sexta-feira, 10 de junho de 2016

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS RECEBE MAIS DE MEIO MILHÃO DE REAIS EM INVESTIMENTOS

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS RECEBE MAIS DE MEIO MILHÃO DE REAIS EM INVESTIMENTOS
“Estamos no caminho certo...”
Agricultora, mãe de quatro filhos e dona de casa, a rotina de dona Sônia Vieira nunca foi fácil. Moradora do Assentamento Nova Descoberta em São Raimundo das Mangabeiras, ela tem a terra como seu instrumento de subsistência e trabalho.  Entre os alimentos produzidos com as próprias mãos, ela divide as atividades da casa com a presidência da Cooperativa Agroecológica pela Vida de São Raimundo das Mangabeiras (Coopevida) e com muito orgulho.
Assim como ela, mais de 80 famílias são associadas à cooperativa que buscam melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar da região. Depois da formação da Coopevida, dona Sônia conta que tudo mudou. “Antes da cooperativa os agricultores produziam muito pouco e mal dava para o sustento. Hoje produzimos bem, uma variedade grande de alimentos e o que é melhor ainda comercializamos nossos produtos”, disse ela sem esconder a satisfação.
A mudança se estende para a consciência do agricultor, que agora sabe que pode produzir muito mesmo em uma pequena área. Além de alimentos como feijão, arroz e milho, a Coopevida produz 11 tipos de polpas de frutas, que funcionam como o carro chefe da cooperativa.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, busca melhorar as condições de produção de organizações como essa, e está investindo R$ 500.000 na implantação da primeira agroindústria de polpas de frutas do município de São Raimundo das Mangabeiras beneficiando 150 famílias.
Para o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, é uma satisfação ver a agricultura familiar do estado dar passos rumo ao desenvolvimento. “Estamos no caminho certo. O governo Flávio Dino escolheu os eixos conhecimento e produção para melhorar a vida do agricultor familiar e é isso que temos feito. A implantação da agroindústria vai alavancar a comercialização dos produtos da Coopevida trazendo mais renda para os agricultores”, disse.
A Coopevida tem cooperados em seis municípios (São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Loreto, São Félix de Balsas, São Domingos do Azeitão e Benedito Leite) desses, quatro fornecem alimentos para o Programa Nacional Alimentação na Escola – PNAE. A cooperativa conta ainda com uma feira livre aos domingos, no município de Loreto e uma espécie de loja para comercialização dos produtos aberta de segunda a sábado em São Raimundo das Mangabeiras.
As ações do Governo do Estado estão em constante continuidade. Na última quarta-feira (8) em Açailândia, o governador Flávio Dino e o secretário Adelmo Soares, fizeram o lançamento da chamada pública da cadeia produtiva de avicultura para os municípios de Itinga e Açailândia. E ainda a entrega de seis quintais produtivos para Imperatriz, sete para a comunidade Pifeiros (mulheres extrativistas) em Amarante e 19 para a comunidade Centro do Abraao em Cidelândia, comunidade do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu.

Fonte: SAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!