quarta-feira, 9 de setembro de 2015

FESTEJO DE NOSSA SENHORA RELEMBRA FUNDAÇÃO DE ALTO PARNAÍBA E REÚNE MILHARES

FESTEJO DE NOSSA SENHORA RELEMBRA FUNDAÇÃO DE ALTO PARNAÍBA E REÚNE MILHARES 
Como o tema: “Maria Nossa Senhora, Mãe da Eucaristia” foi um ótimo momento de oração!
Primeiro dia de Festejo / Foto: Smith Rosa
Missas, bênçãos e graças alcançadas, assim é comemorado o tradicional festejo em honra a Nossa Senhora das Vitórias, Padroeira de Alto Parnaíba Sul do Maranhão, que se inicia dia 30 de agosto e vai até 08 de Setembro.
Este ano de 2015, uma multidão de fiéis participou ativamente da programação do festejo que iniciou às margens do Rio Parnaíba, para lembrar o marco inicial da cidade, os fundadores e os vaqueiros, e depois houve uma grande caminhada pelas ruas da cidade, momento este, que ficará marcado na história da cidade.
Foto: Carlos Biah
O festejo conta com uma programação variada, e muito criativa, durante os 10 dias, as celebrações por exemplo, são sempre fervorosas e com a presença de centenas de pessoas que participam de forma ativa das orações. Para se ter uma ideia, a procissão de encerramento reuniu mais 350 pessoas, segundo a organização, que com velas, e com orações percorreram todas as igrejas dos bairros e terminou na igreja Matriz, onde teve continuidade a missa de encerramento dos festejos 2015.
Foto: Carlos Biah
A igreja Matriz de Nossa Senhora é uma das maiores da Diocese de Balsas, e é neste local que acontece todas as celebrações do festejo. A igreja chama atenção pelo esplendor e pela oportunidade que oferece a cada fiel que busca um momento de oração e devoção nestas terras alto-parnaibanas. Os turistas e filhos da terra sempre se encantam com a estrutura da matriz.
Foto: Raildson Rocha
Na última sexta-feira (04), a celebração da missa ficou por conta do Bispo Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, que é o responsável pelos trabalhos religiosos na Diocese de Balsas. Segundo ele, todos os batizados devem se dedicar a missão a cada dia e buscar na pessoa de Maria, o exemplo para responder o ‘sim’ de missionário. Dom Enemésio ainda criticou os políticos que só pensam no seu próprio bem e esquece do povo. Além dele, nesse festejo também celebraram os padres, Lúcio do Espirito Santo, Felix Cardoso, Genivaldo Ribeiro, Isaias (Santa Filomena - PI), Jorge Miranda, Robertinho, Rogério, Alex Lafuente e o Pároco Pe. Ugo Montagner.
Foto: Raildson Rocha
Para o padre Ugo Montagner o festejo é sempre uma oportunidade de unir ainda mais as famílias em oração e que é preciso nos dedicarmos ainda mais a missão. Ainda segundo ele, este ano o festejo que teve como tema: “Maria Nossa Senhora, Mãe da Eucaristia” foi um ótimo momento de oração para todos da comunidade. Na última noite de celebração, segundo estimativa de organizadores, cerca de 2 mil pessoas participaram da celebração.
Foto: Raildson Rocha
Além dos trabalhos religiosos, outras atrações do festejo, foi o bingão de moto BROS 125, pelo pequeno valor de R$ 10,00 um jovem da família Guimarães levou para casa. O leilão do gado que apesar de ter sido menor que anos anteriores reuniu lindos animais e agradou tanto doadores como arrematadores.
Foto: Raildson Rocha
O festejo terminou nesta terça dia 08 de setembro e certamente ficou marcado como um dos festejos com maior número de pessoas que se dedicaram aos trabalhos religiosos e pela participação das pessoas nas celebrações. Foi um lindo e maravilhoso momento de fé em honra a padroeira de Alto Parnaíba – MA.
Por Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!