terça-feira, 22 de outubro de 2013

SAIBA DISCERNIR DIANTE DA EXAGERADA PROPAGANDA DE IGREJAS

SAIBA DISCERNIR DIANTE DA EXAGERADA PROPAGANDA DE IGREJAS
"Essa geração é uma geração perversa...”!
A maneira como surgem igrejas a qualquer esquina é impressionante. Mais impressionante é a mensagem de muitos líderes dessas igrejas. Não apenas superficial, mas cheia de marcketing (propaganda). Ora, se bem sabemos, marketing é sinônimo de propaganda de cunho lucrativo. É o que fazem lojas, bancos e todo tipo de empreendimento. Lendo padre Zezinho, pus-me a anotar algumas ideias que considero importantes para vermos algumas pregações à luz do que predisse o Senhor.
Jeremias, Paulo, Mateus, Pedro e atos falam com clareza sobre falsos escritos, falsos ungidos e falsos pregadores que se apossam do sagrado para obter seus fins.
Diante da propaganda (marketing) da fé, de milagres e de pregadores, é urgente conferirmos os textos sagrados e pedirmos a Deus o dom do discernimento. Ora, nem todo pregador e nem toda pregação é verdadeira. É o próprio Deus que chama atenção para isso. Confiramos na Bíblia nas passagens que seguem e veremos! JEREMIAS 14, 14-15; 23, 16-21. Ainda no capítulo 23 do profeta Jeremias, os versículos 25-27 e 30-32. MATEUS 24, 4-14, mas sobretudo, os versículos 23-28. 2Timóteo  4, 3-5.
Numa época em que esquinas, praças e ruas pipocam de pregações, estudar Bíblia é urgente e necessário. Tira-nos da passividade de pregações superficiais, calculistas e interesseiras. Olhe para os pregadores cobiçosos de adeptos que garantem milagres com data e hora marcada e convidam fiéis para presenciá-los. Sobre essas pregações, Mateus, capítulo 24, 24-26, diz: "Surgirão falsos cristos e falsos profetas, que farão prodígios para vos enganar. Vede, eu vos preveni" Se vos disserem: Ele está no deserto, não andeis até lá, ou: Ele está no esconderijo, não acrediteis". E a esses pregadores, Jesus afirma que no último dia dirá: "eu não os conheço" (Mateus 7,23).
Desconfie da religião do tipo: venha, que resolveremos seus problemas. Igreja que promete resolver todos os seus problemas em troca de sua adesão e de sua contribuição virou negócio. Por isso, ultimamente, abre-se e fecha-se igrejas como quem abre-se e fecha-se lojas, banco ou qualquer outro tipo de empreendimento.
Uma Igreja séria, não depende de barganhas tipo: "dê, que Deus te dá", ou, venha que "aqui tem milagres"! O intuito dessas pregações não é de levar a pessoa à Deus, mas levar à sua igreja porque o pregador depende de adeptos para sobreviver.  Só que o Reino dos Céus não trabalha na base de carnês e de canhotos de extrato bancário. O Reino dos Céus trabalha na base da Caridade, da Gratuidade e do Amor Oblativo. A marca registrada de uma Igreja deve ser sempre a Caridade e a Humildade.
A Igreja que fala em nome de Jesus tem de ser séria e honesta como Ele foi e É. Quando a proposta de Jesus se tornou difícil para os discípulos, Ele não pediu que eles ficassem. Perguntou quem queria ir embora (João 6, 67). Não fez qualquer coisa para ter multidão com ele. Realizou milagres, mas nunca prometeu em carros de sons e alto-falantes tardes e shows de milagres. Aliás, quando curava, pedia que tal feito não foi dito a ninguém. Insistia na discrição. E quando a multidão ia a Ele em busca de milagres, porque o consideravam milagreiro, disse: "essa geração é uma geração perversa. Busca um sinal (o mesmo que dizer, busca um milagre), mas nenhum sinal lhe será dado a não ser o sinal de Jonas.." (Lucas 11, 29-32). Com isso, Jesus que dizer que a opção pelo Reino de Deus deve independer de milagres.
Jesus era conta os que saem por aí catando adeptos e mentem para consegui-los. Conversão é outra coisa! O certo é que o uso do nome de Deus para conseguir um objetivo pode ser um gravíssimo pecado. Fazer propaganda de fé, de milagre com dia, lugar e hora marcada, além de ser uma afronta à fé do povo, é presunção do pregador (falta de humildade). A hora da Graça e do Milagre de Deus não está em nossas mãos, mas sobre os cuidados de Deus. Por isso, humildemente rezamos pelas dores, alegrias e necessidades do povo, e as entregamos ao Pai, que sabe "o dia certo, a hora certa, o lugar certo e a pessoa certa".
Não sabendo discernir, muitas pessoas caem no que Jesus predisse em Mateus 24, 24-25: que falsos ungidos e falsos pregadores fariam até milagre e maravilhas para enganar o povo, se possível, até os escolhidos por Deus. Prestem atenção - dizia Jesus: "estou avisando vocês com antecedência".
Diante de tantas pregações e promessas superficiais, o milagre a ser pedido é o dom do DISCERNIMENTO!
Por Padre Iran Gomes Brito - Diocese de Balsas - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!