segunda-feira, 2 de maio de 2016

VACINAÇÃO PARA COMBATER AFTOSA, BRUCELOSE E RAIVA INICIA NO MARANHÃO

VACINAÇÃO PARA COMBATER AFTOSA, BRUCELOSE E RAIVA INICIA NO MARANHÃO
Segue até o fim do mês!
O período oficial da primeira etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa iniciou neste domingo (1°) e segue até o fim do mês. A partir desta segunda (2) até o próximo sábado (7), em todas as 18 Unidades Regionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) serão promovidos eventos e panfletagens para divulgar a campanha e conscientizar os produtores maranhenses sobre a importância de continuar vacinando seus rebanhos.
Imagem: Reprodução
A campanha de vacinação contra febre aftosa faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é promovida e fiscalizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meio da Aged. Ela acontece, semestralmente, nos meses de maio e novembro no Maranhão.
Em 2015, o estado bateu recordes de cobertura vacinal nas duas etapas da campanha, com 98,82% do rebanho vacinado em maio, e, 98,04%, em novembro.
Além das ações estratégicas para atingir as regiões de menores índices de cobertura vacinal, em 2016, o Governo do Estado quer chamar a atenção dos produtores para a necessidade de vacinação dos rebanhos contra brucelose e raiva.
A iniciativa se dá após a realização das primeiras operações de exportação de gado maranhense pelo Porto do Itaqui, em abril, que fez com que o controle zoossanitário fosse reforçado para obedecer todas as exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Assim como a vacinação contra febre aftosa, a vacinação contra brucelose também é obrigatória em todo o território nacional, mas, no caso desta doença, ela é exigida apenas para bezerras de 3 a 8 meses de idade. Já a vacinação antirrábica anual de bovinos e bubalinos, a partir do primeiro dia de vida, é obrigatória em 43 municípios maranhenses, onde a Aged registrou casos positivos de raiva em herbívoros.

Informações: Aged

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!