terça-feira, 30 de outubro de 2012

II ENCONTRO DE FILOSOFIA DA UEMA TEVE COMO TEMA “O UNIVERSO ADOLESCENTE”


II ENCONTRO DE FILOSOFIA DA UEMA TEVE COMO TEMA “O UNIVERSO ADOLESCENTE”
Nos dias 07, 08 e 09 de Novembro de 2012, os alunos do Curso de Filosofia dos polos UEMANET (Núcleo de Tecnologias para a Educação) e UAB (Universidade Aberta do Brasil) de todo o Maranhão, estarão discutindo a filosofia no universo adolescente, na capital São Luís.
 O I Encontro Estadual de Filosofia que foi realizado em São Luís, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2011, abordou sobre “Filosofia no Universo Infantil”, com a presença de palestrantes conhecidos nacionalmente, como por exemplo: Os professores doutores Bernardo Sakamoto e Rosa Aguillar. Na oportunidade foram abordados temas como: O Emílio, de Jean-Jacques Rousseau; A República, de Platão; além de outros. Alunos e tutores de todo o Maranhão também marcaram presença no encontro.
Este ano a temática a ser abordada será a “filosofia no universo adolescente”, sendo este o segundo de uma sequência de três temas que a Universidade Estadual do Maranhão estará abordando com os alunos da educação a distância, objetivando assim, além de discussões acaloradas, uma maior interação entre o alunado desta modalidade de ensino. O terceiro tema será: "A filosofia no universo adulto", previsto para o ano de 2013. Até hoje, a UEMA foi à pioneira neste tipo de encontro.
A filosofia busca através do diálogo entre os alunos fomentar a sua curiosidade natural trabalhando ao mesmo tempo a sua capacidade de verbalizar aquilo que pensam, de cooperarem na resolução de problemas e desenvolverem o seu espírito crítico e criativo face ao mundo.
A discussão acerca do tema Filosofia para adolescente é uma importante forma dos alunos desenvolverem autoconfiança, de buscarem uma melhor relação com os jovens, de perderem o medo de falar em público e de se esforçarem por compreender e ser compreendidos pelos outros.
Sem dúvidas esse será um momento único para as pessoas que participarão deste encontro, pois entrarão num mundo de conhecimento maravilhoso e com certeza repassarão para seus alunos posteriormente.
O polo Rio Parnaíba, estará presente com os seguintes alunos: Altamir Gomes, Andreia da Silva, Pedro Batista Santana e Kilson Brito, além do tutor do curso Raildson Rocha.
Por Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!