sábado, 16 de abril de 2016

AÇÕES DO GOVERNO VISAM MELHORAR DESEMPENHO NO ENEM

AÇÕES DO GOVERNO VISAM MELHORAR DESEMPENHO NO ENEM
Aulões do Enem ocorrerão em 57 cidades do estado!
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o principal meio de acesso a várias políticas de educação em nível nacional e estadual. O Governo do Estado desenvolve várias ações com o objetivo de aumentar a participação de estudantes maranhenses e o seu desempenho nas provas do exame.
As ações são realizadas por meio das secretarias de Estado da Juventude (Seejuv), de Educação (Seduc) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e reforçam o compromisso do o governo em fortalecer e dar celeridade às políticas públicas de educação para a juventude, com foco contínua formação, ampliando as oportunidades e garantindo o protagonismo juvenil no estado.
Nesta sexta-feira (15), um Grupo de Trabalho formado por representantes das três secretarias, reuniu-se para dialogar sobre as ações já executadas pelos órgãos com foco no Enem 2016 e pensar em novas estratégias para aumentar o desempenho dos jovens maranhenses nas provas do exame.
Para o secretário adjunto de Participação Popular da Seejuv, Paulo Romão, as ações têm como principal objetivo principal democratizar o Enem no Maranhão e ampliar as chances dos jovens maranhenses de ter acesso às políticas públicas que tem o exame como meio de ingresso.
“O Enem é uma porta de acesso ao Ensino Superior por meio do Sisu e do Prouni, ao Ensino Técnico por meio do Sisutec, ao Fies, a conclusão do Ensino Médio, acesso ao mercado de trabalho e aqui no estado, é uma das condições de concorrer às vagas do programa CNH Jovem. Por isso, o Governo do Estado por meio da Seejuv, Secti e Seduc, está fazendo um esforço conjunto no sentido de pensar estratégias para aumentar o número de jovens que realizam as provas e também melhorar o desempenho dos candidatos maranhenses, por entender que essa é uma pauta fundamental para a vida da juventude”, ressaltou.
Entre as ações já em desenvolvimento, destaque para o programa Pré-Universitário (PreUNI). Desenvolvido pela Secti, trata-se de um curso preparatório gratuito voltado para os jovens e adultos, direcionado aos alunos interessados em ingressar na Educação Superior, com foco no Enem. As aulas acontecem através de um aplicativo, baixado gratuitamente, e nos Aulões do Enem, realizados em vários municípios do estado, com característica de revisão de diversas disciplinas.
 Em 2015, os aulões ocorreram em 22 cidades, beneficiando mais de 10 mil jovens. Esse ano, com a parceria e mobilização da Seejuv, o número de solicitantes dos aulões do Enem aumentou em mais de 100%, e as revisões ocorrerão em 57 cidades do estado.
 A coordenadora do Preuni, Eneida Erre, destacou a importância do aumento na quantidade de municípios que receberão os aulões do Enem. “A maioria dos estudantes, principalmente os jovens não tem condições de pagar um cursinho preparatório para o Enem. Os aulões contribuem no reforço do conhecimento desses jovens e contribuem para que possam ter mais chances de ingressar no Ensino Superior. Com a mobilização feita pela Seejuv, conseguimos mais que dobrar o número de municípios que receberão os aulões e conseqüentemente, o número de estudantes que serão preparados para fazer as provas do exame”, comentou.
 Outra proposta debatida pelo Grupo de Trabalho com foco na melhoria dos índices do Maranhão no Enem foi o aumento do número de municípios onde há aplicação das provas do exame no estado. Atualmente, o seletivo realizado pelo Ministério da Educação é realizado em apenas 78 cidades maranhenses. Para conseguir fazer as provas, muitas pessoas precisam se deslocar de um município para outro, o que por vezes provoca desestímulo, resultando em um baixo índice de maranhenses que realizam o exame no Maranhão.
 “Nós vamos buscar junto ao Ministério da Educação, aumentar o número de municípios onde há a aplicação das provas de 78 para em torno de 100 já este ano. Isso incidirá na diminuição dos entraves de deslocamento de candidatos de um município para outro, e com isso, esperamos aumentar a quantidade de maranhenses inscritos no Enem”, explicou o supervisor de Políticas Educacionais para a Juventude da Seduc, Márcio Silva.
 Além de aumentar o número de cidades que aplicarão as provas e a quantidade de jovens que se prepararão para as provas, o Grupo de Trabalho também está desenvolvendo estratégias de mobilização para que mais jovens maranhenses se inscrevam e façam as provas do Enem esse ano. Para isso, serão desenvolvidas campanhas de incentivo por meio das redes sociais e dentro das escolas da rede estadual de ensino.

 Fonte: Seejuv  Texto: Gildean Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!