quinta-feira, 4 de junho de 2015

BUEIROS SEM TAMPA E ESGOTO A CÉU ABERTO EM ALTO PARNAÍBA

BUEIROS SEM TAMPA E ESGOTO A CÉU ABERTO EM ALTO PARNAÍBA
 Ninguém dos órgãos governamentais se preocupa de fato com mais esse elefante branco de nossa cidade?
Todos nós conhecemos os benefícios incalculáveis que um sistema de canalização e tratamento do esgoto sanitário traz para uma cidade. Trata-se de uma obra de grande consideração, que merece aplausos, pois além de evitar uma série de doenças, a proliferação de insetos e roedores, limpa e organiza as vias públicas, despolui rios e lagos, com o tratamento dos dejetos que deixam de serem lançados no meio ambiente. Esse era o sonho dos alto-parnaibanos, era um sonho? Sim meus amigos, era, pois até agora a tão sonhada obra como dezenas de outras na cidade, só tem dado dor de cabeça e pesadelo, e mais recentemente mau cheiro também. Não é que não queremos tal obra, ao contrário, é que a não conclusão da mesma, causa mais desgaste que ansiedade.
Imagem: Allan Patryck Liverpool
 O gestor municipal, que é o responsável pelo município deveria ter no minimo compromisso com a saúde do povo e da cidade, priorizando estas ações para oferecer conforto, higiene e prevenir uma série de doenças na população. Tais iniciativas infelizmente não fazem parte de nossa cidade.
 Mau cheiro, risco de acidentes e proliferação de lixo e esgoto. Estes são alguns dos riscos que um bueiro sem tampa pode causar a quem passa pela rua. Esta realidade faz parte das ruas de Alto Parnaíba, que volta e meia tem um bueiro sem tampa, incomodando e oferecendo riscos, no lugar das tampas troncos de árvores e até pé de banana são colocados para evitar acidente.
Imagem: Allan Patryck Liverpool
 Na Rua Prefeito Antônio Rocha Filho, no São José, um bueiro que fica a um metro do Brejo Rapadura (o brejo corta a cidade), há mais de duas semanas espalha esgoto pela rua e consequentemente escorre para o brejo. O tal bueiro, nesta quarta-feira (03), ficou sem a tampa e um carro, nesta quinta-feira (03), ao passar pelo local quebrou algumas peças, segundo populares noticiaram pelas redes sociais. Além desta notícia, algumas fotos foram postadas cobrando melhorias.
 De acordo com os moradores, a situação se prolonga há vários anos além dos vários relatos de queda e até morte por conta de buracos. Na avenida Rio Parnaíba em frente ao Auto Posto Raphisa, um trecho com mais de 50 metros estão afundando, exatamente no local onde passa a rede de esgoto, alguns reparos foram feitos, mas de nada adiantaram, pois um a grota continua se formando.
Imagem: Allan Patryck Liverpool
O mais interessante de tudo isso, é que a população nada sabe sobre a obra, além dos prejuízos de todos os dias, ninguém fala sobre o andamento, ninguém dos órgãos governamentais se preocupa de fato com mais esse elefante branco de nossa cidade...
Seria interessante ainda, que o Ministério Público fosse acionado, para que os responsáveis por esse descaso fossem obrigados a concluir as obras, bem como reconstruir as vias públicas danificadas. As obras são de responsabilidade da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), ou pelo menos eram.

Por Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!