sexta-feira, 31 de maio de 2013

ALTO PARNAÍBA – MA CELEBRA CORPUS CHRISTI E CONFECCIONA TAPETES

ALTO PARNAÍBA – MA CELEBRA CORPUS CHRISTI E CONFECCIONA TAPETES
Povo confeccionou tapetes para celebrar Corpus Christi!
Tapetes / Foto: Raildson Rocha
Em Alto Parnaíba – MA a procissão aconteceu da Igreja Matriz até a Igreja de São José no bairro São José, nesta quinta-feira (30), onde milhares de pessoas lotaram não só as igrejas mais também participaram da procissão.
Igreja de Nossa Senhora das Vitórias / Foto: Raildson Rocha
 A Igreja Matriz de Alto Parnaíba foi uma das primeiras na região a criar a confecção dos tapetes que, já passa de 15 anos. 
Procissão / Foto: Raildson Rocha
Para realizar o trabalho, cada escola escolhe um ponto (antes era na Av. Rio Parnaíba, depois na quadra, depois no calçadão Vitória) os alunos criam os desenhos e juntos, recolhem materiais para as pinturas (areia colorida, pedras, raspas de madeira e tecido, entre outros).
Este ano, as pinturas foram feitas em frente à Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, no centro da cidade. Havia mais de três anos que a tradição tinha sido deixada de lado, mais parece que nossa cultura estar de volta, para a felicidade da cidade.
Procissão / Foto: Raildson Rocha
A comunidade acredita que a festa simboliza a retribuição do amor de Jesus pela humanidade, ou seja, Jesus não só nos dá o pão, como se faz pão, se faz alimento. Na festa de Corpus Christi, se faz memória e se celebra esse grande gesto de amor.
Igreja de São José / Foto: Raildson Rocha
A passagem do padre Ugo, por cima dos trabalhos marcou o início da procissão do Corpo de Cristo. Essa tradicional festa acontece sempre numa quinta-feira, dia em que a Eucaristia foi instituída. A celebração de Corpus Christi surgiu ainda na Idade Média e foi trazida ao Brasil pelos portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!