segunda-feira, 15 de outubro de 2012

EQUIPE MISSIONÁRIA DE BALSAS - MA PARTICIPA DE ROMARIA EM PASSO FUNDO - RS



EQUIPE MISSIONÁRIA DE BALSAS - MA PARTICIPA DE ROMARIA EM PASSO FUNDO - RS
A equipe chegou a Passo Fundo - RS na noite de sábado, 13, e pela manhã de domingo, 14, realizou da sua primeira atividade: participar da 32ª Romaria Diocesana de Passo Fundo.
Todos os anos as igrejas irmãs de Balsas-MA e Passo Fundo-RS se visitam. Um ano uma equipe missionária de Passo Fundo vai a Balsas, outro ano a equipe de Balsas vai a Passo Fundo. Este ano a equipe da diocese de Balsas, que está no sul, é composta por: D. Enemésio Lazzaris, Pe. Nadir Zanchet, Josefa Andreza Alves (representante da Cáritas dioceseana), Maria José Silva Ferreira (coord. Do Conselho de Leigos), e por mim, Pe. Alexandro Veríssimo.
A 32ª romaria em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira da diocese, teve como tema: Com a mãe Maria, somos igreja em missão. Deu-se início ás 7h com missas celebradas tanto na catedral como no santuário de Aparecida. Após a missa da catedral a imagem da mãe Aparecida saiu em cortejo em direção ao seu santuário diocesano. A caminhada foi marcada por silêncio, cantos e orações. Ao chegar ao santuário houve a santa missa. Em seguida foi dado espaço para os romeiros almoçarem o tradicional churrasco e depois as pessoas organizaram-se em filas para receberem bênção do sacerdote, como é costume local. Às 15h houve a bênção do santíssimo e encerramento da romaria.
Estima-se um número de 200 mil fiéis que participaram do evento. Considero ter sido um momento forte para os fiéis de Passo Fundo que anualmente fazem esta romaria. Segundo informações, depois da romaria de Aparecida-SP, esta é a segunda em quantidade de pessoas.
Percebi que, mesmo distante territorialmente, a diocese de Passo fundo tem semelhanças com nossa diocese: cantos litúrgicos, povo fiel, crente e acolhedor e o sentimento de ser povo de Deus.
Acredito que além de ter sido um momento para reavivar e crescer a fé a romaria também faz parte de um religioso simbólico de comunhão eclesial. Trocando em miúdos, quero dizer que a romaria é um momento em que a diocese se encontra para celebrar junto e com isso ocorre a comunhão eclesial. Será que nossa diocese de Balsas também poderia criar um momento de comunhão eclesial semelhante a este?
A mãe Aparecida abençoe nossa irmandade em missão.
Escrito por: Pe. Alexandro Veríssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!