sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CORREGEDOR ENCERRA INSPEÇÕES A COMARCAS NO SUL DO MARANHÃO



CORREGEDOR ENCERRA INSPEÇÕES A COMARCAS NO SUL DO MARANHÃO
Foi encerrada, nesta sexta-feira (26), a inspeção do corregedor-geral da Justiça do Maranhão, des. Cleones Carvalho Cunha, a seis comarcas do Sul do Maranhão. Durante três dias, ele passou pelas comarcas de Balsas, Riachão, Carolina, Estreito, Porto Franco e Montes Altos.
Em cada comarca, o corregedor visitou os fóruns, conhecendo as estruturas físicas das unidades nas quais ainda não tinha estado, como em Estreito, Porto Franco e Montes Altos; avaliou o andamento das obras que estão sendo feitas, como os reparos no fórum de Balsas e a construção do novo fórum de Riachão e Porto Franco; conversou com servidores das unidades judiciais e com os magistrados; e ainda inspecionou as Serventias Extrajudiciais (cartórios) das comarca.
“O que pude verificar foi uma prestação jurisdicional a contento em todas as comarcas. Apesar dos problemas, como em Balsas, que a Justiça está instalada em um prédio alugado, temporariamente, e em Riachão e Porto Franco, onde as instalações são muito ruins, podemos afirmar que a Justiça está fazendo um bom serviço”, declarou o corregedor Cleones Cunha.
Em Riachão e Porto Franco, a Justiça, que atualmente funciona em instalações precárias, terá nova estrutura, com as obras dos fóruns que estão em andamento nas duas comarcas. Já nas comarcas de Carolina, Estreito e Montes Altos, os fóruns são bem estruturados e amplos. “Os fóruns dessas três comarcas são muito bons. Realmente, os servidores e os magistrados estão bem instalados, o que contribui bastante para uma boa prestação jurisdicional”, analisou des. Cleones Cunha.
Em Balsas, o fórum também é amplo, mas passa por reformas desde que parte do telhado desabou, obrigando a Justiça local a ser transferida temporariamente para um prédio alugado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. A obra, cujo início foi determinado imediatamente pelo presidente do TJMA, des. Antônio Guerreiro Júnior, deverá ficar pronta em dois meses e incluirá um estacionamento interno e um depósito judicial.
Saldo positivo – Para o corregedor Cleones Cunha, a inspeção foi bastante positiva, pois foram encontrados fóruns bem estruturados, obras em pleno andamento, boa prestação jurisdicional e nenhuma unidade judicial vaga.
“O que encontrei foi um exemplo de como a Justiça maranhense está melhorando a sua prestação jurisdicional e como o TJMA está dando o suporte necessário aos juízes e magistrados. Os pleitos feitos durante esta inspeção serão levados ao presidente Guerreiro Júnior, que não tem medido esforços no atendimento dessas solicitações de magistrados e servidores”, destacou o des. Cleones Cunha.
O corregedor-geral da Justiça do Maranhão fez questão de destacar, também, a organização encontrada em Serventias Extrajudiciais, como as da comarca de Porto Franco. “As unidades estão em excelente condições, atendendo muito bem a população”, salientou.
FONTE: ASCOM/CGJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!