quinta-feira, 24 de outubro de 2013

I DESFILE DA INDEPENDÊNCIA DO PIAUÍ É REALIZADO EM SANTA FILOMENA

I DESFILE DA INDEPENDÊNCIA DO PIAUÍ É REALIZADO EM SANTA FILOMENA
CONFIRA O QUE CADA ESCOLA APRESENTOU DURANTE O DESFILE!
Islane  / Foto: Agência BPI
 O desfile foi uma realização das três escolas do estado, na cidade de Santa Filomena - PI. O projeto surgiu de reunião entre professores, especialmente da ideia do professor Saulo Nogueira. E tornou-se um mega evento, realizado neste dia 19 de outubro, data na qual se comemora o dia do Piauí.
Raildson Rocha e Carlos Biah / Foto: Agência BPI
O evento teve como apresentadores, os professores Carlos Biah e Raildson Rocha. Na oportunidade fizeram uso da palavra, os diretores das escolas, um representante da 15ª GRE - Gerencia Regional de Educação, o padre Isaias e outros. O professor Saulo finalizou agradecendo a todos os colaboradores especialmente a secretaria de Educação de Alto Parnaíba que cedeu a banda para que o desfile acontecesse, falou ainda da sua satisfação pela realização do I desfile da independia do Piauí.
Saulo / Foto: Agência BPI
CONFIRA O QUE CADA ESCOLA APRESENTOU DURANTE O DESFILE:
José Dourado - Diretor do GEPLF / Foto: Agência BPI
 A escola GRUPO ESCOLAR PROFESSOR LOURENÇO FILHO, lembrou em seu primeiro pelotão, dos HOMENS PRIMITIVOS, cujas marcas são encontradas principalmente na Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato.
Primitivos / Foto: Agência BPI
 No segundo lembrou dos INDÍGENAS, povos nômades por natureza que andava sempre em busca de alimentos nos rios, campos e nas matas. Imigravam constantemente em virtude das guerras, mas dominavam algumas regiões.
Indígenas / Foto: Agência BPI
No terceiro pelotão lembrou os AFRICANOS, que eram escravizados, muitos eram comprados ou trocados por fumo, aguardente, pólvora, chumbo, etc, eram embarcados da África para o Brasil nos porões dos navios, numa viagem que durava até meses de angústias e sofrimentos.
Africanos / Foto: Agência BPI
 O quarto pelotão falou dos DESBRAVADORES, como por exemplo: Os Bandeirantes, padres, aventureiros e outros que percorreram as terras do Piauí; entretanto, não deixaram registros para estudos posteriores. Pode-se destacar a navegação no delta do rio Parnaíba por Nicolau Resende, em 1571; os padres Francisco Pinto e Luiz Figueira, vindos do Ceará, atingiram o território piauiense em missão de catequese, etc.
Desbravadores / Foto: Agência BPI
 No quinto pelotão, os protagonistas foram os VAQUEIROS, sinônimo de fortaleza, coragem que só a caatinga pode confirmar o tamanho da resistência desses homens.
Vaqueiros / Foto: Agência BPI
O sexto pelotão falou dos HERÓIS DA BATALHA DO JENIPAPO, que ocorreu em Parnaíba, em 19 de outubro de 1822, onde foi proclama a Independência do Piauí por Simplício Dias da Silva, e outros.
HERÓIS DA BATALHA DO JENIPAPO / Foto: Agência BPI
O sétimo pelotão lembrou o PIAUÍ NA GUERRA DO PARAGUAI, que foi provocada por Francisco Solano Lopes, ditador do Paraguai. Muitas províncias participaram da guerra, porém o Piauí foi a que mais enviou soldados para se incorporarem ao exército nacional.
 PIAUÍ NA GUERRA DO PARAGUAI / Foto: Agência BPI
 O oitavo mostrou os primeiros GOVERNADORES foram homenageados, bem como o atual. João Pereira Caldas foi o primeiro governante do Piauí; Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, o segundo governador do Piauí, e Wilson Nunes Martins é o atual.
Governadores / Foto: Agência BPI
O nono fez uma homenagem a alguns dos PROFESSORES da cidade de Santa Filomena que foram e são incansáveis, fazendo história dentro e fora da sala de aula.
Professores / Foto: Agência BPI
O último pelotão da escola que oferece o Ensino Fundamental, Mais Educação e Ensino Médio, homenageou os ALUNOS.
Alunos / Foto: Agência BPI
A escola UNIDADE ESCOLAR PROFESSORA DELFINA SOBREIRA QUEIROZ, em seu primeiro pelotão, lembrou as LAVADEIRAS com suas enormes trouxas de roupas nos riachos e rios piauienses, de todas, de um modo geral. Esta é uma das atividades mais populares do estado.
Lavadeiras / Foto: Agência BPI
O segundo pelotão falou da DIVINDADE DOS SANTOS REIS, que é uma das festas religiosas mais populares do Piauí.
Reis / Foto: Agência BPI
 O terceiro pelotão lembrou o BERRANTE DOS VAQUEIROS, que é a bandeira sonora e emocionante dos vaqueiros piauienses.
Vaqueiros / Foto: Agência BPI
O quarto pelotão falou das CANTIGAS DE RODA, uma das manifestações folclóricas do estado, era o ponto principal da diversão de crianças e adolescentes.
Cantigas de roda / Foto: Agência BPI
 O quinto pelotão lembrou-se da LENDA CABEÇA DE CUIA, um pescador muito pobre, que alguém o conhecia nas águas do rio Poti, vivendo de pescaria. O mito é uma das histórias mais comentada no folclore piauiense.
LENDA CABEÇA DE CUIA / Foto: Agência BPI
 O sexto pelotão lembrou os RECURSOS NATURAIS de origem vegetal, animal e mineral. Destaque para a carnaúba, o babaçu, o tatus, cutias, veados, o carvão mineral, cobre, argila, calcário, águas minerais, quartzo e outros.
Recursos naturais / Foto: Agência BPI
A escola que oferece a modalidade EJA nos ensinos Fundamental e Médio finalizou homenageando os ALUNOS.
Homenagem / Foto: Agência BPI
 A escola EDUCANDÁRIO SÃO JOSÉ DA AÇÃO SOCIAL DIVINO CORAÇÃO DE JESUS, trouxe em seu primeiro pelotão, uma que homenageava uma das fundadoras e benfeitoras da escola, que é a MADRE ELIZABETH.
Homenagem / Foto: Agência BPI
 No segundo pelotão lembrou-se das RIQUEZAS DA NOSSA TERRA, como o CERRADO, que com ajuda de imigrantes do sul do Brasil, é a região que mais se desenvolve no Estado.
Homenagem / Foto: Agência BPI
 O terceiro pelotão lembrou as LAVOURAS DE SUBSISTÊNCIA, que é um sistema de produção agrícola que visa à sobrevivência do agricultor e de sua família.
Riquezas / Foto: Agência BPI 
Utiliza recursos como, por exemplo: enxada, foice e arado e se produz: hortaliças, arroz, feijão, batata, mandioca, milho, entre outros.

SUBSISTÊNCIA / Foto: Agência BPI
 O quarto pelotão lembrou os REBANHOS, cuja atividade de pecuária, por exemplo, está presente em todos os municípios do estado.
Rebanhos / Foto: Agência BPI
 O quinto pelotão falou da APICULTURA, que está entre as mais produtivas do Brasil, especialmente em São Raimundo Nonato.
Apicultura / Foto: Agência BPI
O sexto pelotão lembrou as ATIVIDADES INDUSTRIAIS, onde as indústrias de produtos químicos, têxtil, gêneros alimentícios e bebidas são as mais encontradas no estado.
Indústria / Foto: Agência BPI
 A FRUTICULTURA foi lembrada no sétimo pelotão, e a produção vai da melancia, castanha de caju, a extração do babaçu e da carnaúba da Mata dos Cocais.
Praça / Foto: Agência BPI
 O oitavo e último pelotão da escola lembrou do ARTESANATO, que movimenta por ano cerca de R$ 22 milhões no estado.
Ficou-nos uma impressão bonita, e o desejo de que todos os anos seja realizado esse grande evento.
MAIS FOTOS? CLIQUE AQUI
Colaboração de texto: José Dourado e Inácia Nogueira
Reportagem: Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!