domingo, 1 de abril de 2012

JORNAL DE LONDRINA - PR PUBLICA DIREITO DE RESPOSTA DE FACULDADE DE BALSAS - MA

JORNAL DE LONDRINA - PR PUBLICA DIREITO DE RESPOSTA DE FACULDADE DE BALSAS - MA 
DIREITO DE RESPOSTA
Direção da instituição contesta declarações de professora londrinense que ministrou aulas no município maranhense.
Alunos da faculdade em salade aula: menor nota obtida pelos cursos foi 4, em uma escala de 1 a 5A Faculdade de Balsas, mantida pela Unibalsas Educacional, vem a público veicular explicações acerca da matéria publicada na coluna Folha Gente, no dia 04 de março de 2012 (repórter Paula Costa Bonini), cujo título é: ''Londrinense vive a realidade da miséria na terra de Sarney'', na qual a entrevistada, (ex-professora da disciplina de Ética daquela Instituição de Ensino Superior), dentre outras notícias afirma que seus ex-alunos são analfabetos funcionais.
A Faculdade de Balsas está situada na cidade de Balsas - Estado do Maranhão. Balsas é o epicentro de uma zona econômica com vocação para a agricultura de ponta, realizando-se como polo produtor de elite, principalmente a soja. Está em amplo crescimento econômico, como se pode observar na Revista Exame, Ed. 891, na matéria ''Onde o Brasil cresce mais rápido'', ''...municípios como Balsas, no Maranhão, que têm crescido em média 21%...''
A cidade de Balsas não é ''uma das regiões mais pobres do Brasil''. Há, todavia, desigualdades sociais e necessita-se ainda muito trabalho para sanar todas as carências diversas.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) possui variação de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Segundo a última publicação do IDH de cidades feito pelo IBGE, no ano de 2000, Balsas possui o IDH de 0,696, enquadrando-se no nível de desenvolvimento humano médio. O que difere de ter IDH ''pouco mais de zero'', conforme citado pela entrevistada.
O ensino ministrado pela Instituição observa a dicotomia entre o crescimento/desenvolvimento econômico e as carências sociais e contribui tanto para a diminuição destas diferenças quanto para a preparação de profissionais aptos a conviverem com esferas de desenvolvimento mais favorecidas.
O campus da Faculdade de Balsas está inserido numa área de 294.304 metros quadrados e, ao lado dessa estrutura física, os principais orgulhos da Faculdade são: a missão de ''promover a educação necessária para que as pessoas possam edificar a própria vida'' e a visão de ''ser a ponte para o conhecimento e desenvolvimento regional''.
A Faculdade de Balsas alcançou estas metas. Como muito bem revelam os índices do MEC. Nos anos de 2010 e 2011 foram recebidas 7 comissões de avaliação do Ministério da Educação para reconhecimento dos cursos existentes e autorização de novos cursos. O sistema avaliativo do MEC atribui notas de 1 a 5 (sendo 1 equivalente a Muito Fraco e 5 a Muito Bom). A menor nota obtida pelos cursos da Faculdade de Balsas foi a nota 4, o que comprova a qualidade da instituição e, em especial, a qualidade dos acadêmicos desta.
Ademais, a discordância de que os alunos da faculdade são ''analfabetos funcionais'' pode ser comprovada, entre inúmeros outros exemplos, pelo sucesso obtido pelos alunos do curso de Direito em números de aprovação no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Conforme dados oficiais da Ordem dos Advogados do Brasil, os índices de aprovação da Faculdade de Balsas se mantiveram bem acima da média da aprovação nacional.
Na última quinta-feira, dia 15/03/2012, a Faculdade de Balsas formou a sua primeira Turma do Curso de Direito. São 41 alunos que colaram grau. Destes, mesmo antes de obter a colação de grau, 34,14% já foram aprovados no Exame da Ordem, resultado que está acima da média nacional de aprovação no Exame 2011 que é de 15,28%. Cabe ressaltar que nem todos os formados se submeteram à prova.
E não é apenas no Exame da Ordem dos Advogados que os alunos têm se destacado. No último concurso de Ingresso de Servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, as aprovações em primeiro lugar nos cargos de Comissário de Justiça da Infância e Juventude e Técnico Judiciário - Apoio Técnico Administrativo são de alunos da Faculdade de Balsas.
Incontestavelmente, essas vitórias são frutos de um trabalho conjunto e interdisciplinar que a Faculdade desenvolve com o seu corpo docente o que desencadeia a qualidade de formação intelectual de seu corpo discente.
Além disso, vários também são os projetos de incentivo à cultura local e regional para que haja um maior intercâmbio de boas ideias entre as regiões brasileiras, valorizando a todos os indivíduos e respeitando, sobretudo, as diferenças.
As glórias mencionadas nessa explicação devem-se ao esforço, dedicação e ânimo do quadro de professores, funcionários e alunos da Faculdade de Balsas que se esmeram a cada momento para superar as dificuldades locais, regionais e até nacionais. Pois, em que pese o IDH do Estado do Maranhão não esteja entre os melhores do país e muito ainda precisa ser mudado, há pessoas de bem que acreditam e trabalham para o desenvolvimento educacional e profissional.
Indubitavelmente, a educação séria, comprometida e competente é o princípio basilar para a transformação da vida das pessoas, opinião da qual comungamos.
Fonte: Unibalsas / Colaboração: Lauriane Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!