quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

“A ESCOLA COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO”

 “A ESCOLA COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO”
A escola exerce um papel na sociedade. Pode-se afirmar que o que se aprende hoje nos bancos escolares servirá de remédio para amenizar problemas sociais futuros. É na escola que se constrói cidadãos, que se prepara as pessoas para vida.
            Em menos de um mês serão realizadas as eleições, a grande festa popular, o momento em que nós brasileiros, no direito de cada cidadão, escolheremos os nossos representantes. Esse é um momento de muita responsabilidade e a escola e jamais pode se omitir ou ficar ausente desse momento político brasileiro. A ausência da escola no que diz respeito à política pressupõe a formação de uma sociedade conivente com a continuação do estado inalterado das coisas, uma sociedade que não reclama que não expõe suas opiniões e que é incapaz de apontar o que é certo e o que é errado.
            Nesse contexto, é preciso que se reme contra a maré, a escola tem que ser livre e, além disso, é indispensável a existência de um quadro de professores conscientes, que se preocupem com o futuro daqueles que estão sendo preparados e, acima de tudo, com a disseminação do conhecimento para além do perímetro do prédio escolar. Caso não aconteça, infelizmente, a escola estará a serviço de políticos irresponsáveis que não estão preocupados em exercer a função de representantes do povo.

 Saulo Nogueira
Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!