terça-feira, 22 de maio de 2012

146 ANOS DE HISTÓRIA DE ALTO PARNAÍBA - MA

146 ANOS DE HISTÓRIA DE ALTO PARNAÍBA - MA
19 de maio de 1866 é a data oficial da fundação de Alto Parnaíba, quando o fazendeiro Francisco Luiz de Freitas e sua mulher Micaela de Abreu Freitas, donos da Fazenda Barcelona, fizeram a doação de parte de suas terras à Igreja Católica para a instalação da Vila de Nossa Senhora das Victórias, sob a liderança de Cândido Lustosa de Britto.
Alto Parnaíba é uma das muitas cidades brasileiras que em razão do transporte, surgiram às margens de rios e lagos.
A cidade teve início oficialmente com a construção de casas, da primeira Igreja de Victória, hoje denominada Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, da cadeia, de estabelecimentos comerciais, do cemitério, dentre outras construções, por volta de 1871.
A economia de Alto Parnaíba se baseava praticamente no comércio e na pecuária até por volta da década de 1950. Os pecuaristas levavam o gado de nossa região, tangido por boiadeiros, para comercializá-lo em Pernambuco, Ceará, Piauí, Alagoas e até no Rio Grande do Norte, em longas caminhadas, e de lá traziam confecções, o sal, o café e outros produtos comerciais.
A cidade foi assim, por muito tempo à rota comercial deste País através das águas do Velho Monge, e do lombo de burros e de jumentos, por aqui passava dezenas de produtos para estados do Nordeste, do Goiás e outros estados brasileiros.
Depois de algumas denominações como: Vila de Nossa Senhora das Victórias, Vila de Nossa Senhora da Victória do Alto Parnaíba e Victória do Alto Parnaíba a cidade mudou o seu nome a partir do ano de 1939, para Alto Parnaíba, nome que permanece até hoje.
ESTATÍSTICAS DO SENSO 2010/2011
População 2011: 10.812
Área da unidade territorial (Km²): 11.132,142
Densidade demográfica (hab/Km²): 0,97
Bovinos 2010 - 35.339  cabeças / 2012 – 45.000
Arroz (em casca) - 2010 - Rendimento médio da produção  1.200  Quilogramas por Hectare
Feijão (em grão) - Rendimento médio da produção  125  Quilogramas por Hectare
Milho (em grão) - Rendimento médio da produção  7.500  Quilogramas por Hectare
Soja (em grão) - Rendimento médio da produção  3.000  Quilogramas por Hectare
Número de Agências  3  Agências (Banco da Amazônia, Bradesco e Banco Postal)
Total de Veículos:  688, hoje essa frota praticamente triplicou
A Universidade Aberta do Brasil a 3 anos nesta cidade, também faz parte dos 146 anos, a mesma tem uma parceria com a Universidade Estadual do Maranhão, com 3 cursos, sendo eles Administração Pública, Filosofia e Pedagogia, além de vários outros cursos de aperfeiçoamentos como por exemplo, Educação Ambiental e Mediação em EAD. Sendo mais de 300 alunos atendidos, e em dezembro terá vestibular UEMA novamente.
Alto Parnaíba tem problemas, assim como muitas outras, mais tem aqui um povo trabalhador que ama esta terra.
Venha e conheça a região que mais produz no estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!