sábado, 11 de agosto de 2012

FILOMENENSES CELEBRAM FESTEJO DA PADROEIRA E COMEMORAM NOVA PRAÇA

FILOMENENSES CELEBRAM FESTEJO DA PADROEIRA E COMEMORAM NOVA PRAÇA
A cidade de Santa Filomena, localizada ao sudeste do Piauí, na divisa com a cidade de Alto Parnaíba, no Maranhão, está em pleno festejo de sua padroeira, cujo município tem o mesmo nome da Santa. O festejo teve inicio no dia 06 e se encerrará no dia 15 de agosto.
O município possui um alto potencial agropecuário sendo um dos maiores produtores de soja, arroz e algodão do cerrado piauiense. Santa Filomena é uma pequena cidade com mais de um século e meio de existência, é muito tranquila, juntamente com Alto Parnaíba, são as primeiras cidades banhadas pelo Rio Parnaíba, local de gente hospitaleira, ideal para quem queira descansar e curtir a natureza.
A cidade tem cerca de seis mil habitantes e foi fundada a mais de um século e meio, pelo tenente-coronel José Lustosa da Cunha, futuro Barão de Santa Filomena.
Nesta época do ano, muitos filhos e descendentes do lugar, além centenas de turistas visitam a cidade, para participarem do festejo em honra a sua padroeira. O festejo é tão tradicional que até as aulas param nesse período.
Este ano os filomenenses tem muito o que comemorar, pois além do festejo,  a Praça Barão de Paraim foi totalmente reconstruída e tem encantado a todos que por lá passaram até agora. Um exemplo disso é professor e blogueiro José Overbeck, que escreve emocionado sobre a praça: “Quem por lá chega, sente um frio, uma emoção. Sem dúvida, invade o coração de qualquer pessoa, principalmente para quem é filomenense da gema”.
 A Praça Barão do Paraim, onde se localiza a tradicional igreja matriz de Santa Filomena, foi totalmente reformulada, e mesmo com a obra, a praça não perdeu seu estilo barroco, que foi preservado. A igreja também foi reformada e está muito mais linda. A praça é um sonho antigo dos filomenenses, dos alto-parnaibanos e dos visitantes que amam esta cidade. Certamente os filhos desta terra podem e devem comemorar mais essa conquista.
Participe dos festejos de Santa Filomena, e conheça também, a praça mais famosa do momento.

Um comentário:



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!