sábado, 27 de agosto de 2016

TASSO FRAGOSO RECEBE PROJETO CINE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

TASSO FRAGOSO RECEBE PROJETO CINE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Balsas e outras também foram contempladas!
Educar por meio do cinema, esse é um dos objetivos do Projeto Cine Educação e Direitos Humanos, que está sendo desenvolvido nas escolas estaduais das Regiões do Médio Mearim e Sul do Maranhão, pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), no período de 16 a 29 de agosto. O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio das Unidades Regionais de Educação e Supervisão de Temas Socioeducacionais.
A equipe da Sedihpop realiza as oficinas com professores para fortalecer a inclusão dos direitos humanos nas escolas, assim como a utilização do cinema na sala de aula enquanto recurso pedagógico. Após essa etapa, ocorre o lançamento do projeto juntos aos alunos, com as sessões de cinema e debates sobre a temática.
“Para mim, educadora, o projeto é muito significativo porque desperta nos alunos o encanto pela temática dos direitos humanos e nos professores promove essa reflexão por meio do cinema”, comentou a professora Luzimar Lima Coelho Lucena, diretora regional de Educação em Balsas, uma das parceiras da ação.
No Centro de Ensino Padre Fábio Pertagnolli, escola participante do projeto em Balsas, os alunos aprovaram a iniciativa. “Eu achei muito importante para despertar o nosso interesse pelos direitos humanos, pelo direito à casa própria, à alimentação. Todos têm direitos e devemos saber disso”, afirmou a estudante Teresa Amanda.
Já o aluno Bruno Jorge, também de Balsas, destacou que “a atividade foi muito atrativa e uma oportunidade para vivenciar um pouco mais sobre as dificuldades dos brasileiros. Foi um choque, necessário, de realidade”.
Ivana Braga, da Supervisão de Educação em Direitos Humanos da Sedihpop, destacou a importância do projeto. “Ainda temos muitas escolas para visitar, mas já visualizamos, nas pessoas que participaram do projeto, o principal resultado que é a sensibilização aos valores dos direitos humanos. Esse resultado é fruto da parceria da Sedihpop com a Secretaria de Educação por meio dos gestores escolares e, principalmente, os professores que vão desenvolver essa semente que plantamos aqui com o Cine Educação”, enfatizou.                        
Avanços e Resultados
Este ano, o projeto Cine Educação conseguiu mais de 60 kits do Circuito Difusão, gerenciado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), fruto da parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A quantidade de kits deste ano supera o quantitativo dos recursos audiovisuais utilizados no ano passado.
Os kits são compostos por filmes selecionados da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, um catálogo e três DVDs com os filmes “Felix”, “O Herói da Barra” e “Abraço de Maré” (DVD 1); “O Muro é o Meio” e “Porque Temos esperança” (DVD 2); “Do Meu Lado” e “500 Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina” (DVD 3), além de cartazes para divulgar as sessões.
Nessa etapa, 792 estudantes e 40 professores já participaram do projeto nas escolas CE Chagas Costa (Igarapé Grande), CE Joaquim Saviano (Porção de Pedras), CE Newton Belo (Lima Campos), CE Newton Belo (Trizidela do Vale), CE Oscar Galvão (Pedreiras), CE Paulo Freire (Loreto), CE Padre Fábio Pertagnolli, CE Socorro Cabral (Balsas), CE Vinícius de Moraes e CE Caminhos para o Futuro, ambos em Imperatriz.
Nesta quinta feira (25), será a vez da escola Vera Lúcia dos Santos Carvalho, em Fortaleza dos Nogueiras, receber o projeto. O projeto ainda vai passar pelas cidades de São Roberto, São Raimundo, Lagoa Grande do Maranhão, Esperantinópolis, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues e Bernardo do Maranhão, no Médio Mearim. Na Região Sul, o Cine Educação visita, também, os municípios de Formosa da Serra Negra, Tasso Fragoso, São Félix de Balsas, Alto Bonito, Bacuri e Carolina.
Em 2015, o Cine Educação e Direitos Humanos teve a participação de aproximadamente mil estudantes e cem professores, sendo realizado em 20 escolas de 15 municípios maranhenses, a maioria na área de abrangência do Plano Mais IDH, além das escolas que mudaram de nome porque homenageavam personalidades ligadas a ditadura militar. Os kits utilizados no ano passado foram obtidos em articulação com a SDH/PR e a Universidade Federal Fluminense (UFF), pelo Departamento de Cinema e Vídeo.

Fonte: Sedihpop

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!