segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O QUE AS URNAS NOS DIZEM?


O QUE AS URNAS NOS DIZEM?
Se olharmos, de certa forma, o resultado desta eleição, podemos afirmar que o povo quer mudança no modo de governar. Mais se olhamos de outra forma podemos afirmar: que o povo quer o novo, quer o rico, quer o que ainda não foi, quer a mudança embora ele mesmo não queira participar desta mudança, quer a festa, em fim, ele que tudo e no momento ele não sabe mesmo o que quer. Digo isso não generalizando, mais muitos dos que votaram em um determinado candidato, dizia que votava em outro para tirar proveitos próprios.
Já outros, espalhavam a família pelos quatros candidatos para no final ter como se agasalhar, pois assim um dos seus tenha dado apoio ao vencedor. Não quero aqui dizer se o povo acertou ou errou elegendo o Itamar, isso só podemos afirmar  no final do seu mandato. Mais uma coisa é certa! Itamar Vieira é o novo Prefeito de Alto Parnaíba, não com maioria, mais sim com apenas 33,37% dos votantes ficando em quarto lugar. Um dos menos votado no estado do Maranhão, onde teve apoio de varias lideranças políticas locais, tais como 03 ex- Prefeitos e um deputado estadual, por sinal o único que por aqui apareceu nesta campanha.
O candidato à reeleição Ernani Soares, sem sobra de dúvida foi o mais rejeitado nas urnas, embora eu tenha trabalhado e votado nele, pois via no momento o melhor para a nossa cidade.
A menos votada nesta eleição foi à candidata Jacione que teve pouco mais de 850 votos, onde tinha o seu marido e ex- prefeito como apoiador e coordenador de sua campanha, e como vice-prefeito o atual vereador e ex- presidente da câmara.
O campeão mesmo de voto foi o Rubens (japonês) que mesmo já morando aqui a mais de 10 anos nunca tinha se envolvido com a política, bastou apenas mais de 90 dias para surpreende a todos nos com uma votação expressiva e quase vencendo o vitorioso Itamar Vieira.
Qual é o candidato ideal?
O que tem experiência administrativa?
O que faz mais favor?
O que mais trabalha?
O que menos surripia a prefeitura?
O que é novo?
O que ainda não foi?
O que tem mais liderança ao seu lado?
O que vai em sua casa?
O que é mais rico?
Enfim, ficam aqui todas estas indagações, especialmente para aqueles que vierem a pleitear a prefeitura no futuro, possam saber qual é mesmo o perfil do eleitorado alto-parnaibano. Pois só assim, os próximos prefeitos poderão disputar uma reeleição com chance de vitoria.
Escrito por: Smith César Ascenso

3 comentários:

  1. Sim... Isso e notório Biá! Mais a minha indagação mesmo e a respeito de quer o eleitor Alto Parnaibano anda atrás? Pois sem quere destrinchar mais e mais sobre a matéria em questão, como também sobre o numero de votos dos quatros candidatos, lanço a pergunta? O que o novo Prefeito poderá fazer durante seu mandato para conquistar mais a confiança do eleitorado Alto Parnaibano já que não sabemos o perfil deste eleitorado?

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Smith César você esqueceu de cometar um simples detalhe na sua matéria à Folha Mistura Total, li atentamente e percebi que faltou o relato do segundo colocado nas eleições majoritárias de Alto Parnaíba, dos 7677 eleitores, 1863 não compareceram por diversos motivos ou votaram branco ou nulo nas eleições deste ano. Verifica-se que a abstenção/brancos/nulos(+31%) perdeu a eleição por apenas 77 votos. No meu modo de pensar este é o fato mais preocupante no resultado deste pleito. O prefeito eleito, vai governar com uma minoria absoluta dos eleitores. Para democracia seria ao contrário, mas, o TSE determina que só tem 2º turno em cidades com mais de 200 mil eleitores.

    ResponderExcluir
  3. Só para constar:
    Em 2000, Dra. Raimunda foi eleita com apenas 30,58% dos votos válidos!
    Em 2004, Ranieri foi eleito com 35,72% dos votos válidos!
    Em 2008, Ernani obteve 39% do votos válidos!

    Isso reforça ainda mais a importância que cada eleitor tem no processo eleitoral, na escolha de seus representantes; mostra também que um voto faz muita diferença e que o candidato eleito não é nenhuma unanimidade.

    O recado das urnas, como bem enfatizou o amigo Smith, é o seguinte: o povo quer mudança! Nas últimas eleições (1992 - Adalton, 1996 - Zé Paraíba, 2000 - Dra. Raimunda, 2004 - Ranieri, 2008 - Ernani) Alto Parnaíba não reelegeu nenhum candidato a prefeito. E com o maior acesso à informação aí que os candidatos terão que mostrar trabalho. Ou o candidato eleito trabalha, atendendo os anseios da sociedade; ou será eleito outro candidato que esteja disposto a atender as demandas da população.

    Abraços
    Ricardo Dias

    ResponderExcluir



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!