sábado, 18 de dezembro de 2010

COMO PARTICIPAR DA POLITICA?

 COMO PARTICIPAR DA POLITICA?
Em nossa sociedade a ideia de política sempre foi muito deturpada, fazendo com que a maioria das pessoas pensem que política é coisa suja, e quem se envolve nela tem interesses pessoais e é corrupto, ou será quando conseguir algum poder. Desta forma, uns poucos pensam e decidem os rumos do Brasil, enquanto a maioria sofre e no máximo reclama de forma desorganizada. Mais existe mecanismos, onde o cidadão pode e deve fiscalizar os governos.
O ato político mais tradicional é o voto, que precisa ser feito de forma muito consciente e responsável, pois com ele escolhemos as pessoas e partidos que vão nos representar e decidir grande parte dos rumos de nosso país.
O voto não acaba no dia da eleição, mas precisa continuar no acompanhamento dos eleitos, para ver se estão fazendo o que prometeram e estão beneficiando o povo em geral, ou estão privilegiando os poderosos, fazendo crescer o número de famintos e excluídos.
Mecanismos muito importantes de participação existem atualmente. São os Conselhos no campo das políticas sociais (Crianças e Adolescentes, Idosos, Trabalho e Emprego, Saúde, Assistência Social...), os quais são abertos a toda sociedade, como instrumentos eficazes para o controle das ações dos governantes e também para a proposição de novas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!