quinta-feira, 2 de agosto de 2012

QUEIMADAS NO SUL DO MARANHÃO PROVOCAM PREJUÍZOS

QUEIMADAS NO SUL DO MARANHÃO PROVOCAM PREJUÍZOS
O período de queimadas em todo o Maranhão vem cada vez mais se agravando a situação mais crítica está na região sul do estado, que sofre com a estiagem. Mesmo com as brigadas de combates a incêndio florestais existentes em varias cidades do estado as áreas de preservação permanente continuam sofrendo com as queimadas.
Nesta época do ano, os focos de queimadas surgem com frequência, causam danos ao meio ambiente além de sérios prejuízos. Os impactos ambientais, acontecem geralmente quando a queimada, limpeza do solo para o plantio ou pastagem, é feita descontrolada e sem a licença emitida pelo Ibama.
O tempo seco e a velocidade do vento fazem as chamas se propagarem rapidamente e o fogo usado geralmente para renovar o pasto ou para preparar as roças invade a vegetação e ameaça o ecossistema das florestas.
Os incêndios florestais tem maiores chances de acontecer entre os meses de agosto e setembro, mais em julho no município de Alto Parnaíba, os incêndios foram colocados de forma exagerada, inclusive no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, no povoado Taboca, onde fica as famosas corredeiras, a destruição da mata avança quilômetros e quilômetros.
As queimadas, na maioria das vezes, acontecem durante o dia e com temperaturas elevadas além da baixa umidade relativa do ar, é comum a ocorrência de incêndios na mata às margens das rodovias, como é o caso da MA 006 na Região Sul do estado. A fumaça das queimadas vem reduzindo bastante a visibilidade o que poderá causar ainda mais acidentes, nesta estrada que já é considerada por muitos como rodovia da morte, pela grande quantidade de acidentes que nela acontece.
Fica a dica: QUEIMAR NÃO É LEGAL!
UMA CAMPANHA: FOLHA MISTURA TOTAL E AGÊNCIA BPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!