Filomena”, algo para prender a atenção do público e ao mesmo tempo levar cultura popular.
A ideia foi aceita por todos e em reunião com o Prefeito Municipal de Alto Parnaíba, a turma solicitou ao mesmo apoio na locomoção a cidade vizinha, coisa que o mesmo atendeu, através da secretaria de educação do município.
 Neste fim de semana (25 & 26/06), os alunos da Universidade Aberta do Brasil do polo Rio Parnaíba localizado em Alto Parnaíba - MA, estiveram na cidade de Tasso Fragoso – MA para participar do 5º festival de quadrilhas promovido pela prefeitura municipal daquela cidade. Só lembrando, que tem vários alunos dos cursos de Administração, Filosofia e Pedagogia, desta cidade que estudam no polo Rio Parnaíba.
O evento foi simplesmente esplêndido, a população ficou maravilhada com a atuação dos alunos da Universidade Estadual do Maranhão e aplaudiram com muita admiração.
Além da apresentação, a prefeitura cedeu uma barraca aos alunos e durante os dias que aconteceu o evento, os alunos venderam refrigerantes, paçocas, bolos e outras comidas típicas da região, com o objetivo de arrecadar dinheiro para o custeio de material didático do polo, a barraca era uma das mais animadas, pois os alunos se dedicaram ao máximo.
 Por fim, avalia-se como positivo essa iniciativa, pois além de criar uma maior interação entre alunos, tutores e coordenação, é visível a preocupação com a educação de qualidade e com a valorização da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!