quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

ACABOU O CARNAVAL DA CIDADE?

ACABOU O CARNAVAL DA CIDADE?
Nem tudo é um mar de rosas!
Por volta do ano 2000, surgiu e cresceu em Alto Parnaíba os chamados blocos de carnaval. Na época quem ficava de fora perdia a folia e só podia comtemplar ‘as centenas’ de foliões nos blocos passando pelas ruas e nas concentrações na Praça Cel. Adolpho Lustosa. A quadra de esportes era tomada pela alegria e diversão. Outro ponto que se destacava eram as disputas entre os blocos pelos prêmios de animação que surgiu nos anos seguintes. Cada um querendo animar mais que o outro.
Noite de 14/02 / Foto: Raildson Rocha
Os maiores blocos eram ‘Os Fastos’ (com cores mais claras, como o amarelo) considerado por muitos, o sonho de consumo daqueles ligados a esquerda e o da ‘Morte’ (Com cores mais escuras, como o vermelho), que segundo a visão de alguns era mais conservador. Não importava em qual bloco estivesse, a ordem era se divertir as quatros noites de folia. O maior destaque era a garra de cada componente do grupo na organização não só do bloco, como do carnaval em geral. Tão belo eram os abadás e as fantasias criativas de cada cidadão preparava e tinha gosto pela festa.
Noite de 16/02 / Foto: Raildson Rocha
Os anos foram se passando e as crianças, já cresciam com aquela vontade de participar dos blocos, muitos nem tiveram a chance de participar desse tempo áureo. Pois com o passar dos anos, e nem tudo é um mar de rosas, veio a nada sonhada decadência na organização do carnaval alto-parnaibano.
Noite de 16/02 / Foto: Raildson Rocha
Nos últimos anos, apareceram dezenas de grupos, cada um com seu bloco e nada de animação. Muito se deve à falta de gestão na organização da festa, que não ouve a voz do povo e traz cada vez mais bandas com ritmos nada agradáveis, segundo o próprio povo que apático deixa de frequentar o carnaval, que era o sonho de consumo da região inteira que vinha para a festa. Faz-se necessário, um planejamento junto com os blocos, para que se encontre uma forma de organização que o povo possa novamente participar dessa festa que é do povo.
Noite de 17/02 / Foto: Raildson Rocha
Nossos vizinhos filomenenses a quase 4 anos investem numa melhor organização do carnaval, prova disso foi a festa desse ano, que investiu em apenas dois blocos grandes e aumentou o sorteio de brindes, como uma moto na primeira noite e outra na última noite, além de outros brindes. Centenas de alto-parnaibanos entraram na folia e nos dois blocos na cidade vizinha, dando a entender que a falta de organização da festa em território maranhense é cada vez mais precária.
Por Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!