terça-feira, 8 de março de 2016

RIO PARNAÍBA ESTÁ SECANDO E PRECISA DE AJUDA

RIO PARNAÍBA ESTÁ SECANDO E PRECISA DE AJUDA
Precisamos fazer alguma coisa para salvar o rio!
O Rio Parnaíba (o Velho Monge como é conhecido), divide os estados do Maranhão e do Piauí. Etimologicamente, o termo vem do língua Tupi e significa "mar ruim", através da junção dos termos paranã = "mar" e aíb = "ruim" é o maior rio genuinamente nordestino. Antes do seu nome atual, possuiu vários outros: Fam Quel Coous (Miler, 1519); Rio Grande (Luis Teixeira, 1574); Rio Grande dos Tapuios (Gabriel Soares Moreno, 1587); Paravaçu (Padre Antônio Vieira, 1650); Paraguas (Guillaume de L’isie, 1700); Param-Iba, (Dauville). O nome Parnaíba se deve ao bandeirante paulista Domingos Jorge Velho.
O rio nasce no sul do Maranhão (na Chapada das Mangabeiras), da confluência de três cursos d'água: o Água Quente, na divisa do Piauí com o Maranhão, o Curriola e o Lontra, no Piauí. A área atualmente é preservada pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. O rio percorre cerca de 1.450 km da nascente até o Oceano Atlântico.
Atualmente pode se observar que sua capacidade de água encontra-se muito baixa. Mesmo estando em período chuvoso nesta região do Alto Parnaíba, o baixo volume de água surpreende antigos moradores que narram histórias de épocas em que o rio colocava medo nas travessias pela sua força. Hoje, muitos lamentam a seca e falam da morte lenta desse rio tão importante para os dois estados, sobretudo no sustento e matando a sede de milhares de pessoas ao longo de seu percurso.
Para muitos, a causa é do desmatamento de suas margens, do assoreamento que vem acontecendo ao logo dos anos e nunca foi feito nada para impedir esses crimes ambientais, mesmo com o parque, muita coisa ainda precisa ser feita. Seria imprescindível a presença firme de um órgão de fiscalização como o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), ou Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na cidade de Alto Parnaíba – MA, haja vista que a maior parte deste, encontra se dentro do Parque, para uma melhor fiscalização, ou até mesmo, a revitalização do CDPAR (Centro de Defesa das Nascentes do Rio Parnaíba), para gerir meios sustentáveis a partir destas terras sem agredir o meio ambiente, sobretudo cuidar desse rio tão precioso. A criação de um turismo consciente e sustentável, sob o olhar e orientação destes três órgãos, levaria o município alto-parnaibano a um nível nunca visto na região. Falta acreditar no potencial, pois as riquezas naturais e culturais são visíveis.
Precisamos fazer alguma coisa para salvar o rio, é necessário ações constantes dos governos durante um período que possibilite a recuperação do mesmo, e a conscientização da população para sua preservação ambiental.
No dia 29 de fevereiro, nos surpreendemos com o baixo volume de água nas Corredeiras da Taboca, boa parte das pedras que outrora estavam submersas, hoje encontram-se descobertas, em alguns lugares com apenas um salto pode-se passar de um estado para outro, sem muito esforço. Esta situação nos colocou em alerta para a necessidade de se olhar com carinho a situação de nosso patrimônio natural.
O governo piauiense, maranhense e o federal precisam fazer campanhas educativas nas escolas, no rádio, e na TV, explicando os reais problemas ambientais. Temos que fazer nossa parte que é preservar o meio ambiente, pra que amanhã as futuras gerações não venha sofrer as consequências por falta d'água. Salve o maior patrimônio da humanidade que é a fonte de água!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!