terça-feira, 14 de julho de 2015

CEMITÉRIO NO SUDESTE DO PIAUÍ MOSTRA REGISTROS DE ESCRAVIDÃO

CEMITÉRIO NO SUDESTE DO PIAUÍ MOSTRA REGISTROS DE ESCRAVIDÃO
Os registros históricos, teriam acontecido por volta de 1880 (século XIX)!
Imagem: Reprodução
No último dia 04 de julho, os alunos do 2º ano do Grupo Escolar professor Lourenço Filho e os alunos da VI e VII Etapa do EJA do Delfina Queiroz estiveram próximo à sede da Fazenda Ponta da Serra, a cerca de 25 quilômetros da cidade de Santa Filomena - PI, no local que abriga um cemitério onde eram enterrados escravos e os senhores das fazendas, um verdadeiro patrimônio histórico regional.
Os alunos estavam acompanhados do Professor Raildson Rocha Ascenso, Leonardo Rocha, Ângela Lima e Edna Célia Gama, visitando aquele recinto com objetivo de conhecer o cemitério dos escravos, um local que tem um grande valor histórico e ambiental para a região, mais que ainda é pouco explorado.
O local mostra uma divisão racial clara, onde a parte do cemitério cercada era dos brancos e o lado de fora dos negros, pois não se acreditava que brancos e negros pudessem dividir o mesmo ambiente, mesmo depois da morte. Além do cemitério, há uma cerca de pedra com mais de mil metros de extensão, construída pelos negros, boa parte dela encontra-se destruída devido à falta de preservação. Esses registros históricos, teriam acontecido por volta de 1880 (século XIX), na criação de gado e no cultivo de cana-de-açúcar.
Durante a elaboração e execução da proposta de visita ao cemitério, os alunos discutiram diversos aspectos pedagógicos da disciplina de História, além de conceitos fundamentais, tais como: memória, patrimônio histórico, história oral, tradição, cultura, escravidão, preservação patrimonial, dentre outros. Mesmo sendo aulas pouco utilizadas nos dias atuais, as aulas de campo são valiosíssimas, pois leva o alunado a uma melhor compreensão do assunto abordado fora do ambiente escolar.

Por Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!