sábado, 2 de junho de 2012

CERVEJA E REFRIGERANTE MAIS CAROS

CERVEJA E REFRIGERANTE MAIS CAROS
O aumento nos impostos das bebidas anunciado pelo governo elevarão os preços da cerveja ao consumidor em 5,24% em outubro, segundo cálculos dos fabricantes.
Já os refrigerantes poderão subir 9,77%.
O cálculo leva em conta não apenas o aumento do imposto federal, mas o impacto "sobre o cálculo do ICMS, sobre a margem dos varejistas e outras variáveis que compõem o preço dos produtos".
No caso de refrigerantes, o reajuste também reflete a redução de 40% dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus e o aumento de 100% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de produtos que levam em sua composição sucos naturais.
Na quinta-feira, o governo anunciou uma alteração no método de cálculo do IPI e do PIS/Cofins incidentes sobre cervejas e refrigerantes, resultando em um aumento da carga tributária da ordem de 27% para cervejas e de 10% para refrigerantes.
De acordo com os fabricantes, o aumento "é o maior da história do país".
Em nota, CerveBrasil, Abrabe e Sindicerv, entidades que representam os fabricantes de bebidas frias, repudiaram os reajustes.
"O aumentos significam um rompimento do circulo virtuoso que vinha permitindo o crescimento consistente dos investimentos, da arrecadação e do acesso de cada vez mais consumidores aos nossos produtos", diz a nota.
O setor planejava investir R$ 7,9 bilhões este ano, o que, segundo os cálculos da indústria, poderia gerar 300 mil novos empregos e incrementar a arrecadação em R$ 1,2 bilhão.
"O setor acredita que esta proposta de investimento em inovação, pesquisa e desenvolvimento, inclusão digital e capacitação profissional é muito mais vantajosa para o país. A indústria de cerveja e refrigerante está aberta ao diálogo com o governo para que seja possível chegar a um modelo que traga melhores resultados para a economia do país."

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!