quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ESCOLAS DA REDE ESTADUAL INTENSIFICAM OS PREPARATIVOS PARA O ENEM 2016

ESCOLAS DA REDE ESTADUAL INTENSIFICAM OS PREPARATIVOS PARA O ENEM 2016
19 Unidades Regionais de Educação!
Escolas da Rede Estadual de Ensino, em todo o estado, intensificaram as ações preparatórias dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro. Por orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as escolas, em todas as 19 Unidades Regionais de Educação (URE), estão aplicando simulados integrados entre duas ou mais escolas, por área de conhecimento, trabalhando as matrizes curriculares do Enem.
Imagem: Reprodução
As Unidades Regionais de Educação também estão estimulando o uso da plataforma do Governo Federal, conhecido como “A Hora do Enem”, na qual as escolas disponibilizam os laboratórios de informática para que os alunos possam realizar os provões, entre outras ações. Além disso, várias escolas têm projetos exclusivos.
O Centro de Ensino Fernando Perdigão, em São Luís, que, este ano, tem cerca de 90% dos alunos do terceiro ano inscritos no exame, é uma das escolas da rede, cujos gestores e professores estão fazendo um trabalho de reforço de conteúdo visando melhorar o resultado no Enem, e, acima de tudo, colaborar para o desempenho pessoal de cada aluno, que sonha em cursar uma faculdade.
Com o projeto “Treinando o Enem”, a escola realiza provas bimestrais no formato do Enem, para que os estudantes se familiarizem com as questões no estilo do exame. Além disso, para os alunos do 3º ano, são realizadas aulas aos sábados, com revisão de conteúdo, intensificando as técnicas de redação e trabalhando as temáticas sociais, como violência, drogas, entre outros temas.
 “O Enem é uma grande oportunidade para que eu possa alcançar os meus objetivos no futuro, entre eles fazer faculdade de Gastronomia. O Enem é a única porta que eu vejo para realizar este sonho”, destacou Amanda Santos, de 17 anos.
 Marlos Viana da Silva, 17 anos, planeja cursar Medicina. Aposta em seu empenho e na força que a escola está dando aos alunos. “Eu tenho estudado bastante em casa, abri mão de saída com os amigos, brincadeiras, para focar nos estudos. E a escola e os professores têm sido muito parceiros nos incentivando, garantindo a revisão de conteúdo”, diz Marlos, cheio de esperança.
 “Este, é acima de tudo um trabalho de motivação, mostrando aos alunos que eles podem competir. Eles precisam entender que a oferta de vagas no Enem para alunos de escolas públicas é significativa, e eles precisam aproveitar a oportunidade”, disse Sander Garcia, gestor geral do Fernando Perdigão.
 Regionais
 A URE de Imperatriz, em parceria com professores voluntários da própria Rede Estadual, promove aos sábados, no Centro de Formação de Professores, o cursinho preparatório “UREI PRÓ-ENEM 2016”, com objetivo de contribuir para a preparação dos estudantes para o exame. A ação acontece desde o ano passado, com aulas das quatro áreas do conhecimento, inclusive redação. Cada escola foi contemplada com 20 vagas. Além disso, tem ainda o ‘Aulão de Redação’, para alunos de 3º ano de outros municípios da URE. 
“Estamos empreendendo esforços para que nossos alunos das escolas estaduais possam fazer uma boa pontuação no Enem e assegurar sua vaga em uma universidade pública dos seus sonhos. Esta ação, que também reforça o trabalho dos professores em sala de aula, tem também o objetivo de melhorar o Ideb da nossa região e do nosso Estado”, declara a gestora da UREI, professora Orleane Santana.
Em Chapadinha, desde agosto, escolas da Unidade Regional de Educação estão desenvolvendo o “Fique bem no Enem”, projeto focado na preparação dos estudantes para o exame. Com o projeto são realizadas aulas extras aos sábados, quando os alunos têm a oportunidade de aprender novos conteúdos, tirar dúvidas, além de revisar os principais conteúdos estudados em sala de aula.
Este ano, cerca de 300 estudantes das escolas da Rede Estadual, do município de Chapadinha, estão inscritos no Enem. “Nós estamos muito felizes com o entusiasmo dos nossos estudantes que estão respondendo à iniciativa, participando das aulas. E também, com a motivação dos professores que se disponibilizaram em ajudar. Nós estamos confiantes que virão bons resultados”, destacou Leodenes Baggio, gestora da URE Chapadinha.
Investimentos na educação
Melhorar a qualidade do ensino público do estado e, consequentemente, o desempenho dos estudantes da Rede Pública no Enem, é um dos compromissos do Governo do Maranhão, que intensificou os investimentos e as ações de incentivo à educação, como o Programa Mais Ensino Médio, que visa à revitalização curricular da rede estadual; contratação de novos professores com a realização de concurso público, para uma jornada de 40 horas; a organização do quadro de professores, com a ampliação de jornada e unificação de matrículas docentes; o Pacto Nacional do Ensino Médio (PNEM), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), na realização de ações formativas para os professores, com resultado em sala de aula.
“O Governo também está investindo em ações para fomentar o protagonismo juvenil no Ensino Médio, com a Caravana Juvenil, a implantação das escolas de Educação Integral em tempo integral e o trabalho para que unidades escolares tenham condições dignas que proporcionem aos alunos um ambiente escolar, no qual a juventude é protagonista do seu próprio processo de aprendizagem”, destaca o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Fonte: SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!