sexta-feira, 4 de maio de 2012

AEROPORTO DE ARAGUAÍNA PERMANECE INTERDITADO APÓS VISTORIA TÉCNICA DA ANAC

AEROPORTO DE ARAGUAÍNA PERMANECE INTERDITADO APÓS VISTORIA TÉCNICA DA ANAC
A ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) encaminhou nessa quinta-feira, 03, o ofício 1008 comunicando ao prefeito Valuar Barros, o resultado sobre a vistoria técnica realizada no aeroporto de Araguaína no último dia 26 de Abril, onde o laudo oficial aponta que o mesmo ainda não atende aos requisitos necessários para o funcionamento, permanecendo interditado. A cópia do laudo com as informações foi obtida em primeira mão pelo radialista Big Boy, do programa a “Sorte é Sua” da Rádio Tocantins FM.
Conforme o laudo, a pista de pousos e decolagens se encontra em boas condições operacionais,  mas a faixa de pista  foi reprovada.  A vistoria constatou, que ao lado da pista,  existe a  presença de vegetação elevada, caixas de passagens acima do limite de conta nula e diversas irregularidades na superfície do terreno.  No mesmo local, a Agência ainda apontou algumas valas de drenagem totalmente obstruídas pela vegetação e assoreadas.
AS EXIGÊNCIAS
Segundo a ANAC, nos aeroportos e principalmente nos que operam sem instrumentos,  as laterais da pista de pouso e decolagens deve ter um espaço  livre e nivelado em todo o percurso de 75 metros de largura, para que no caso de uma aeronave sair acidentalmente da pista possa fazer as manobras com segurança.  As fotos contidas no relatório ainda mostra a situação de vulnerabilidade do aeroporto de Araguaína como marcas de pegadas de animais, pequenas poças de água,  e pontos vulneráveis na cerca operacional patrimonial,possibilitando a presença indevida de pessoas ou animais na pista.
AS ADEQUAÇÕES
O relatório ressalta que a pista de Taxi aéreo e o pátio de estacionamento foram aprovados na inspeção, atendendo aos requisitos mínimos de segurança, mas recomenda que seja realizado com urgência o conserto dos pontos vulneráveis da cerca (alambrado) e o sistema de drenagem. Na última vistoria foram analisados a pista de pouso e decolagem, faixa de pista de pouso e decolagem, sistema de drenagem da pista, pátio de aeronaves e as condições da cerca patrimonial.
O HISTÓRICO
A equipe do site Araguaína Notícias esteve hoje pela manhã no aeroporto de Araguaína e constatou que homens trabalham para fazer as adequações. A reportagem também entrou em contato com a prefeitura de Araguaína, mas ninguém comentou o resultado do laudo técnico da ANAC.  O aeroporto de Araguaína está fechado há mais de 6 meses, foram gastos mais de 11 milhões de reais na reforma, mas até o momento não atende aos requisitos de segurança da ANAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!