quinta-feira, 20 de outubro de 2016

CAMPANHA ‘OUTUBRO ROSA’ SEGUE ALERTANDO MULHERES

CAMPANHA ‘OUTUBRO ROSA’ SEGUE ALERTANDO MULHERES
Compartilhe já!
Esta quarta-feira (19), foi mais um dia de outubro voltado para a conscientização sobre prevenção do câncer de mama e atenção à saúde da mulher em diferentes unidades de saúde do Maranhão. Uma Blitz Educativa com orientações sobre cuidados para prevenção e importância do autoexame foi realizada no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). A ação promovida pelo Governo do Estado integra a programação do ‘Outubro Rosa’ e foi direcionada a servidores, acompanhantes e pacientes.
Durante a atividade, a enfermeira Jovenília Coelho esclareceu sobre o modo correto de fazer o autoexame e explicou sobre o exame da mamografia. “O ideal é que cinco dias após a menstruação, a mulher realize esse toque nas mamas e também nas axilas. Ao perceber qualquer alteração, é importante procurar logo o médico. A saúde é um bem precioso, a nossa mensagem é não deixar para depois e fazer sempre o autoexame”, alertou a enfermeira.
A acompanhante Maria da Conceição Barbosa elogiou a iniciativa. “Achei excelente esse trabalho de informar, chamando atenção para a causa e é um alerta para as mulheres”, contou. Já a paciente Janete Costa Ferreira aproveitou para tirar dúvidas. “Eu faço o autoexame e a enfermeira explicou que é preciso fazer todos os meses, isso é prevenção, é saúde também”, disse.
As atividades para ampliar o combate ao câncer de mama também foram realizadas no Centro de Especialidades Médicas do Vinhais (CEM/Vinhais), onde foi realizado um ciclo de palestras sobre saúde da mulher, motivada pela campanha ‘Outubro Rosa’. Dentre os temas estiveram ‘Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero’, ‘Acesso da mulher aos serviços de saúde’, e ‘Lidando com o câncer’.

Para o médico ginecologista Hilmar Hortegal, a campanha de conscientização é eficaz e costuma, inclusive, aumentar a procura por exames preventivos e complementares. “A prevenção do câncer de colo do útero é uma preocupação constante e aproveitamos a campanha deste mês para destacar também essa temática e mostrar para homens e mulheres como se prevenir deste câncer tão recorrente devido à infecção pelo HPV. Alcançamos nosso objetivo quando observamos que, com o aumento das informações, a procura pelos exames é maior nas unidades de saúde”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!