terça-feira, 17 de julho de 2012

JUSTIÇA ELEITORAL IMPUGNA CANDIDATURAS EM MUNICÍPIOS SUL MARANHENSES

JUSTIÇA ELEITORAL IMPUGNA CANDIDATURAS EM MUNICÍPIOS SUL MARANHENSES
O Maranhão tem 818 candidatos registrados nas eleições deste ano com impugnações protocoladas na Justiça Eleitoral. As candidaturas contestadas espalham-se por 141 municípios maranhenses. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que divulgou, ontem, a lista final detalhada com o número de impugnados, por município, e a identificação de cada um deles.
O município com o maior número de candidaturas impugnadas é o de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. Nada menos que 55 políticos que desejam disputar a eleição na cidade foram contestados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por outros partidos e coligações ou candidatos.
Dos sete candidatos a prefeito, três foram impugnados. O corretor Wendel Moraes, o Moraes Maninho, candidato do PP, que declarou bens no valor de R$ 16,1 milhões, foi o primeiro. Além dele, o ex-prefeito Gilberto Aroso, do PMDB, e seu candidato a vice-prefeito, Marcos Diego, também foram impugnados. Aroso teve contas rejeitadas quando era ordenador de despesas do Fundo Municipal de Saúde.
O candidato do PR, Josemar Sobreiro, também teve a candidatura contestada. O Ministério Público afirma que o candidato, que é policial civil, não se desincompatibilizou do cargo a tempo. Para policiais militares e civis, a lei eleitoral exige a licença do cargo, no mínimo, quatro meses antes das eleições. Josemar garante que provará na Justiça a desincompatibilização.
Os outros municípios com mais impugnações são Zé Doca (48), João Lisboa (42), Senador La Rocque (37), Buritirana (31), Araguanã (25), Cândido Mendes (24) e Governador Newton Bello (23).
Na capital maranhense, houve apenas cinco impugnações. Tadeu Palácio (PP) foi o único postulante ao cargo de prefeito com candidatura contestada. Ele foi impugnado pelo candidato a vereador Genival Alves, do PRTB.
Em Bacabal, os dois principais candidatos, Zé Vieira Lins (PR) e José Alberto Veloso (PMDB), também estão impugnados, assim como o candidato a vice-prefeito de Pinheiro, o suplente de deputado estadual Luciano Genésio (PCdoB).
O comunista tem débitos de aproximadamente R$ 80 mil ainda referentes às eleições de 2008, quando disputou a Prefeitura, e foi multado, na maioria dos casos, pro propaganda eleitoral irregular. “Em 2010, para disputar o cargo de deputado estadual, ele parcelou a dívida, mas, assim que terminou o período eleitoral, deixou de pagar, por isso impugnamos”, explicou a O Estado o advogado Diego Moura, que representa os interesses da coligação “O trabalho está de volta”, encabeçada pelo ex-prefeito Filuca Mendes (PMDB).
Mais
Apesar do elevado número de impugnações, em 76 municípios não houve contestação a nenhuma candidatura. “É um ótimo dado este de que em mais de 30% do estado não houve impugnações. Isto significa que o princípio da moralidade e do fortalecimento da Democracia está começando a ser respeitado. A iniciativa popular da ficha limpa tem contribuído muito”, disse a presidente do TRE, desembargadora Anildes Cruz, ao tomar conhecimento do balanço das impugnações.
Clique aqui e baixe a lista com os 818 impugnados do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!