sexta-feira, 6 de maio de 2016

PREFEITURA NOTIFICA PROPRIETÁRIOS PARA LIMPEZA DE TERRENOS

PREFEITURA NOTIFICA PROPRIETÁRIOS PARA LIMPEZA DE TERRENOS
Sob pena de pagamento das multas!
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) encaminhou, em 15 de abril, ao prefeito de Alto Parnaíba, Itamar Nunes Vieira, uma Recomendação solicitando a notificação, no prazo de 10 dias, dos proprietários de terrenos baldios, que não estejam limpos, capinados e sem materiais nocivos à saúde para que façam a limpeza dos locais, sob pena de pagamento das multas previstas pelo Código de Posturas do município.
Imagem: Reprodução
No documento, o titular da Promotoria de Justiça da Comarca, Tiago Quintanilha Nogueira, requer, ainda, que, em caso de omissão dos proprietários, a Prefeitura realize a limpeza dos lotes e, posteriormente, acresça a taxa de limpeza e as multas ao Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) dos respectivos contribuintes.
"Vários terrenos baldios no município estão completamente abandonados por seus proprietários, mesmo com a constatação de mato, pneus, latinhas de cerveja e outros objetos que acumulam água parada", afirma o representante do MPMA, no documento.
Ainda de acordo com o promotor de justiça, além de ferir as normas do Código de Postura do município, essa conduta ocasiona um campo fértil para proliferação de doenças, em especial, as transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypiti, como dengue, zika vírus e chikungunya.
OMISSÃO
Um morador do centro do município denunciou à Promotoria que ele havia relatado um fato semelhante à Vigilância Sanitária, que, supostamente, não tomou nenhuma providência.
Outra solicitação é que a Vigilância Sanitária intensifique ações de higienização, desinfecção ou desinfestação em ambientes domiciliares, como determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999).
O MPMA também pede que o prefeito Itamar Nunes Vieira (ou seu sucessor) realize, imediatamente, a divulgação das solicitações do documento, além de informar, no prazo de 10 dias, se acatará (ou não) a Recomendação. Em caso negativo, o gestor deve apresentar os fundamentos para isso.
O município de Alto Parnaíba localiza-se a 1.099 Km de São Luís.

Redação: CCOM MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!