sábado, 14 de junho de 2014

PROFESSORA PREMIA ALUNA COM TABLET PELO ATO DE LER

PROFESSORA PREMIA ALUNA COM TABLET PELO ATO DE LER
“Passei aqui 30 anos e 2 meses nessa escola. Pra mim aqui é minha família”!
Professora Maria das Vitórias e o Gestor Raimundo Maia / Foto: Raildson Rocha
Este final de período o Centro de Ensino Vitorino Freire, foi marcado por fortes emoções. Uma delas chamou bastante atenção, por não ser algo rotineiro, estou falando do projeto “A importância do Ato de Ler” criado pela professora Maria das Vitórias Vieira Castelo Branco que ministrava aulas de Língua Portuguesa, e premiou uma aluna com um tablet.
Aluna Shallana e a Professora Maria das Vitórias / Foto: Smith Rosa
A professora Maria das vitórias, grande lutadora pelo ensino público nesta cidade, fará falta nas salas de aula, a mesma será beneficiada com a aposentadoria após 30 anos de trabalho. Suas últimas aulas foram realizadas no dia 11 deste mês de junho. A mesma se emocionou ao falar se sua aposentadoria e do projeto, em entrevista ao Blog, na tarde deste dia 12.
Shallana Rosa / Foto: Smith Rosa
A aluna Shallana Silva Nunes Rosa, do 1º ano C, do Centro de Ensino Vitorino Freire, única escola pública do estado na cidade, foi a contemplada com o prêmio de um tablet, na conclusão do projeto “A importância do Ato de Ler”. A aluna que é filha do blogueiro Smith Rosa leu vários livros e apresentou a história aos colegas da escola.
Maria das Vitórias / Foto gentilmente cedida por Edna Gama
VEJA A ENTREVISTA NA INTEGRA:
Blog FMT: Como surgiu a ideia de criar um projeto que premiasse o aluno que mais tivesse lido livros?
Maria das Vitórias: Foi pensando em melhorar o conhecimento deles, a leitura, a linguagem, a expressão, a escrita. Especialmente o 1º ano C, turma que ministrava esta disciplina.
Blog FMT: Como ocorreu a escolha do prêmio?
Maria das Vitórias: No dia que fiz a proposta pensei em um celular ou num tablet. Após ver que o celular é muito comum, decidir pelo tablet.
Blog FMT: Quando teve início esse projeto?
Maria das Vitórias: Em meados de março, eu fiz a proposta de quem conseguisse ler mais livros e apresentasse, daria um prêmio. Na hora não divulguei o que seria, e o tablet, foi devido à tecnologia avançada que facilitará ainda mais a leitura.
Blog FMT: Como foi o processo de conclusão desse trabalho? E como foi a relação da ganhadora com a leitura?
Maria das Vitórias: Ela (Shallana Silva Nunes Rosa) até ressaltou em sua fala, que às vezes agente faz algo pensando de alcançar algo e não acontece, e às vezes agente planeja e consegue mais do que se planejou. E ela me surpreendeu, pois apresentou melhor aqui no palco, do que na sala. Dai ela mesmo respondeu que se desenvolveu muito, até o espaço dela, ela preencheu mais. Ela se apegou ao projeto, apreciando ainda mais a leitura...
Blog FMT: O pai (Smith Rosa) esteve presente no evento parabenizando a filha, como você avalia essa presença do corpo docente e da família?
Maria das Vitórias: Procurei envolver o corpo docente e a família. A presença do pai foi para dar ênfase na relação filha e pai, para aproximar a família da escola. E também para ver como ela é uma aluna boa em sala de aula, na escola.
A professora Elaine, nem se fala, pois sou uma grande admiradora dela. É uma pessoa muito sábia, segura do que fala.
O professor Maia, me comoveu em tudo que falou, por que eu convivi mais aqui com eles do que com minha família, pois passei aqui 30 anos e 2 meses nessa escola. Pra mim aqui é minha família também.
Blog FMT: Qual lição você deixa para que se adquira o hábito da leitura nessa nova geração?
Maria das Vitórias: Que eles corram atrás de mais leitura, utilizando, sobretudo, a internet, pesquisando e utilizando os novos meios.
Maria das Vitórias / Foto gentilmente cedida por Edna Gama
A professora Maria das Vitórias finalizou dizendo que se sentia uma vencedora: “O que eu sinto, é que sou uma vencedora, por que eu passei esse tanto de anos e estou sendo contemplada com a aposentadoria. Acho que sou comtemplada por Deus e também pelos colegas. Teve momentos difíceis, mas superamos juntos e meus colegas são minha família, por isso chorei tanto, mesmo sabendo que sempre estarei por aqui, perto de vocês”.
Agradecimentos: Edna Gama e Smith Rosa pelas fotos
Por Raildson Rocha

2 comentários:

  1. Professora Maria das Maria Das Vitórias Vieira, Quando ainda adolescente estive sua mestra naquela fazenda do Tio Bernardo, ficamos amiga, cultivamos isso, mas quem sabe você nunca imaginara que um dia muito distante aquela semente brotaria e traria resultado magnifico. PARABÉNS! você é uma vencedora, sou sua admiradora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria das Vitórias V. C. Branco disse...
      Verdade, nunca pensei mesmo de um dia ser uma professora, lembrando bem que você faz parte desses frutos, obrigada por ter me ajudado a chegar aonde cheguei, e agradeço a Deus em primeiro lugar e depois você e as demais professoras que se dedicaram de me ensinarem. Eu também te admiro muito como profissional e como pessoa que é.

      Excluir



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!