sábado, 18 de dezembro de 2010

O CONHECIMENTO E A LIBERDADE

O CONHECIMENTO E A LIBERDADE
A liberdade foi entendida desde os tempos antigos de diversas maneiras, cada qual dentro do determinado contexto seja ele político, social ou econômico.
Assim, podemos destacá-la como possibilidade de autodeterminação, como possibilidade de escolha, como ato voluntário, como espontaneidade, como margem de indeterminação, como ausência de interferência, como libertação para alguma coisa, como realização de uma necessidade.
O seu conceito foi entendido de diferentes maneiras segundo a esfera da ação ou do alcance da liberdade. Assim falamos em liberdade pessoal, privada, liberdade pública, liberdade de expressão, liberdade de idéias, liberdade moral, etc.
O conceito de liberdade é bastante complexo. Podemos destacar três principais tipos de liberdade: a pública, a pessoal, e a natural.
A natural diz respeito a ela nos remete a questão do destino. A liberdade natural nos concede viver de certa forma de acordo com nossas próprias leis, sendo que estas devem está ligadas a lei maior, ou seja, do estado. Nos lembremos então, dos homens da antiguidade: eles viviam de acordo com suas próprias leis, porém, mesmo na aldeia onde eram formuladas as leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!