terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MARANHÃO POSSUI O 2º MAIOR REBANHO DE BOVINOS DO NORDESTE


MARANHÃO POSSUI O 2º MAIOR REBANHO DE BOVINOS DO NORDESTE
O Maranhão possui o segundo maior rebanho de bovinos do Nordeste e o terceiro maior rebanho de búfalos do Brasil, com cerca de 7,2 milhões de bovinos e bubalinos, caracterizado por uma pecuária de corte, sendo que 90% dos bovinos pertencem à raça nelore. O gado leiteiro maranhense, tendo como principal raça a Girolando, está situado, sobretudo, na Região Tocantina.
Apesar do Maranhão não registrar nenhum caso da doença há cerca de 10 anos, atualmente o estado só pode comercializar carne para outras regiões que possuem a mesma classificação sanitária que a sua, que é de zona de médio risco da doença, alcançada ainda no ano de 2004. Ou seja, não pode comercializar a carne para a maioria dos estados brasileiros que são situados na região Sul, Sudeste e Centro Oeste.
O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que com o gado livre da febre aftosa serão abertas para o Estado, fronteiras nacionais e internacionais para o agronegócio. "Os criadores poderão buscar preços competitivos para sua atividade pecuária e o Maranhão vai atrair novos investidores para o setor rural", avaliou ele.
Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!