sexta-feira, 14 de agosto de 2020

PONTE SOBRE O RIO PARNAÍBA DEVE TERMINAR EM SETEMBRO, CONTORNO ESTÁ PARADO

PONTE SOBRE O RIO PARNAÍBA DEVE TERMINAR EM SETEMBRO, CONTORNO ESTÁ PARADO 

A população de Alto Parnaíba MA, Santa Filomena PI e a região que ficou conhecida como “MATOPIBA” que compreende os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, acompanham com entusiasmo a celeridade dos trabalhos de construção da ponte sobre o Rio Parnaíba. 

A ponte na BR-235, construída pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), deve ser concluída segundo estimativas no início de setembro, onde a ponte estará ligando o Maranhão e Piauí. Anteriormente a previsão de conclusão era inicio de 2021.

Imagem Reprodução

Mesmo com todo esse trabalho célere, os produtores e a população em geral estão preocupados, pois a ponte poderá ficar sem uso por um bom tempo, inclusive atrapalhando o escoamento recorde da safra 2020/2021 e a logística de necessidade da comunidade, pois o contorno que ligará a ponte a MA 376 saída para o Tocantins e MA 006 na saída para Balsas, está parada, dependendo segundo moradores que acompanham a obra, de uma Abio.

A Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (Abio) é concedida pelo órgão ambiental para autorizar a coleta de material biológico, captura ou marcação de animais silvestres in situ e o transporte de material biológico para a realização de estudos ambientais que subsidiam o processo de licenciamento ambiental. 

A obtenção da Abio, por meio do Portal de Serviços do Governo Federal, está restrita ao licenciamento ambiental conduzido na esfera federal (sob a responsabilidade do Ibama) e atende aos procedimentos definidos na Instrução Normativa Ibama nº 08, de 14 de julho de 2017.

Se algo não for feito nos próximos dias, correremos o risco de ficar olhando a ponte tão sonhada por todos, pronta e sem utilidade. A comunidade de Alto Parnaíba MA, Santa Filomena PI, produtores e todos que sonham ver essa grande obra servindo a população, fazem um apelo ao Presidente Jair Bolsonaro e ao Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que liberem o mais rápido o andamento do contorno, para que essa inauguração aconteça logo. Com 185 metros de extensão, formada por dois vãos laterais de 50,50 metro e um vão central de 84 metros, a ponte estaiada tem investimento total previsto de aproximadamente R$ 30 milhões e a construção atende a um anseio antigo dos moradores e produtores de grãos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!