sexta-feira, 12 de junho de 2015

GOVERNO MUNICIPAL REJEITA AJUDA DO ESTADO

GOVERNO MUNICIPAL REJEITA AJUDA DO ESTADO
É no mínimo curioso, para não dizer trágico e até mesmo cômico!
O governo do maranhão desde os primeiros dias desse mandato, tem feito diversos esforços para organizar o estado nas mais diferentes áreas, que se encontravam carentes de investimentos, entre elas, a educação.
Imagem: Reprodução
Como ressalta o próprio governador Flávio Dino, “a escola dos sonhos, para crianças, jovens e adultos, tem sido tema de debates ao longo dos séculos... O nosso governo resolveu enfrentar o desafio de pôr fim às escolas de taipa, barro ou improvisadas em galpões, onde crianças não possuem as condições mínimas de aprendizado”.
Pensando nisso, o governo criou o programa ‘Escola Digna’, lançado já no primeiro dia de governo, com objetivo de substituir as escolas cujas estruturas simbolizam o atraso a que os serviços públicos foram relegados nas últimas décadas.
Outra medida bastante louvável foi a criação do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Estado (Peate/MA), que foi instituído pelo governador Flávio Dino, pela Lei 10.231 de 24 de abril de 2015, com o objetivo de propiciar acesso a meios de transporte e transferir recursos financeiros diretamente aos Municípios que realizem, nos seus respectivos territórios, o transporte escolar de alunos de ensino médio da rede pública estadual, em caráter complementar ao repasse do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, isso em todos os 217 municípios do estado. Ao todo são mais de R$ 20 milhões para o transporte escolar.
Os recursos se destinam a pagamentos de despesas com reforma, seguros, licenciamento, impostos e taxas, pneus, câmaras e serviços de mecânica em freio, suspensão, câmbio, motor, elétrica e funilaria, recuperação de assentos, combustível e lubrificantes do veículo.
Uma terceira medida, e não menos importante, é o programa ‘Mais Educação’, que tem meta prioritária em todos os municípios do Estado, garantidos pelo governador. O programa contribui para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, além de possibilitar que as escolas adquiram material esportivo para os estudantes.
Todas essas medidas, infelizmente não poderão ser desfrutadas pelas escolas e alunos de Alto Parnaíba, não por culpa do estado que se esforça para investir na cidade, como recentemente anunciou a reforma tão sonhada do Centro de Ensino Vitorino Freire, única escola estadual na cidade e que não ver reforma há mais de 15 anos. Mas por falta de iniciativa do governo municipal que deveria ter aderido todos esses programas e nem sequer mostra interesse pela educação tão castigada deste município.
Para o governo que se diz “Tudo Pelo Povo”, deixar de lado todos esses benefícios é no mínimo curioso, para não dizer trágico e até mesmo cômico. Com um governo que não se importa com a educação, tão necessária nos dias atuais, e, rejeita benefícios, é difícil não ficar cabisbaixo e lamentar uma representação assim.

Por Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!