domingo, 26 de abril de 2015

CONSTRUÇÃO DE HIDROELÉTRICA CAUSARÁ CONSEQUÊNCIAS GRAVES E IRREVERSÍVEIS

CONSTRUÇÃO DE HIDROELÉTRICA CAUSARÁ CONSEQUÊNCIAS GRAVES E IRREVERSÍVEIS
“Cabe então a nós exigirmos dos nossos governantes que isso não aconteça”!
O Padre Alex Lafuente, alto-parnaibano de coração a mais de 30 anos e ambientalista, escreveu texto que foi divulgado pelo blog de Carlos Biah, esta semana, na qual critica a construção da Usina Hidroelétrica Canto do Rio que será instalada próximo a cidade de Tasso Fragoso, no Rio Parnaíba.
Para ele, a construção é um assalto e de consequências graves e irreversíveis, para a região toda, “...projeto de implantação da usina hidroelétrica Canto do Rio que, tenham certeza, vai acabar com o rio Parnaíba e com boa parte do Bioma da região, sem possibilidade de volta atrás, se nós não nos organizarmos pra evitar esta catástrofe.
Pe. Alex - Pau Brasil / Foto: Reprodução
Pe. Alex chama atenção ainda, para as reuniões que acontecerão em Santa Filomena – PI, dia 12 de maio às 18h, no CISEC, em Alto Parnaíba – MA no dia 13 de maio 18h, no CREAP e em Tasso Fragoso – MA dia 14 de maio às 18h, no Ginásio Municipal de Esportes, pois para ele, este é o momento de intervir e exercer sua cidadania. Ele reforça que haverá transporte será gratuito para os proprietários de terra e povoados da área de influência direta do empreendimento, mas é necessária a inscrição com antecedência pelo telefone: 0800 887 0879.
Árvores petrificadas / Foto: Reprodução
O texto muito bem fundamentado, fala das espécies nativas e árvores centenárias que deixarão de existir com a referida hidroelétrica, dos peixes e dos nativos que perderão seus lares e ficarão com um futuro incerto. E na parte final de seu texto, ele lembra que para que a hidroelétrica seja de fato instalada, é necessário permissão dos governantes locais e que cabe a população cobrar seus direitos, “por último, quero lembrar que a barragem não poderá ser construída se os prefeitos dos municípios atingidos não derem a sua permissão, assinando o protocolo de implantação. Cabe então a nós exigirmos dos nossos governantes que isso não aconteça, pois eles são os nossos representantes, a nossa voz e é para isso que foram eleitos”.
Leia o texto completo: Clique aqui
Por Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!