sábado, 21 de junho de 2014

BR 235/PI: TERCEIRO TRECHO PARA CHEGAR A SANTA FILOMENA AINDA CAUSA DOR DE CABEÇA

BR 235/PI: TERCEIRO TRECHO PARA CHEGAR A SANTA FILOMENA AINDA CAUSA DOR DE CABEÇA
A tão sonhada Ponte nem previsão!
BR 235 / FOTO: ARQUIVO DO BLOG
A BR-235 é a principal rodovia do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) no Piauí, onde ligará as cidades de Gilbués e Santa Filomena - PI, trecho de 130 km com asfalto. A ordem de serviço para pavimentação asfáltica dos 130 km da BR 235 entre Gilbués e Santa Filomena, sob responsabilidade da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), com recursos do PAC 2, foi assinada pelo Governador Wilson Martins no dia 20 de janeiro de 2012.
BR 235 - PI / Foto: Maurílio Feitosa / Blog Mistura Total
A pavimentação da BR-235/PI foi dividida em três etapas, o primeiro trecho, de 40 km, já está construído e teve início no entroncamento com a BR-135, entre as cidades de Gilbués e Monte Alegre e terminou após o Povoado Grotões. Nesse trecho tem a maior ladeira de todo o percurso, que ainda não foi concluída (a obra está parada há vários meses), mais uma parte do asfalto por baixo da ladeira já foi feito.
A segunda, também já concluída, com cerca de 50 km, começou após o Povoado Grotões e já chegou ao Povoado Matas, restando apenas à conclusão da segunda ladeira do percurso, que já está quase pronta para receber asfalto.
BR 235 - PI / Foto: Maurílio Feitosa / Blog Mistura Total
A terceira e última etapa, com cerca de 40 km, vai do Povoado Matas até o Rio Parnaíba, passando pelo vale do Rio Taquara. Se somadas todas as partes com asfalto, chegam mais ou menos a 115 km, não incluído as duas ladeiras mencionadas anteriormente. Os serviços de terraplanagem e desmatamento estão a cerca de 15 km de Santa Filomena.
O asfalto além de enterrar boa parte da antiga estrada que era praticamente intrafegável, vem beneficiando uma das regiões de maior produção de grãos do Estado, a dos Cerrados de Santa Filomena. Mas o pequeno trecho que ainda não possui asfalto e nem terraplanagem, tem se tornado a dor de cabeça de motoqueiros e motoristas.
BR 235 - PI / Foto: Raildson Rocha / Blog Mistura Total
Ontem (20), visualizei três caçambas carregadas quebradas nesse trecho, e uma sem conseguir subir uma ladeira (12 km de Santa Filomena), e segundo o motorista um grande buraco e a grande quantidade de pó (puaca como é conhecido popularmente), impedia a passagem da mesma e dos demais carros. A situação é pior para quem trafega de moto, a poeira tem sido um vilão nesse trecho.
A tão sonhada Ponte Estaiada sobre o Rio Parnaíba, ainda depende de uma autorização ambiental do IBAMA para poder iniciar as obras. A inauguração da estrada está prevista para dezembro, até lá muita água irá correr no Rio Parnaíba, e o pior, sem ponte.

2 comentários:

  1. Olá, mas de todo modo é possível ir de carro de Alto Parnaíba até Santa Filomena, e de lá até Barreiras na Bahia, tens informação?
    Jorge Ribeiro - Marabá - PA


    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge, é possível sim, há apenas um pequeno trecho de pouco mais de 10 km com piçarra e já estão colocando terraplanagem. Desejo de boa viagem! aproveite para visitar nossa querida Alto Parnaíba!

    ResponderExcluir



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!