quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

GRUPO DE CAPOEIRA CONGO-ARUANDÊ DE ALTO PARNAÍBA-MA

GRUPO DE CAPOEIRA CONGO-ARUANDÊ DE ALTO PARNAÍBA-MA
"EU SOU COMO A ÁGUA E COMO O VENTO... ESTOU EM TODOS OS LUGARES "
PROFESSOR AVELINO CONHECIDO NA CAPOEIRA COMO MESTRE "FUMAÇA".
Neste dia 19 de fevereiro de 2011, a equipe de reportagem do Blog Mistura Total esteve com o professor Claudio Avelino, mais novo morador de Alto Parnaíba. O mesmo, desenvolve um interessante Projeto de Capoeira com os jovens de Alto Parnaiba-MA e Santa Filomena-PI. Nós estivemos lá no bairro Santa Cruz, onde atualmente se reunem para conhecermos de perto, essa importante iniciativa. O Professor nos relatou histórias imprecinantes de jovens que estavam outrora no mundo das drogas e que agora mostram para os seus colegas não cigarros de maconha, mais um novo caminho a ser seguido.
Ao chegarmos lá, o professor Avelino nos saudou com a seguinte frase: "Eu sou com a água e como o vento... estou em todos os lugares... seja na frente ou atrás lá estarei".
A nossa equipe percebeu que ali desenvolve muito mais do que um projeto social. Busca-se-á contantemente a valorização do ser humano, ou seja, da vida humana em sua plenitude.
Projetos Sociais Capoeira como Forma de Socialização 
O professor CLAUDIO AVELINO, tem 35 anos de idade, é conhecido no mundo da Capoeira como "MESTRE FUMAÇA". Ele trabalha com jovens e com projetos sociais/culturais, há muito tempo, principalmente com a CAPOEIRA.
Trabalha não só com projetos, mais com outras atividades, como por exemplo educação física. Anteriormente trabalhava na aréa de segurança para uma empresa de São Luís (Norsegel). Através dessa empresa que veio a nossa cidade e logo de cara se apaixonou pelo lugar, voltando logo em seguida em definitivo, ou seja, para se tornar um morador desta cidade. O mesmo morava em São Luís, onde se encontram atualmente seus familiares.
Após termos perguntado o que o motivou a ficar por aqui, ele respondeu: "eu vi na praça jovens bebendo e fumando... vi na beirra rio outros fumando drogas... meu ideal é o resgate da cidadania".
O que é a capoeira para você? e qual a sua metodólogia de trabalho?
 "FUTURO - capoeira é uma filosofia de vida... capoeira é perguntas e respostas... eu tenho no aluno a imagem da arvoré, trago pela raiz, tenho uma didática de ensino, mostrando o futuro".
"Eu praparo o aluno para a vida"
"Trato meus alunos como FILHOS"
Como você ver seus alunos hoje, depois desse tempo convivendo com eles?
"As pessoas que treinam/convivem comigo mudaram completamente, pois lagaram as coisas ruins" finalizou o professor.
Coversamos com alguns alunos e a resposta era muito parecida com a que POLIANA nos deu: "A capoeira pra mim é um esporte de liberdade... tira muitos jovens do mundo do mal... o jeito que ele (Professor Avelino) ensina me fez mudar de ideias ruins para boas... e os planos dele é trazer mais projetos para mudar ainda mais a mentalidade dos jovens... capoeira pra mim é LIBERDADE finalizou ela".
Observação: O GRUPO DE CAPOEIRA CONGO-ARUANDÊ "PROJETO SALTO PARA O FUTURO" DE ALTO PARNAÍBA-MA, continua com esse nome até finalizar o reconhecimento que está em andamento, após o esse processo passará a se chamar "CENTRO CULTURAL ESPORTIVO BRASIL DE CAPOEIRA GUERREIROS DE PAI JOSÉ CONGO-ARUANDA" com apoio da ONG: OCIP "RESGATE DE CRIANÇAS E ADOLECENTES DE ALTO PARNAÍBA", cuja presidencia hoje é do Professor Avelino.
Para finalizar vale ressaltar que este projeto não conta com apoio de nenhama entidade governamental, seja ela qual for. Pois os mesmos, não se preocupam ainda com a questão social de nossa cidade.
Reportagem: Raildson Rocha e Maurean Mendes

Um comentário:

  1. A vida nos ensina a ser muito
    mais do que seres humanos
    ensina a ser guerreiros.
    não usando armas e sim usando os
    maiores poderes o maior poder q uma pessoa possui
    a força de vontade.o amor a vida e o maior de todos
    a preocupação com o proximo.
    parabems mestre fumaça
    sua luta jamais sera solitaria
    estamos juntos com vc
    valew

    ResponderExcluir



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!