segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MÁRLON REIS FALA QUE “A SOCIEDADE DEVE COBRAR MAIS” EM ENTREVISTA AO JORNAL ZERO HORA

MÁRLON REIS FALA QUE “A SOCIEDADE DEVE COBRAR MAIS” EM ENTREVISTA AO JORNAL ZERO HORA
Márlon Reis, Presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais
Um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o juiz maranhense Márlon Reis defende que processos contra agentes públicos envolvidos em irregularidades deveriam ter prioridade de tramitação no Judiciário.
Zero Hora – Por que após a demissão de ministros as investigações perdem fôlego?
Márlon Reis – Muitos desses processos são investigados, mas caem no velho problema da morosidade do sistema judicial. As demandas correspondentes à malversação de recursos públicos e abuso de poder político deveriam ter prioridade no Judiciário. Sem uma orientação institucional nesse sentido, acabam na vala comum.
ZH – Falta pressão da opinião pública ou mais iniciativa dos órgãos de investigação?
Reis – É preciso criar mecanismos que deem respostas mais rápidas. É possível respeitar as garantias constitucionais, como o direito de defesa, sem demorar tanto. E a sociedade deve cobrar mais.
ZH – Nos Estados Unidos, o ex-governador que tentou vender a vaga do presidente Barack Obama no Senado foi condenado a 14 anos de prisão. Podemos ter esperança de ver um veredicto como esse no Brasil?
Reis – Há um espírito de condescendência em torno de crimes de colarinho branco no Brasil. A população, contudo, está diminuindo sua tolerância. O mandato político sempre foi visto no país como um bem particular. Quando isso deixar de ser uma regra, podemos esperar que haja soluções institucionais adequadas.
ZH – A legislação brasileira é tolerante com os malfeitos de autoridades?
Reis – Existe uma série de mecanismos que facilita a prática de delitos por autoridades. Um deles é o foro privilegiado, que inibe os tribunais de dar veredictos contundentes. Até no STF é comum a prescrição das ações envolvendo autoridades, por conta da demora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!