sexta-feira, 3 de junho de 2011

ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ REALIZA PALESTRA PARA APROXIMAR FAMÍLIA E ESCOLA

ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ REALIZA PALESTRA PARA APROXIMAR FAMÍLIA E ESCOLA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garantem a participação da comunidade na vida da escola e as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais sobre o processo pedagógico.
Nem sempre esse princípio é considerado, na realidade, muitos gestores e docentes, embora no discurso reclamem da falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos, às vezes não se mostram nada confortáveis quando algum membro da comunidade mais crítico cobra qualidade no ensino ou questiona alguma rotina da escola. Alguns diretores percebem essa atitude inclusive como uma intromissão e uma tentativa de comprometer a autoridade deles. Já a maioria dos pais, por sua vez, não participa mesmo. Alguns por não conhecer seus direitos. Outros porque não sabem como. E ainda há os que até tentaram, mas se isolaram, pois nas poucas experiências de aproximação não foram bem acolhidos e se retraíram.
A escola foi criada para servir à sociedade. Por isso, ela tem a obrigação de prestar contas do seu trabalho, explicar o que faz e como conduz a aprendizagem das crianças e criar mecanismos para que a família acompanhe a vida escolar dos filhos.
A partir desse ponto de vista e com a intenção de criar laços mais fortes entre comunidade e escola, a coordenadora pedagógica da Escola Municipal São José, em Alto Parnaíba – MA, a Sra. Sandra Maria Timóteo e o diretor da mesma o Sr. Carlos Alberto, neste dia 03 de maio de 2011, realizaram em frente à escola uma palestra para conscientizar os pais e responsáveis da importância da união entre a escola e a comunidade, o tema era: “FAMILIA E ESCOLA” e o lema: “UM RETORNO GARANTIDO”.
Entre os palestrantes estavam O Sargento Josecleber, a Dra. Ana, a Sra. Fátima Assistente Social e os Conselheiros Tutelares. Além desses, estavam presente também, os professores da escola convidados e centenas de pais que se mostraram muito atentos a palestra.
Na fala dos convidados, por várias vezes apareceram frases que chamavam a atenção para a responsabilidade dos pais para com os filhos como essa: “O papel do pai e da mãe é estimular o comportamento de estudante nos filhos, mostrando interesse pelo que eles aprendem e incentivando a pesquisa e a leitura”.
A Dra. Ana chamou a atenção dos pais para o alto índice de drogas em Alto Parnaíba e que vem destruindo as famílias silenciosamente. Ela destacou ainda, que os pais são responsáveis pela postura ética dos filhos, e que os professores não tem que ficar aturando meninos desaforados em sala de aula, como tem se visto muito ultimamente.
Em entrevista a nossa reportagem, a Sra. Sandra disse: “tudo para ter retorno precisa de esforço” fazendo referencia a dificuldades encontradas ao fazer um evento como esse e conseguir o objetivo desejado. É baseado nessa frase que parabenizo a atitude corajosa e louvável da coordenadora pedagógica a Sra. Sandra e do diretor o Sr. Carlos Alberto. Afinal é de pequenos gestos que construímos um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!